2021 06 29 at 17.04.53

Linha do tempo dos S.O. e do MS-Office

  • 2021 BCE

    Windows 11

    Windows 11
    O Windows 11 trouxe várias mudanças ao seu visual, tornando-o mais moderno e com elementos transparentes, a nova Windows Store oferece aplicativos do Android e integração aprofundada com o Microsoft Teams para quem precisa dar conta de trabalho em equipe. Além disso, a Microsoft apresenta destaques inovadores para o público gamer, como o HDR automático, utilizado para realçar gráficos de jogos, e o DirectStorage, para realização de carregamentos mais rápidos via SSD.
  • 2018 BCE

    Office 2019

    Office 2019
    O Office 2019 é essencialmente um subconjunto de recursos que foram adicionados ao Office 365 nos últimos três anos e inclui atualizações para o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Projeto, Visio, Access e Publicador. O Office 2019 vem com “versões clássicas” do Word, Excel, PowerPoint e Outlook. Usuários do Windows também receberão o Publisher 2019, o Access 2019, o Project 2019 e o Visio 2019, informou a Microsoft; Usuários de Mac não receberão os últimos aplicativos.
  • 2015 BCE

    Office 2016

    Office 2016
    A versão Office 2016 é totalmente otimizada para dispositivos móveis e telas sensíveis ao toque. Assim, ele não oferece muitos recursos novos em relação ao Office 2013, exceto por uma integração mais restrita na nuvem. Como nas versões anteriores, o Office 2016 é disponibilizado em várias edições distintas voltadas para diferentes mercados. Todas as edições tradicionais do Microsoft Office 2016 contêm: Word, o Excel, o PowerPoint e o OneNote e são licenciadas para uso em um computador.
  • 2015 BCE

    Windows 10

    Windows 10
    O principal destaque do Windows 10 foi a reversão da interface para o tradicional paradigma desktop do Windows 7, com Barra de Tarefas e Menu Iniciar. Recursos do Windows 8 como os apps modernos e a loja de aplicativos persistem, mas de forma muito mais integrada à interface tradicional. O sistema chama a atenção pois está em constante evolução: a Microsoft lança semestralmente um pacote de atualizações que, além de corrigir bugs, adiciona novos recursos ou modifica os antigos.
  • 2013 BCE

    Windows 8.1

    Windows 8.1
    Trazendo mudanças sutis em relação ao seu antecessor, o Windows 8.1 veio em resposta às reclamações das pessoas por causa das alterações visuais que o SO sofreu. Por causa disso, a Microsoft decidiu retroceder e trazer de volta o botão do menu Iniciar. Além disso, as pessoas podiam escolher iniciar o computador diretamente a partir da Área de Trabalho, o que não era possível com o Windows 8. Não houve mudanças significativas em relação à estabilidade e à velocidade do sistema.
  • 2013 BCE

    Office 2013

    Office 2013
    A evolução do MS Office continua com o Office 2013 e o Office 365 e usa computação em nuvem, leva-o para o próximo nível, enquanto introduz o Touch.
  • 2012 BCE

    Windows 8

    Windows 8
    Lançado em 2012, o Windows 8 foi a tentativa mais radical da Microsoft de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi motivada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque. A mudança na aparência não agradou a todos, o que culminou no “fracasso” do sistema operacional. Apesar disso, o Windows 8 é ligeiramente mais rápido do que o seu antecessor e trouxe muitas novidades, como o suporte ao USB 3.0 e a Loja do Windows.
  • 2011 BCE

    Office 365

    Office 365
    Office 365 foi introduzido em meados de 2011 como um substituto para o pacote de negócios baseado em nuvem da Microsoft. Desde então, percorreu um longo caminho e assumiu as versões independentes do Office em faculdades e empresas. Inclui as versões da Web do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e um programa de email. Além disso, ele oferece armazenamento ilimitado no OneDrive para os assinantes.
  • 2010 BCE

    Office 2010

    Office 2010
    Microsoft Office 2010, os funcionários mantêm contato e trabalham efetivamente, não importando onde estejam. Eles poderiam usar os mesmos aplicativos de seus PCs, de um smartphone ou de um navegador da Web.
  • 2009 BCE

    Windows 7

    Windows 7
    Vencendo com facilidade a liderança de sistemas operacionais mais utilizados do mercado, o Windows 7 disputa o topo do ranking na preferência de usuários com o XP. Lançado em 2009, esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar. Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 . Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software.
  • 2007 BCE

    Windows Vista

    Windows Vista
    O Windows Vista recebeu duras críticas dos consumidores que tiveram a infelicidade de utilizá-lo. O sistema apresentava uma série de problemas e funcionalidades mal implementadas. Uma das principais reclamações foi referente ao UAC ou User Account Control ("Controle de Contas do Usuário"). Apesar de trazer um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem-chamativos, esses também foram recursos que desfavoreceram o SO por exigirem muito do hardware da máquina.
  • 2007 BCE

    Office 2007

    Office 2007
    O Office 2007 introduziu a interface de faixa de opções e o ajudou a produzir documentos com aparência profissional fornecendo um conjunto abrangente de ferramentas para criar e formatar seu documento na nova interface do Microsoft Office Fluent.
  • 2003 BCE

    Office 2003

    Office 2003
    Em caso de O MS Office, no entanto, a versão mais usada é a versão 2003 com muitos recursos de funcionalidade e segurança. Misturado com o Windows XP completamente e apresentou ícones e barras de ferramentas com a mesma aparência que o sistema operacional. Além da aparência, o rico recurso organizado ordenadamente em diferentes guias de menu fez com que os usuários escolhessem anos até serem forçados a atualizar para o Office 2007 e Office 2010.
  • 2001 BCE

    Windows XP

    Windows XP
    Alguns argumentam que esta seja a melhor versão do sistema operacional da Microsoft. Ela foi lançada em outubro de 2001 e foi a que mais durou no mercado, recebendo suporte até o mês de abril de 2014 . O SO ainda se mostra relativamente popular, estando presente em mais de 20% dos computadores de todos os adeptos do SO. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.
  • 2001 BCE

    Office XP

    Office XP
    Com o XP, a Microsoft forneceu quase todos os recursos a usuários que trabalham em modo restrito em redes corporativas. Observe o brilho no título da janela herdado dos elementos básicos do Windows XP que continuaram a governar por quase uma década.
  • 2000 BCE

    Windows ME

    Windows ME
    O Windows Millennium Edition foi a última versão do SO baseada no MS-DOS e considerada por muitos como a pior de todas. Ela foi lançada em 2000. O IE 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker fizeram a sua estreia no Millennium Edition. O recurso de auto completar também fez a sua primeira aparição nesse sistema operacional, mas isso não foi suficiente para salvá-lo das críticas por causa dos bugs e problemas de instalação que apresentava.
  • 1999 BCE

    Office 2000

    Office 2000
    Entre as muitas atualizações as versões anteriores eram elementos de usuário mais suaves e segurança aprimorada.
  • 1998 BCE

    Windows 98

    Windows 98
    Lançado em 1998, o Windows 98 foi construído sobre a versão anterior e trouxe uma série de novidades. Entre elas estão o IE 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play. Com exceção do IE, do Outlook e do WMP, todas as outras ferramentas já foram aposentadas ou substituídas. O Windows 98 introduziu o recurso de avançar e voltar na navegação, além da barra de endereço no Windows Explorer. O suporte ao padrão USB também foi bastante aprimorado.
  • 1996 BCE

    Office 97

    Office 97
    Introdução ao Assistente do Office! Interface do Excel 97: aviso Word & Excel ícones na barra de inicialização rápida do Windows.
  • 1995 BCE

    Windows 95

    Windows 95
    Como o nome sugere, esse SO da Microsoft foi lançado no ano de 1995 e trouxe, pela primeira vez, o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas. O Windows 95 também inaugurou o conceito de “plug and play”. Foi nesta versão que o Internet Explorer fez a sua estreia, mas chegou apenas em um pacote adicional lançado posteriormente. A arquitetura de 32 bits também começou a aparecer nesse SO, e o MS-DOS ainda era necessário para executar uma série de funções do sistema e acessar muitos de seus recursos.
  • 1995 BCE

    Office 7.5 ou Office 95

    Office 7.5 ou Office 95
    A convenção de nomenclatura foi alterada para corresponder aos números de versão de cada software de aplicativo no pacote do Office! Assim, foi o Word 95, Excel 95 e Apresentação 95. Podemos observar que cada versão do MS Office também trouxe outros softwares como o Publisher etc. IMPORTANTE: Esta versão não era compatível com versões anteriores e funcionaria apenas no Windows 95 e sistemas operacionais posteriores.
  • 1994 BCE

    Office 4.0

    Office 4.0
    Houve uma pequena atualização para o Excel entre o Office 3.0 e Office 4.0 e o mesmo foi continuado no Office 4.0. Em vez do Excel 4.0a, agora era o Excel 4.0. Versão do PowerPoint foi o mesmo - 3.0. A principal revisão foi o MS Word, que agora tinha uma interface muito rica com foco na formatação. Assim, o Office 4.0 era composto dos seguintes: Word 6.0, Excel 4.0 e PowerPoint 3.0.
  • 1992 BCE

    Windows 3.1

    Windows 3.1
    Apesar de os Windows 1 e 2 também terem versões derivadas com um “ponto”, foi o Windows 3.1 que precisou ser separado do 3 por causa de suas atualizações significativas. A principal delas foi a introdução da fonte TrueType, transformando o SO, pela primeira vez, em uma plataforma de publicação. O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” fez a sua estreia nesta versão.
  • 1992 BCE

    MS Office 3.0

    MS Office 3.0
    Contém - Word 2.0; Excel 4.0A e PowerPoint 4.0. Podemos observar que os números de versão não são consistentes; eles ficaram consistentes somente após o Office 95. IMPORTANTE: Para versões e subversões anteriores ao Office 92, os pacotes de distribuição eram dispositivos de armazenamento sequencial (fitas) ou um conjunto de disquetes (a instalação seria como: Insira o disco 2 para continuar etc).
  • 1991 BCE

    MS Office 1.5

    MS Office 1.5
    Excel aprimorado (com o Word 1.1 e PowerPoint 2.0)
  • 1990 BCE

    Windows 3.0

    Windows 3.0
    Lançado em 1990, esse foi o primeiro SO da Microsoft a exigir um disco rígido para ser instalado, despertou a atenção do mercado para o nome “Windows”. A grande inovação do Windows 3.0 diz respeito aos programas do MS-DOS que agora podiam ser executados em uma janela normal, dando bastante flexibilidade aos que não se adaptavam logo de cara com a interface gráfica do software. O suporte a 256 cores e o jogo “Paciência” foram outras novidades importantes dessa versão do SO.
  • 1990 BCE

    Office 1.0

    Office 1.0
    Uma combinação do Word 1.1, Excel 2.0 e PowerPoint 2.0 lançada em novembro de 1990.
  • 1987 BCE

    Windows 2.0

    Windows 2.0
    A Microsoft lançou o Windows 2.0 em dezembro de 1987. A grande inovação desse software era a possibilidade de as janelas sobreporem umas às outras. Foi incluída a possibilidade de minimizar e maximizar as janelas; e o conhecido Painel de Controle, que reunia as principais ferramentas do sistema, também fez a sua estreia no Windows 2. Outras duas ferramentas que apareceram debutaram nessa versão e permanecem até hoje, são elas o Word e o Excel — pertencentes ao Pacote Office.
  • 1985 BCE

    Windows 1.0

    Windows 1.0
    O Windows 1.0 foi o começo de tudo. A primeira versão do SO foi lançada em novembro de 1985 e foi a tentativa inicial da companhia em entregar uma interface gráfica em 16 bits. O Windows 1.0 foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema. Apesar disso, a Microsoft já havia colocado suporte ao mouse, incluindo também um jogo para “ensinar” as pessoas a utilizarem esse novo periférico.