Linha do Tempo do HD

  • IBM 305 RAMAC Disk System

    IBM 305 RAMAC Disk System
    Primeiro HD com a CAPACIDADE de 5 MB , a máquina tinha o tamanho de uma geladeira e pesava mais ou menos 1 tonelada. CURIOSIDADE: A empresa IMB vendeu cerca de Mil unidades deste sistema de disco.
  • IBM 1301 Disk Storage Unit

    IBM 1301 Disk Storage Unit
    Sucessora do RAMAC, usava uma cabeça de leitura e gravação diferente para cada disco, eliminando a necessidade de retrair e reposicionar a cabeça sempre que era necessário acessar dados em outro disco.
    Com CAPACIDADE de 28 MB, foi o primeiro “HD” a usar cabeças aerodinamicamente projetadas.
  • IBM 1311 Disk Storage Drive

    IBM 1311 Disk Storage Drive
    CAPACIDADE de 2.6 MB esse modelo foi o primeiro com conjuntos de discos removiveis. CURIOSIDADE: O modelo 1311 foi tão bem-sucedido que foi redesenhado várias vezes, e ficou no mercado até 1975.
  • IBM 3340 Direct Access Storage Facility

    IBM 3340 Direct Access Storage Facility
    Introduziu várias inovações no design de discos rígidos que estão em uso até hoje, incluindo cabeças de leitura e gravação leves e discos lubrificados instalados em um compartimento a vácuo. CURIOSIDADE: Ele foi tão bem-sucedido que em vários países, inclusive o Brasil se tornou durante muitos anos um sinônimo para disco rígido.
  • IBM 3380 Direct Access Storage Device

    IBM 3380 Direct Access Storage Device
    Primeiro HD a "romper a barreira do gigabyte" tinha CAPACIDADE de 2.52 GB e com VELOCIDADE de processamento incrível.
  • Seagate ST-506

    Seagate ST-506
    Com CAPACIDADE de 5 MB e o disco tinha que ser conectado a uma placa control, eliminando a necessidade de ficar trocando disquetes para rodar o sistema operacional, aplicativos e acessar seus arquivos salvos. CURIOSIDADE: Enquanto a IBM continuava a desenvolver sistemas de armazenamento do tamanho de geladeiras para seus computadores, a Seagate surgiu para reduzir o tamanho dos dispositivos e fazê-los caber dentro de computadores pessoais.
  • Toshiba Tanba-1 2.5”

    Toshiba Tanba-1 2.5”
    Primeiros HDs para PCs portáteis com CAPACIDADE de 20 MB. CURIOSIDADE: Os primeiros PCs portáteis se pareciam mais com bagagem de mão do que com computadores, e a introdução de um HD de 2.5” em 1988 pela PrairieTek foi um marco no caminho para as máquinas esbeltas e “sexy” que temos hoje.
  • Toshiba Tanba-1

    Toshiba Tanba-1
    Com CAPACIDADE de 63 MB, formato de 2.5" o popular "HD de notebook". CURIOSIDADES: Presente nos comum nos notebooks modernos, embora os modelos mais sofisticados e Ultrabooks estejam começando a substituí-los por unidades de estado sólido, ou SSD.
  • IBM Microdrive

    IBM Microdrive
    Com CAPACIDADE de 170 MB com apenas 2,5 CM de diâmetro. CURIOSIDADE: A IBM adquiriu a divisão de discos rígidos da IBM em 2002 e outros fabricantes, incluindo a Seagate, começaram a construir drives usando as mesmas dimensões e interface. Em 2006 a capacidade chegou a 8 GB por disco, mas a tecnologia logo foi superada pela memória flash. Um dos usuários mais famosos do Microdrive foi a Apple, que utilizava modelos com capacidade de 4 ou 6 GB no iPod Mini.
  • Seagate Barracuda Serial ATA V

    Seagate Barracuda Serial ATA V
    Com CAPACIDADE de 120 GB , impressionante para a época, primeiro HD baseado na nova interface Serial ATA (SATA) CURIOSIDADE: A interface Serial ATA (SATA) prometia maior simplicidade na instalação e desempenho no acesso aos dados que a interface Parallel ATA (PATA ou “interface IDE” no jargão de alguns) usada anteriormente.
  • Western Digital Raptor

    Western Digital Raptor
    A Western Digital originalmente desenvolveu o Raptor em 2003 para uso em servidores corporativos, mas os gamers rapidamente adotaram o disco, que usa pratos que giram a 10 mil rotações por minuto em vez das 7.200 ou até mesmo 5.400 dos discos mais populares. Com isso o acesso aos dados é mais rápido, e o Raptor (atualmente conhecido como Velociraptor) ainda é um dos discos eletromecânicos mais rápidos no mercado.
  • Toshiba MK2001MTN

    Toshiba MK2001MTN
    O MK2001MTN entrou para o livro dos recordes em 2005 como o “menor HD do mundo”, com capacidade de 2 GB e discos de 0.85 polegadas, ou pouco mais de 2 cm, de diâmetro. CURIOSIDADE: O produto só chegou ao mercado em 2006, e quando a Toshiba conseguiu produzi-lo em grande volume a capacidade já havia dobrado para 4 GB. O disco chegou a ser usado em smartphones, câmeras e media players.
  • SSDs

    SSDs
    Estes dispositivos são mais caros comparados ao HD mas e certo que são velozes e de alto desempenho, algumas qualidades: • Arranque e encerramento: permitem que o computador inicie ou desligue em segundos, em vez de um ou dois minutos.
    • Desempenho: há mais velocidade na transferência de dados e em processamento de software.
    • Design: são mais compactos, o que permite um portátil mais fino e mais leve.
    • Hardware: São mais silenciosos e aquecem menos.
  • HDs da Atualidade

    HDs da Atualidade
    HDs da Atualidade trazem CAPACIDADE que ultrapassam GB , com VELOCIDADE e DESEMPENHO incríveis com diversos preços e modelos.