Linha do tempo- Roma

  • 264 BCE

    Primeira Guerra Púnica

    Primeira Guerra Púnica
    A Primeira Guerra Púnica teve início, pois Roma estava receosa de que Cartago pudesse avançar pelo território da Sicilia, sendo assim se aproveitou da disputa entre habitantes cartagineses e italiotas, depois de 23 anos de guerra Roma venceu a batalha e como consequência, ganhou um pesado tributo e ficou com as ilhas da Sicilia, da Córsega e da Sardenha
  • 218 BCE

    Segunda Guerra Púnica

    Segunda Guerra Púnica
    A segunda guerra púnica começou quando Cartago, que estava explorando as minas de prata espanholas, ignora a delegação mandada por Roma com o objetivo de delimitar as áreas de influencia dos dois oponentes. Sendo assim Cartago partiu com um exercito de 60 mil homens, derrotando de surpresa os romanos após atravessar os Alpes. Porém Cartago não tinha força suficiente para entrar em Roma, e o país havia armado uma estratégia para evitar grandes batalhas e acabou vencendo a guerra em 201 a.C.
  • 149 BCE

    Terceira Guerra Púnica

    Terceira Guerra Púnica
    Depois de ter vencido a segunda guerra púnica, Roma impôs no acordo de paz que Cartago só podia entrar em guerra com autorização do Senado. A terceira guerra começou com uma estratégia de Roma: os romanos estimularam a invasão da Numidia no território do Cartago, que conforme o planejado atacaram sem a aprovação do Senado, dando então o pretexto para Roma atacar. Roma ganho o final da guerra escravizando os cartagineses e ganhando domínio do Mediterrâneo Ocidental.
  • 60 BCE

    Primeiro Triunvirato

    Primeiro Triunvirato
    O primeiro triunvirato foi um governo composto por uma junta militar, que era os generais o J. César, Crasso e Pompeo, que estabeleceram uma nova forma administrativa de gestão política partilhada. Em 53 a. C. Crasso foi morto em batalha, o que desestabilizou o governo e desencadeou uma disputa entre Pompeo e Júlio César.
  • 46 BCE

    Ditador Vitalício

    Ditador Vitalício
    Após a morte de Crasso, Pompeu e Julio César passaram a brigar pelo poder e a vitória foi de Cesar. Este se proclama ditador vitálicio,representando grande centralização do poder, o que é contra os valores republicanos de Roma. Dessa forma, para defendê-los Brutos assassina César.
  • 44 BCE

    Segundo Triunvirato

    Segundo Triunvirato
    Após a morte de Julio César seus partidários criaram um Segundo Triunvirato, dessa forma o governo romano conseguiu prosperar por determinado período. Entretanto, a aliança entre os governantes foi quebrada, resultando na divisão do Império Romano entre o Oriente e o Ocidente
  • 32 BCE

    A ocupação do Egito

    A ocupação do Egito
    Depois que o Império foi dividido entre Marco e Otávio, o último estabeleceu uma união com Cleópatra, que comandava o Egito. Após diversos conflitos com a Roma de Otávio este sai vitorioso e Marco e Cleópatra acabam se suicidando
  • 1 BCE

    Alto Império

    Alto Império
    O Alto império marcou o apogeu de Roma através da conquista territorial e de uma sociedade escravista, que também contava com um forte e poderoso exército, dividido em vários grupos, e tropas organizadas em várias províncias.
  • 64

    Grande incêndio de Roma

    Grande incêndio de Roma
    Entre 18 e 19 de Julho de 64 d.C, ocorreu um incêndio em Roma, que destruiu grande parte da cidade, apesar de a causa não ter sido identificada há hipóteses de que o Imperador da época foi o culpado , pretendendo reconstruir a cidade ao seu gosto.
  • 313

    Édito de Milão

    Édito de Milão
    O Edito de Milão colocou fim as perseguições religiosas contra os cristãos, possibilitando a liberdade de culto.