Aula sexta Programação

  • Jan 1, 1001

    Onde tudo começou! 5500 a.C

    Onde tudo começou! 5500 a.C
    Primeiro registro do que aparentava ser uma maquina de fazer contas foi o Ábaco, que foi criado pelo povo que constituia a Mesopotâmia em 5500 a.C
  • Régua de Cálculo

    Régua de Cálculo
    O Ábaco foi utilizado e aperfeiçoado por muitotempo, mas intelectuais da época do renascimento precisavam descobrir maneiras de calcular mais eficientes. Foi criada então a régua de cálculo em 1622 e foi utilizada por meados de 1638 baseando-se na tábua de logaritmos que foi criada no ano de 1614
  • Máquina de Pascal

    Máquina de Pascal
    O matemático Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da história. A máquina de Pascal era capaz de somar e subtrair números somente rodando algumas rodas que haviam na máquina. A idéia era fazer as quatro operações básicas, mas infelizmente isso ainda não foi possivel, o que fez com que a idéia não fosse bem acolhida. Em 1672 Gottfried Leibnitz conseguiu o que Pascal não alcançou e fez uma calculadora que além das quatro operações, fazia raiz quadrada.
  • Máquina de tear programável

    O costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu o primeiro sistema que atendia a "programação" o feito foi chamado de Tear Programável, com o objetivo de programar o desenho que o tear faria nos tecidos e a partir desse desenho o tear costurava no tecido o que tinha sido programado.
  • Máquina de diferenças!

    Com a evolução dos comandos da programação no Tear de Jacquard, no ano de 1822 Charles Babbage fez uma máquina que era capáz de fazer calculos de diversas naturezas, tais como trigonometria ou logaritmos de forma simples.. Usando a base do Tear, ele lançou em 1837 a Máquina Analítica,, que aproveitava todos os conceitos do tear que conseguia chegar a precisão de 50 casas decimais. Infelizmente na época a idéia não pode ser sucedida por falta de tecnologias para a execução do projeto.
  • Teclado

    Teclado
    A origem do teclado de hoje veio da invenção da maquina de escrever criada por Christopher Latham em setembro de 1897.Em 1880 foi criado o teclado QWERTY que usamos hoje em dia.
  • Máquina de Hollerith

    Máquina de Hollerith
    Os cartões desenvolvidos no tear programável foram muito úteis para muitas máquinas e idéias, más essa servia não para fazer cálculos e sim para fazer colétas de informações onde as respostas eram marcadas com x entre sim e não formando uma máquina e com isso uma empresa, a Tabulation Machine Company, no ano de 1896. Após a fusão com outras empresas e o falecimento de Hoolerith, a empresa ganhou outro nome, Internacional Business Machine, mundialmente conhecida como IBM.
  • Computadores?

    Na primeira metade do século XX, Vannevar Bush implementou o primeiro computador que continha uma arquitetura binária, com a utilização de bits 0 e 1. A base decimal exigia que a eletrecidade assumisse 10 voltagens diferentes, o que na época era muito difícil ser controlado. Por isso Bush fez uso da lógica de Boole onde somente o sim e não ( 0 e 1 ) eram os suficientes.
  • Segunda Guerra

    Com a evolução das tecnologias e sendo cada vez mais possivel a criação de máquinas que eram somente sonho a alguns anos, a segunda guerra fez com que a tecnologia se tornasse um ponto que não podia ser deixado de lado, seja para a criação de maquinas para a resposta mais rápida a idéias e cálculos como também agora para a desencriptação de mensagens inimigas e na criação de armas mais desenvolvidas. Nesse período foi criado o computador chamado de Mark 1, no ano de 1944.
  • Colossus!

    A criação de computadores voltados para a guerra, transformaram o mundo em uma grande pista de corrida que corria para ver quem conseguia a melhor tecnologia durante a guerra. Foi aí que surgiu o Colossus (Colossi), um computador projetado por Bletchley Park para criptoanálise de códigos ultra-secretos dos nazistas, eram capazes de marcar em fitas de papel cerca de 25 mil caracteres por segundo.
  • Começo da computação moderna

    Foi aqui que os componentes foram começando a mudar para partes eletrônicas ao invez de ser todas mecânicas.
    Gerando a primeira geração dos computadores que foi de 1946 à 1959.
  • Criação do ENIAC

    Em 1946 a criação do ENIAC mudou o conceito de computação e era em torno de mil vezes mais rapida do que qualquer máquina que existia, por possuir componentes eletrônicos. Se tratava de um computador realmente muito pesado e grande, com cerca de 25 metros e com o peso total de 30 toneladas. Se asemelha a um prédio com 5 metros de altura.
  • IBM 7030

    IBM 7030
    Ainda na segunda geração o IBM 7030 (Strech) foi criado pela IBM e foi o primeiro supercomputador, seu tamanho era reduzido em vista aos outros computadores da época e era utilizado por empresas enormes custando em torno de 13 millhóes de dólares na época. Executando cálculos em microssegundos, o que permitia muitas operaçoes por segundo.
  • Segunda geração de computadores

    Houve a substituição de válvulas e transístores para componentes de tamanhos menores o que possibilitou a criacão de computadores menores, mas que mesmo assim ainda pareciam armários gigantes. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada nessa época.
  • PDP-8

    Era um microcomputador que disputava com os supercomputadores da época, era muito menor do que os supercomputadores, custavam centenas de milhões a menos, mas mesmo assim ainda parecem super em tamanho se comparados aos de hoje.
  • Linguagens

    Aos computadores da segunda geração foram criadas novas linguagens de programação como o Fortran, Cobol e Algol. Assim, alguns softwares ja poderiam ser criados mais facilmente, como exemplo softwares precisos para algumas empresas.
  • Terceira geração (1964 - 1970)

    Agora os componentes tinham circuitos integrados, ou seja, permitiam que uma placa armazenasse varios circuitos que se comunicavam entre si e com hardwares distintos ao mesmo tempo, tornando-se mais velozes.
  • Consoles - The Brown Box

    Consoles - The Brown Box
    Brown Box foi o primeiro videogame oficial da história, feito entre 1966 e 1968, mas nunca realmente vendido, exceto quando a Magnavox comprou a ideia, só que mudou um pouco o formato das coisas e deu origem ao primeiro Odyssey.
  • Ainda na terceira geração

    A criação do IBM 360/91 que foi um sucesso de vendas na época, trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos, como discos e fitas de armazenamento, alem da possibilidade de imprimir os dados e resultados em papel.
  • Primeiro Mouse.

    Primeiro Mouse.
    O mouse foi criado por Bill English, mas foi patenteado por Douglas Engelbart, o mouse n funcionava bem pois os computadores na época eram usado para textos.Em 1983 a Apple lançou o micro Apple Lisa que dava para navegar
  • A quarta geração dos computadores.

    Foi aqui que foram criados os microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica de tamanho e preço. As CPUs atingiram o patamar de bilhões de operações por segundo e começaram a permitir multi-tarefas.
  • Primeiro microchip chamava-se 4004

    Primeiro microchip chamava-se 4004
    O primeiro microchip comercial foi lançado pela Intel em 1971 e chamava-se 4004. Era um chip bastante primitivo, que processava instruções de 8 bits, transferia os dados através de um barramento de apenas 4 bits e operava a apenas apenas 740 kHz.
  • Consoles - Primeira Geração

    Consoles - Primeira Geração
    1972 - Magnavox Odyssey
  • Altair 8800

    Em 1975 , Altair 8800 foi lançado e revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época, cabia facilmente em uma mesa, foi onde um programador chamado Bill Gates se interessou pela máquina e decidiu criar a linguagem de programação Altair Basic, o que viria a mudar o conceito de programação do futuro.
  • A disputa pelo melhor

    Vendo o sucesso do computador Altair, Steve Jobs, fundador da Apple sentiu que ainda faltava algo para um computador se tornar algo realmente requisitado. Em 1976 o Apple 1 foi lançado e continha um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC.
  • Consoles - Segunda Geração

    Consoles - Segunda Geração
    1977 - Atari 2600
  • IBM MDA

    Com o lançamento do primeiro IBM PC, foi criada também a primeira placa de vídeo. A espetacular IBM MDA — Monochrome Display Adapter, ou adaptador de vídeo monocromático — trabalhava apenas em modo texto, conseguindo exibir 25 linhas e 80 colunas de caracteres na tela... Em alta resolução, é claro.
  • Primeira Placa mãe (Planar)

    Lançado em 1981, o PC original, com sua simplicidade e abertura, serviu como padrão para muitas especificações de Hardware em computadores chamados de "IBM-compatible"
  • Teletenis

    Teletenis
    Teletenis (1983)
  • Consoles - Terceira Geração

    Consoles - Terceira Geração
    1983 - Nintendo Entertainment System (NES)
    1986 - Master System
  • CASIO

    CASIO
    CASIO (1984)
  • Lisa e Macintosh

    A partir da criação do monitor gráfico para o computador começaram a vir outros componentes que facilitariam a utilização para computadores pessoais, como o mouse e teclado, que existiam no Lisa (1983) e no Macintosh (1984). Esses foram os primeiros computadores que continham menus, pastas e area de trabalho, o que fizeram a população comprar muitas cópias do produto.
  • Consoles - Quarta Geração

    Consoles - Quarta Geração
    1989 - Mega Drive (ou Genesis); Gameboy
    1990 - Neo Geo
    1991 - Super NES
  • Super Nintendo

    Super Nintendo
    Super Nintendo (1992)
  • Sega Mega-CD

    Sega Mega-CD
    Sega Mega-CD (1994)
  • Hagenuk MT-2000

    Hagenuk MT-2000
    A primeira é o próprio game, o Tetris, famoso na época por requisitar pensamentos rápidos com a precisão de encaixar blocos que caiam do topo do display. Em uma tela monocromática, o curioso eletrônico foi o pioneiro na categoria de entretenimento. E, como a maioria já sabe, é possível desfrutar de bons momentos com o joguinho nostálgico.
  • Consoles - Quinta Geração

    Consoles - Quinta Geração
    1995 - Sega Saturn; Playstation
    1996 - Nintendo 64
    1998 - Gameboy Color
  • Nintendo 64

    Nintendo 64
    Nintendo 64 (1996)
  • Sega Saturn

    Sega Saturn
    Sega Saturn (1997)
  • Snake

    Snake
    O primeiro grande sucesso para celular.
  • PlayStation

    PlayStation
    PlayStation (1998)
  • Consoles - Sexta Geração

    Consoles - Sexta Geração
    1999 - Dreamcast
    2000 - Playstation 2
    2001 - Gamecube; Gameboy Advanced; XBOX
  • Gamecube

    Gamecube
    Gamecube (2000)
  • Dreamcast

    Dreamcast
    Dreamcast (2001)
  • PlayStation 2

    PlayStation 2
    PlayStation 2 (2002)
  • Xbox (2003)

    Xbox (2003)
    Xbox (2003)
  • PSP

    PSP
    PSP (2004)
  • Consoles - Sétima Geração

    Consoles - Sétima Geração
    2004 - DS
    2005 - Playstation Portable (PSP); XBOX 360
    2006 - WII; Playstation 3
  • Nintendo DS

    Nintendo DS
    Nintendo DS (2006)
  • Wii

    Wii
    Wii (2008)
  • Oculus Rift

    Oculus Rift
    O Oculus Rift foi idealizado por Palmer Luckey, que começou a trabalhar no gadget em 2009, na garagem de casa. O primeiro protótipo foi finalizado dois anos mais tarde, quando o desenvolvedor tinha 18 anos.
  • PlayStation 3

    PlayStation 3
    PlayStation 3 (2010)
  • Ipad

    Ipad
    Lançado em 2010 pela Apple, o iPad se tornou sinônimo de tablet.
  • Consoles - Oitava Geração

    Consoles - Oitava Geração
    2012 - Wii U
    2013 - Playstation 4; XBOX One
  • PS Vita

    PS Vita
    PS Vita (2013)