Pp

Sistemas operacionais da Microsoft

  • Windows 1.x

    Windows 1.x
    Windows 1.0 foi uma interface gráfica de usuário entre o sistema operacional Microsoft DOS e o computador, é a primeiro versão da família Windows desenvolvido pela empresa norte-americana Microsoft.
  • Windows 2.0

    Windows 2.0
    O Windows 2.0 chegou ao mercado em dezembro de 1987 e, tanto como o seu predecessor quanto o seu sucessor, usava uma estrutura de computação em 16 bits. Ele apresentou melhorias na interface, como a possibilidade de sobrepor janelas de programas, atalhos de teclado e suporte a VGA.
  • Windows 3.0

    Windows 3.0
    Com o sucessor do Windows 2.0, que trouxe poucas alterações em relação ao primeiro, o 3.0 foi lançado em 1990 com melhorias de memória. Ele também se destacou pelo visual mais limpo, melhor organização de arquivos e apresentou ao mundo o Campo Minado, que viria a ser um destaque nos computadores pré-internet.
  • Windows 95

    Windows 95
    Considerado um dos sistemas operacionais mais importantes da história, o Windows 95 abriu uma nova era para a Microsoft. Ele foi programado em 32 bits e trouxe melhorias que incluíam o sistema plug and play, recursos de acessibilidade e o navegador Internet Explorer.
  • Windows 98

    Windows 98
    Disponibilizado em junho de 1998, ele era mais estável, tinha suporte a mais de um monitor e componentes USB, particionamento do HD, serviço Outlook de e-mail, modo de hibernação e mais. No mundo todo, ele foi o primeiro contato de muita gente com o PC, já que ainda estava em muitas máquinas mesmo após a virada do século.
  • Windows ME

    Windows ME
    Posteriormente, a sequência numérica foi substituída pelo ME, acrônimo para Millenium Edition, na versão do Windows lançada em 2000. O software introduziu algumas melhorias menores ao sistema operacional, e oferecia um boot mais rápido que os anteriores, mas ele não contava com retrocompatibilidade com os programas baseados no MS-DOS, que ainda eram fundamentais para os usuários.
  • Windows XP

    Windows XP
    O Windows XP foi lançado em outubro de 2001 e à época era bastante inovador, principalmente no quesito visual. Ele apostou em um menu Iniciar verde e barras azuis que se tornaram bastante populares entre os usuários.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    O Windows Vista teve um hiato bastante grande em relação ao anterior, se desconsiderarmos as atualizações e novas versões do XP. Ele foi lançado em novembro de 2006, apresentando uma nova estética de janelas transparentes e melhores recursos de segurança. Apesar disso, ele não foi tão bem recepcionado porque muitos usuários reclamavam que ele deixava o computador lento, o que fez muita gente continuar usando o XP por mais um bom tempo.
  • Windows 7

    Windows 7
    Lançado em julho de 2009, o Windows 7 foi recepcionado de maneira um pouco melhor na comparação com o Vista e melhorou tanto o esquema visual quanto o desempenho do sistema operacional. Ele também se destacou por apresentar recursos como suporte a telas touch screen e multi-touch, leitura de Blu-ray, Windows Defender, modo Windows XP e mais.
  • Windows 8

    Windows 8
    Apesar de também não ter sido muito popular, o Windows 8 trouxe mudanças que podem ser vistas até hoje no software da Microsoft. Ele foi lançado em outubro de 2012 e remodelou por completo a interface do sistema operacional, trazendo um novo sistema de widgets, janelas retangulares e a remoção do clássico menu iniciar, que foi bastante polêmica.
    Apesar disso, ele começou uma importante integração com os smartphones, que na época já estavam em alta.
  • Windows 10

    Windows 10
    O software mais recente da Microsoft foi lançado em julho de 2015. Ele trouxe de volta o menu Iniciar e tem como um dos principais diferenciais o foco multimídia, que pode ser visto na integração com o Xbox, notebooks e tablets. Outra grande novidade que ele apresentou foi a assistente virtual Cortana.
  • Windows 11

    Windows 11
    Para finalizar, o Windows 11 chegou de surpresa em um anúncio em junho de 2021. O sistema operacional seria mais uma enorme renovação da família Windows, incluindo novo visual, funcionalidades, uma abordagem mais amigável com o Linux (incluindo suporte a apps de Android) e muito mais.