08080428728017

Linha do tempo do sistema operacional Windows

  • Windows 1.0

    Windows 1.0
    Lançado em 20 de novembro de 1985, o Windows 1.0 foi o começo de tudo. O software era uma interface gráfica (e não um sistema operacional) que rodava sobre o MS-DOS, e não tinha um “desktop” como conhecemos hoje: o principal elemento da interface era um gerenciador de arquivos. Vinha com apps como o Paint, calculadora, agenda, editor de texto (o Write) um jogo simples, o Reversi. Era possível ver vários aplicativos na tela ao mesmo tempo, algo revolucionário na época.
  • Windows 2.0

    Windows 2.0
    Esta foi a primeira versão do Windows onde a janela de um aplicativo podia ser sobreposta às outras e também foi nela que termos relacionados ao gerenciamento de janelas como “Minimizar” e “Maximizar” fizeram sua estréia, e que muitos comandos ganharam atalhos de teclado, já que uma das críticas ao Windows 1.0 era que ele dependia demais do mouse.
  • Windows 3.X

    Windows 3.X
    O Windows 3.0 foi a primeira versão do sistema a ser um sucesso de crítica e público, com elogios à sua capacidade de multitarefa e facilidade de uso. Com inovações como o Gerenciador de Programas (responsável pelo desktop) e File Explorer (gerenciador de arquivos), ele estabeleceu o visual padrão do Windows pelos próximos cinco anos.
  • Windows 95

    Windows 95
    Foi nele que o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas fizeram sua estréia, conceitos tão diferentes na época que toda uma indústria de livros e cursos surgiu para “treinar” os usuários no novo sistema. O Windows 95 prometia facilitar o upgrade do computador graças à tecnologia Plug & Play: bastava plugar uma placa de expansão (como placa de vídeo, som, modem, etc) e instalar um driver para começar a usá-la, sem ter que se preocupar em configurar IRQs e endereços de memória manualmente.
  • Windows 98

    Windows 98
    O foco principal do Windows 98 era a Internet. O Internet Explorer se tornou um componente do sistema operacional e até mesmo o bom e velho desktop foi “conectado”: um recurso chamado Active Desktop permitia mostrar sobre o papel de parede informações e widgets vindas de sites da web, atualizadas sempre que o computador fosse conectado à internet.
  • Windows ME

    Windows ME
    O Windows Millenium Edition ficou apenas um ano no mercado. Foi a última versão do Windows que ainda rodava sobre o MS-DOS, e tinha como principal atrativo um melhor suporte à criação e consumo de conteúdo, com utilitários com o Windows Movie Maker, Windows DVD Player e Windows Media Player integrados ao sistema. Ganhou má fama por problemas com desempenho e estabilidade. Em junho de 2000, foi nomeado como o “pior sistema operacional de todos os tempos” em um ranking da revista PC World.
  • Windows XP

    Windows XP
    Alguns argumentam que esta seja a melhor versão do sistema operacional da Microsoft. Ela foi lançada em outubro de 2001 e foi a que mais durou no mercado, recebendo suporte até o mês de abril de 2014 — 13 anos após a sua estreia no segmento. O SO ainda se mostra relativamente popular, estando presente em mais de 20% dos computadores de todos os adeptos do SO. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    o Windows Vista recebeu duras críticas dos consumidores que tiveram a infelicidade de utilizá-lo. O sistema apresentava uma série de problemas e funcionalidades mal implementadas. O Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem-chamativos, como gadgets na Área de Trabalho. No entanto, esses também foram recursos que desfavoreceram o SO por exigirem muito do hardware da máquina, limitando a sua atuação em computadores mais potentes.
  • Windows 7

    Windows 7
    Esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar.Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina. Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software.
  • Windows 8.X

    Windows 8.X
    o Windows 8 foi a tentativa mais radical da Microsoft de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi motivada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque, eliminando o menu Iniciar e dando lugar a uma tela totalmente nova que se baseia no uso de tiles.A mudança na aparência não agradou a todos, mas apesar disso, o Windows 8 é ligeiramente mais rápido do que o seu antecessor e trouxe muitas novidades, como o suporte ao USB 3.0 e a Loja do Windows
  • Windows 10

    Windows 10
    o Windows 10 apresenta um design revisitado e que busca acabar com as pesadas críticas que acompanharam o ciclo do Windows 8 e 8.1 e sua interface desenvolvida para telas sensíveis ao toque. Com abordagem mais convencional, o Windows 10 funciona bem em telas touch e em desktops. Ao clicar em um botão localizado na barra de tarefas, um desktop novo com programas e pastas independentes poderá ser criado para oferecer mais organização ao computador
  • Windows 11

    Windows 11
    Windows 11 é a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft para computadores. Com um visual mais limpo e minimalista, incluindo ícones remodelados, janelas translúcidas, nova iconografia e um Menu Iniciar centralizado, o software traz também avanços em produtividade, com destaque para os novos layout snaps – um modo especial para gerenciar janelas –, integração com Microsoft Teams e suporte aprimorado a desktops virtuais