História do Brasil

  • Revoltas de Beckham

    Revoltas de Beckham
    A Revolta de Beckham queria a abolição do monopólio da Companhia de Comércio do Maranhão, para que se estabelecesse uma relação comercial justa. Os líderes foram os irmãos Beckham. Os envolvidos na revolta foram presos e julgados. O Manuel Beckham foi condenado a morte e o Tomás Beckham foi condenado a desterro.
  • Guerra dos Palmares

    Guerra dos Palmares
    Os participantes eram senhores do engenho, soldados, bandeirantes e escravos. Líder: Zumbi. A revolta occoreu no Nordeste e só foram derrotados em 1710, porém Zumbi morreu em 1695. Os senhores do engenho tinham medo que o crescimento dos quilombos fosse prejudicar seus engenhos. Então decidiram atacar. Queriam amedrontar os escravos e puni-los.
  • Guerra dos Emboabas

    Guerra dos Emboabas
    Os participantes foram os bandeirantes paulistas, forasteiros portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil. Os bandeirantes paulistas, primeiros descobridores das jazidas e em sua maioria mestiços, lutavam pelo direito de explorar tais regiões mineradoras, contra os chamados emboabas, que eram formados por forasteiros portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil
  • Guerra dos Mascates

    Guerra dos Mascates
    Os participantes desta revolta eram senhores do engenho de Olinda contra comerciantes de Recife (os Mascates). Depois que os holandeses foram expulsos do local, Recife cresceu. Os senhores do engenho de Olinda, não gostaram quando Recife virou uma vila, então atacaram. Os Mascates venceram. Recife ganhou igualdade.
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    Ocorreu em 1720 na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto. Queriam Fim das Casas de Fundição e dos monopólios do fumo, sal, aguardente e gado.Queriam também a redução de vários impostos e tributos. Foi liderada por Filipe dos Santos e tinha a particpação de varios integrantes do povo. Filipe dos Santos foi condenado e executado.
  • Conjuração Mineira

    Conjuração Mineira
    A Conjuração Mineira foi uma revolta contra a metropole, ocorreu por causa do forte descontentamento do povo. No dia 21 de Abril o líder da revolta, Tiradentes, foi morto.
  • Conjuração Baiana

    Conjuração Baiana
    A Conjuração Baiana foi outra revolta contra metropole. Os participantes queriam igualdade, liberdade e independência. A pobreza e os altos impostos cobrados pela metrópole motivaram a revolta. Os participantes foram mortos, pressos, processados, enforcados ou esquartejados.
  • Vinda da Família Real ao Brasil

    Vinda da Família Real ao Brasil
    Napoleão Bonaparte era Imperador da França. Criou o Bloqueio Continental, que forçava todos os países europeus a cortarem relações comerciais com a Inglaterra, sua inimiga. Quem não parasse iria ser invadido por tropas francesas e Portugal, por ser dependente da Inglaterra, não parou. Dom João estava indeciso: não sabia se ia para a Colônia ou ficava em Portugal, mas como a Inglaterra decidiu ajudá-los escoltando-os até o Brasil, optaram por essa opção. Em 1808, a Família Real chegou ao Brasil.
  • Period: to

    Reinado de D. João VI no Brasil

    Por mais que para acomodar a corte no Rio várias pessoas foram tiradas de suas casas, Dom João melhorou a vida dos habitantes da cidade e do país criando escolas de medicina, academias militares, a Biblioteca Real, o Banco do Brasil, o Jardim Botânico e a Academia Belas Artes. Investiu em infraestrutura, como esgotos e urbanização, permitiu a abertura dos portos e criou o primeiro jornal: Gazeta do Rio de Janeiro.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves
    Dia errado. Em dezembro de 1815 o Brasil foi elevado a categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Com isso na pratica, a colonia equiparava-se à metrópole e adquiria autonomia administrativa. Essa medida foi interpretada como uma forma de a dinastia manter seu trono depois do fim da invasão francesa. Pressionado pelos reinóis a regressar para Portugal, Dom João e seus conselheiros queriam manter a unidade política e o poder monárquico nos territórios portuguesses.
  • Revolução Pernambucana

    Revolução Pernambucana
    A revolta occoreu em Pernambuco e durou 75 dias. As causas foram a fome, miséria, influência de revoluções como a: francesa, insatisfação com os impostos, insatisfação com o funcionamento e a chegada da corte portuguesas. Os revoltosos foram derrotados em 75 dias. Os líderes foram presos e condenados à morte.
  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal

    Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal
    Os navios com o rei e seus comitivos chegaram em Lisboa dia 3 de Julho de 1822. Seu filho Dom Pedro assumiu a líderanca no Brasil, poís decidiu ficar.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    No dia 7 de Setembro de 1822 Dom Pedro declarou a Independência do Brasil em São Paulo. Em Dezembro Dom Pedro foi declarado Imperador do Brasil.