-
Surge a música programática através da Primeira Sinfonia Descritiva intitulada: Sinfonia Fantástica – Hector Berlioz
glossarioMúsica programática é aquela que tem por objetivo evocar ideias ou imagens extramusicais na mente do ouvinte, representando musicalmente uma imagem, uma cena, um estado de ânimo. -
Primeiro poema sinfônico na obra: Tasso Lamento e Triunfo – Franz Liszt
Exemplo-audição: Sinfonia Dante de Liszt: Exemplo de poema sinfônico. O poema sinfônico é um exemplo de música programática.: http://www.youtube.com/watch?v=tiElvzlH4jY. Esse poema descreve o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Características da música programática: um tema musical caracteriza determinad -
Invenção do Gramofone por Thomas Edison
Surge a possibilidade de se realizar um registro sonoro, ou seja, ouvir uma performance através de uma gravação, provocando mudanças significativas na forma de captar, amplificar, criar, arranjar, produzir, gravar e distribuir música. Antes disso a música só podia ser ouvida enquanto os músicos tocavam ou cantavam. -
1890 - Máquina de cinema - Quinetoscópio
Na década de 1890, Thomas Alva Edison construiu a primeira máquina de cinema, o quinetoscópio. -
Cinematógrafo
Os irmãos franceses Louis e Auguste Lumière chegaram ao cinematógrafo, invento que era ao mesmo tempo câmera, copiadora e projetor e que é o primeiro aparelho que se pode qualificar autenticamente de cinema. Produziram também uma série de curtas-metragens, no gênero documentário, com grande êxito. O cinema era chamado mudo e a música era tocada ao vivo por pianistas ou violinistas, improvisando de acordo como “sentiam” as imagens. -
Novas funções para o cinema
Em 1896, o ilusionista francês Georges Méliès demonstrou que o cinema servia não apenas para registrar a realidade, mas também para torná-la divertida ou falseá-la. Realizou uma série de filmes que exploravam o potencial narrativo do novo meio e rodou o primeiro grande filme a ser exibido, cuja projeção durou cerca de 15 minutos: L’affaire Dreyfuss (O caso Dreyfuss, 1899). -
VITAPHONE
1926: VITAPHONE – projetor com uma vitrola acoplada. Primeiro filme sonoro produzido pela Warner Brothers: The Jazz Singer, com Al Jolson. Sincronizava um filme a um disco de 33 rotações. -
Surgimento do MOVIETONE
Aperfeiçoamento do VITAPHONE, surgindo o MOVIETONE que imprimia o som na própria película. Dúvidas surgidas na época: O que fazer com o som? Onde ele pode ajudar na narrativa? Até onde ele é apenas mais um elemento decorativo, como a cenografia? Tudo isso foi respondido na prática. Uma lenta evolução levou o cinema a encontrar uma forma ideal de utilizar o som de maneira apropriada à sua linguagem. -
Trilha do filme King Kong
Trilha do filme King Kong de Max Steiner (1888-1971). Tornou-se um dos mais requisitados compositores do cinema. Escreveu, entre outros, E o vento levou, Jezebel e Casablanca. -
Primeira composição musical realizada sem partitura
Primeira composição musical realizada sem partitura, mas apenas gravada. John Cage compôs Imaginary Ladscape Nº1. -
Produção de Fantasia - Walt Disney
Trecho de FantasiaWalt Disney na produção Fantasia mostra a todos a imensa capacidade significante da música, fazendo, talvez pela primeira vez no cinema, com que a ação dos personagens animados no desenho seja subordinada à narrativa da música. Em outras palavras, o roteiro de Fantasia é a própria música. Exemplo: Trecho de Fantasia: Em sua trilha sonora foi utilizada música erudita de compositores famosos como Bach, Schubert, Tchaikovsky, Beethoven. -
Pierre Schaeffer compôs uma obra musical sem utilizar partitura
Pierre Schaeffer compôs uma obra musical sem utilizar partitura. Gravou, transformou e organizou os sons e chamou a esse processo de música concreta em oposição à música abstrata (registrada em partitura). -
Anos 50 e as trilhas dos filmes
A partir dos anos 50 algumas trilhas encaixam tão bem no espírito de alguns filmes que os diretores passam a contratar oficialmente o compositor para todas as suas produções. -
Anos 60 e a música popular como trilha
Surgiu o primeiro programa de síntese sonora por computador e a partir de então, novos métodos de sínteses por computador foram sendo implementados, oferecendo uma gama de timbres cada vez maior, e a música passou a ser produzida também através do computador. Na década de 1960 a música popular entra como trilha sonora de filmes. -
Anos 70- trilha sonora com canções e rock 'n roll
As canções e o rock'n roll entram para sempre na trilha sonora de filmes em forma de musicais. Exemplos: Hair, Jesus Christ Superstar, descendentes de West Side Story, Os anos 70 e 80 praticamente exploraram toda a vertente pop da música, até como clima subjacente, -
Fime Guerra nas Estrelas
Exemplo clássico de sons eletrônicos nas trilhas sonoras no filme Guerra nas Estrelas, com trilha sonora de John Williams. -
Anos 80 - Filmes Amadeus e ET
No final da década de 1980, filmes como Amadeus e ET, trazem a partitura orquestral à narrativa do cinema, concomitante à música pop e à canção-tema do filme. Assim, ambas coexistem em muitas produções, cuja necessidade estética varia de filme para filme. -
Uso dos sintetizadores
Década marcada pelo uso de sintetizadores. Vangelis compõe a trilha sonora para o filme Carruagens de Fogo que ganhou um Óscar como melhor trilha. -
Uso da computação gráfica
Década de 1990 em diante. Marcada pelo uso da computação gráfica, junto aos sintetizadores. -
Filme Alexandre
Vangelis compõe a trilha sonora para o filme Alexandre, do diretor Oliver Stone. -
Filme Up – Altas Aventuras
O filme Up – Altas Aventuras (2009) ganha o Óscar de melhor trilha sonora, composta por Michael Giacchino.