Transferir

Evolução dos Sistemas Informáticos

  • Primeira geração

    Primeira geração
    Todo o trabalho era feito com válvulas e pelo fato de não haver S.O. as máquinas só continham instruções para execução de contas específicas e não havia uma linguagem de programação que aproximasse o programador do baixo nível do hardware, geralmente quem operava o computador.
  • Segunda geração

    Segunda geração
    Aqui surge o conceito de S.O., por causa da programação em Batch, que separa várias instruções em um único lote, no qual essa instrução é executada em uma ordem correta.
    Nessa geração, era muito usado os cartões perfurados e os transistor, com eles inseriam-se programas, e na ordem correta, o programador inseria os cartões no Computador que lia todos os cartões e executava o programa pretendido.
  • Terceira geração

    Terceira geração
    Não existia um sistema que suprisse todas as necessidades, pois, o desenvolvimento desses computadores era feito focado para comércio e para cálculos, separadamente.
    Para resolver este problema começou a ser criado Circuitos Integrados (vários transístores, entre vários outros componentes electrónicos que eram interligados), que favorecia vários cálculos ao mesmo tempo.
  • Unix

    Unix
    Unix é um sistema operativo portável, multi-tarefa e multi-utilizador originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, entre outros, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T.
    A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, uma companhia formada por empresas de informática.
  • Quarta geração

    Quarta geração
    Com o avanço da tecnologia, a diminuição do tamanho dos componentes e a baixa do preço, os computadores pessoais começam a ser cada vez mais buscados, porém nessa época, ainda não tinha um ambiente gráfico criado, o uso era apenas no terminal do computador.
  • Quinta geração

    Quinta geração
    Logo após a revolução da indústria dos computadores e do lançamento em larga escala, o software começou a ser o centro de todas atenções, e com isso, começou a evolução natural, no inicio, haviam poucos recursos gráficos, e poucos aplicativos que realmente ajudavam o usuário final, mas ao longo do tempo isso foi acabando e agora existe bastantes recursos gráficos e aplicativos.
  • MS-DOS

    MS-DOS
    MS-DOS é um sistema operacional comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono e criador original do projeto QDOS é a empresa Seattle Computer Systems, que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recém-lançado processador 8086 da Intel.
  • Criação do Windows

    Criação do Windows
    Os primeiros Windows são compatíveis apenas com partições formatadas em sistema de ficheiros FAT, nesse caso, o FAT 16 necessitando sempre ser instalado o MS-DOS 7.10, que era incluído nos disquetes de inicialização do Windows 95 e Windows 98, necessitando modificar alguns arquivos para permitir seu funcionamento.
  • Linux

    Linux
    Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operativos ou sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. O núcleo foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds. Normalmente, o Linux é encontrado em uma distribuição Linux, seja para um computador ou para um servidor.
  • Windows 95

    Windows 95
    Ocorreu uma grande mudança na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Enquanto Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue ativar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. O sistema multi-tarefa tornou-se mais eficaz.
  • Windows 98

    Windows 98
    Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus).
  • Windows XP

    Windows XP
    O Windows XP foi uma família de sistemas operacionais de 32 e 64 bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, portáteis, tablets e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitectura e núcleo.
  • Mac OS X

    Mac OS X
    A primeira versão do Mac OS X, foi um produto de transição, apresentando uma interface semelhante ao clássico Mac OS, embora não fosse compatível com software projectado para o sistema mais antigo. As versões para consumidores do Mac OS X incluíam mais compatibilidade com versões anteriores.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero.[7]
  • iOS

    iOS
    iOS é um sistema operacional móvel da Apple Inc. Desenvolvido originalmente para o iPhone, iPod Touch e o iPad até a introdução do iPadOS em 2019, um sistema derivado do iOS. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. As versões principais do iOS são lançadas anualmente.
  • Android

    Android
    Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, desenvolvido por um grupo de programadores conhecidos como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google. O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objectos virtuais, assim como um teclado virtual
  • Windows 7

    Windows 7
    Windows 7 foi uma actualização mais modesta e focalizada para ser mais eficiente, limpo e mais prático de usar, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível.
  • Android 2.0 – Eclair

    Android 2.0 – Eclair
    O Eclair chegou com muitas novidades. Uma delas é o essencial e indispensável Google Maps. O fato de ser gratuito e cheio de recursos (visão 3D, orientação por voz, informações de trânsito, etc.) desbancava uma gama de GPSs pagos.
  • Android 3.0 – Honeycomb

    Android 3.0 – Honeycomb
    Diferente dos outros, o Honeycomb foi desenvolvido para tablets (e pode ter sido um passo não muito seguro do Google). O primeiro tablet com este sistema operacional foi produzido pela Motorola (mais tarde ele se tornou o Xoom).
  • Android 4.0 – Ice Cream Sandwich

    Android 4.0 – Ice Cream Sandwich
    Esta versão foi lançada em um Samsung Galaxy Nexus. Como era de se esperar, o Ice Cream Sandwich trouxe muitas novidades do Honeycomb para o smartphone. Além do azul e dos botões virtuais, também estavam presentes recursos como reconhecimento facial para desbloqueio de tela, design refinado e novidades nos aplicativos.
  • Windows 8

    Windows 8
    Um dos pontos interessantes desta versão do Windows, é o novo menu Iniciar com o estilo Metro. Ao mover o ponteiro do mouse no canto inferior esquerdo, você pode tanto visualizar os seus arquivos e programas da maneira clássica, como os aplicativos da Windows Store, além da busca mantida do Windows 7. Dentro das melhorias do Windows 8, também é notável que a Microsoft melhorou na velocidade de início e das tarefas básicas como abrir e usar programas.
  • OS X

    OS X
    Em 2012, com o lançamento do OS X 10.8 Mountain Lion, o nome do sistema operativo foi reduzido de Mac OS X para OS X. Naquele ano, a Apple removeu o chefe do desenvolvimento do OS X, Scott Forstall, e o design foi alterado para uma direção mais mínima.
  • Android 5.0 – Lollipop

    Android 5.0 – Lollipop
    A versão Lollipop trouxe o conceito de “Material Design”, que renovou a aparência de aplicativos como Gmail, Google Maps, YouTube, Calendar e outros. A função multitarefa também sofreu modificações e passou a permitir o acesso direto à parte do aplicativo em que você está interessado.
  • Windows 10

    Windows 10
    O Windows 10 traz diversos novos recursos e inovações que superam, em quantidade, as apresentadas no Windows Vista. Diversos recursos e funcionalidades foram substituídas/remodeladas ou, simplesmente, apagando-as, tornando o sistema mais limpo e fluido. Funcionalidades comuns, como calculadora por exemplo, foram substituídas pelos Aplicativos Universais.
  • Android 6.0 – Marshmallow

    Android 6.0 – Marshmallow
    O Marshmallow foi lançado ao lado do Nexus 5X e do Nexus 6P. Apesar de não ser uma versão revolucionária, ela foi um “amadurecimento” do sistema operacional. De modo geral, o Android ficou muito mais parecido com o iOS.
  • macOS

    macOS
    A partir de 2016, com o lançamento do macOS 10.12 Sierra, o nome foi alterado de OS X para macOS para simplificar com a marca de outros sistemas operacionais primários da Apple: iOS, watchOS, tvOS e o macOS 10.12. As principais características do Sierra foram a introdução do Siri no macOS
  • Android 7.0 – Nougat

    Android 7.0 – Nougat
    A versão Nougat trouxe significativas modificações. A primeira delas foi a possibilidade de dividir a tela em mais de uma tarefa. Uma outra foi o fato de poder responder as notificações sem precisar entrar no aplicativo, apenas pela própria barra de notificações.
  • Android 8.0 – Oreo

    Android 8.0 – Oreo
    A primeira grande novidade nesta versão é o Google Assistant, que substitui o Google Now.
    As notificações também ficaram melhores: mais compactas e mais fáceis de gerir na tela de bloqueio e acabando com o estilo “blob”, dando lugar a emojis mais realistas.
  • Android 9.0 – Pie

    Android 9.0 – Pie
    Essa versão Pie está cheia de Inteligência Artificial, que é voltada principalmente para a melhoria da experiência do usuário. Tudo ficou mais simples com um toque (ou com um “Ok, Google”). Até o botão de voltar está desaparecendo nesta versão, já que não fica presente.
  • Android 10

    Android 10
    O Android 10 preza pela substituição pelo “uso de gestos”. Com a relação às notificações, elas também podem ser evitadas com o “Focus mode” (perfeito para quando você estiver estudando, não é mesmo?).
    O modo escuro também pode ser habilitado para todo o sistema e agora a função Live Caption (de exibição automática de legendas) é nativa do sistema. Outros recursos que surpreendem são a realidade aumentada na pesquisa e a privacidade (que ficou mais eficiente e mais simples).