Brasil   reproducao

Historia do Brasil

  • A revolta de Beckman

    A revolta de Beckman
    Em 1684, Manuel Beckman liderou uma rebelião contra os jesuitas e contra uma companhia. Isso ocorreu na região de Maranhão, como objetivo do fim do monopólio da Companhia de Comercio do Maranhão, para estabelecessem uma relação comercial justa entre produtores, vendedores e compradores.
  • A guerra dos Emboabas

    A guerra dos Emboabas
    O coflito ocorrido em Minas Gerais foi gerado por bandeirantes paulistas contra os forasterios por questões do ouro da Cptania de São Vicente.
  • A revolta de Vila Rica

    A revolta de Vila Rica
    A revolta de Vila Rica, em 1720, foi um movimento social de caráter nativista. A cidade se rebelou sob liderança de Filipe dos Santos contra algumas medidas do governo portugues. Os revoltosos queriam o fim das Casas de Fundição, queriam a redução de vários impostos e tributos e fim dos monopólios do fumo, sal, aguardente e gado.
  • Vinda da Familia Real ao Brasil

    Vinda da Familia Real ao Brasil
    No século XIX, Napoleão Bonaparte conquistou a maioria dos países da Europa e começou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra(país rival). Portugal seria o próximo pais. Dom João VI, rei de Portugal, foi ameaçado pelo francês e pela Inglaterra, se não juntasse ao Bloqueio Continental a tropa francesa iria invadir o pais, mas se fizesse isso, a Inglaterra bombardearia sua capital, Lisboa. Após enrolar Napoleão, o rei decidiu se juntar a Inglaterra e fugir para o Brasil com sua proteção.
  • Period: to

    Reinado de D. joão VI no Brasil

    O reinado de D. João fez muitas melhorias no Rio de Janeiro, mas também a insatisfação dos brasileiros. Ele alargou e pavimentou as ruas, colocou chafarizes nas praças, novos prédios públicos foram construídos, indústrias manufatureiras e fabricas construídas e escolas/faculdades fundadas. Alguns órgãos de governo foram criados e muitas festas ocorriam. Porém isso tudo tinha um preço e era pago com os impostos, assim a população se revoltava e sofria com o aumento dos preços e falta de emprego.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves
    Em dezembro de 1815, o Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves, com isso Brasil parou de ser colonia e virou um reino. O Brasil equiparava-se á metropole e adquiria autonomia. Essa era a melhor maneira de Bragança continuar no trono no Brasil e em Portugal, além disso sua dinastia poderia conservar sua colonia americana. Em fevereiro de 1808 dom João foi coroado rei do Reino Unido de Portugal e Algarves.
  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal

    Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal
    Quando a corte estava no Brasil, houve muitas melhorias, mas os portugueses estavam insatisfeitos e, em 1820, estourou a Revolução Liberal do Porto. Eles exigiram a volta de dom João e a expulsão dos governantes estrangeiros. Queriam também que o Brasil voltasse a ser uma colonia. Por esses motivos Dom João teve que voltar a Portugal.
  • Indepedência do Brasil

    Indepedência do Brasil
    Após D. João ter voltado para Portugal e deixou seu filho como o príncipe regente do Brasil. As Cortes descontentes exigiram o retorno de D. Pedro pra Portugal, mas ele não aceitou. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil. Depois disso D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência, até que proclamou a independência nas margens do Ipiranga com o seu famoso grito: Independência ou Morte!