23

Historia do Brasil

  • Apr 22, 1500

    conquista do território pelos portugueses em 1500

    conquista do território pelos portugueses em 1500
    A vinda dos Portugues para o Brasil, um territorio que era deles pelo o Tratado de Tordesilhas. Eles procuravam atefatos para ganhar lucro.
  • Period: Apr 22, 1500 to Feb 5, 1534

    fase pré-colonial de 1500 até 1534

    Extração do pau-brasil atravez a pratica do escambo. ESCAMBO=(Troca de mercadorias entre portugueses e o Indíginas.)
  • Feb 5, 1534

    início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos - 1534

    início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos - 1534
    Inicio das colonizaçoes pela formação das capitaniás Hereditárias que são terras dadas anobres para eles cuidarem delas. E os engenhos da cana-de-açucar uqe foram o trabalho dos escravos para vender a cana-de-açucar para ganhar lucro.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    Foi criada para solucionar os problemas de escoamento da produção e de abastecimento da região com produtos europeus, assim como abastecer a região de mão-de-obra escrava. Na falta de mão-de-obra, os produtores escravizavam os índios, o que vinha causando conflito com os jesuítas.
  • Revolta dos Alfaiates

    Revolta dos Alfaiates
    Objetivo era romper os laços coloniais com Portugal.
  • A Constituição de 1824

    A Constituição de 1824
    O imperador incubiu dez homens nascidos no Brasil de elaborar uma nova Constituição em quarenta dias. Concluído o trabalho em 25 de março de 1824, dom Pedro I impôs à nação a nova Constituição.
    A Constituição estabelecia a existência de quatro poderes: Poder Legeslativo, Poder Executivo, Poder Moderardor e Poder Judiciário.
  • A Confederação do Equador

    A Confederação do Equador
    A conduta autoritária de Pedro I causou uma revolta entre políticos de pensamento liberal. Eles não concordavam com atitudes como a dissolução de Assembleia Constituinte, a expulsão de deputados, a censura à imprensa, a imposição da Constituição de 1824 e a instituição do poder Moderador.
    A reação mais enérgica ocorreu nas províncias do Norte, em julho de 1824, e foi liderada por políticos de Pernambuco. Era a Confederação do Equador.
    Frei Caneca foi um líder e um dos membros mais importantes.
  • Noite das Garrafadas

    Noite das Garrafadas
    Para acalmar as tensões, o imperador viajou para Minas Gerais, mas foi recibido com protestos pelos mineiros. Em respostaa esse comportamento, o partido português organizou uma festa para o monarca na sua volta ao Rio de Janeiro. Os membros da oposição liberal resolveram impedir a realização da festa e, entre os dias 11 e 15 de março de 1831, o conflito tomou conta das ruas. Portugueses chamados de pés de chumbo e brasileiros entraram em choque, em um episódio chamado Noite das Garrafadas.
  • A Cabanagem

    A Cabanagem
    A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu na província do Grão-Pará em 1835. Dela participaram milhares de homens e mulheres pobres, negros, indígenas e mestiços, que trabalhavam na extração de produtos da floresta e viviam em casas simples e em cabanas à beira dos rios. Por isso, os revoltosos eram chamados de cabanos, e a rebelião ficou conhecida como Cabanagem. Os cabanos foram ajudados por fazendeiros locais porque eles queriam exportar mais produtos sem pagar taxas pesadas.
  • A Farroupilha

    A Farroupilha
    A Revolução Farroupilha, tambem chamda Guerra dos Farrapos, ocorreu no Rio Grande do Sul e foi a mais longa da história do Brasil9 de 1835 a 1845).
    Uma das principais causas da Revolução Farroupilha foram os problemas econômicos enfrentados, à época, pelos produtos rurais gaúchos.
  • A Revolta dos Malês

    A Revolta dos Malês
    Em 1835, os senhores de escravos da capital baiana, Salvador, viveram momentos de de grande pânico. A razâo foi o movimento liderado pelos escravos africanos conhecidos como malês, em sua maioria muçulmanos vindos da África Ocidental.
    Os malês conseguiram juntar dinheiro para comprar armas e munições e planejaram uma luta com o objetivo de matar os brancos e conseguir liberdade.
  • A Sabinada

    A Sabinada
    Em 1837 ocorreu na província da Bahia uma rebelião liderada pelo médico Fransisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, por isso conhecido como Sabinada. O objetivo da rebelião era instituir o regime republicano na província enquanto o príncipe herdeio ainda fosse menor de idade.
  • A Balaiada

    A Balaiada
    Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.
    Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A monarquia foi extinta em 15 de novembro de 1889. Um golpe liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca para tirar D. Pedro II do poder foi a causa da proclamação da Republica.
  • Governo do Marechal Deodoro da Fonseca

    Governo do Marechal Deodoro da Fonseca
    O Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil após a Proclamação da República de 15 de novembro de 1889. Marechal Deodoro era presidente quando aconteceu a Primeira Revolta da Armada. No dia 23 de novembro de 1891, Marechal Deodoro renunciou à presidência para seu vice-presidente Floriano Peixoto.
  • Period: to

    República Velha

    -Também chamada de Rupublica do café com leite e Primeira republica.
    -Governo de Marechal Deodoro da Fonseca.
    -Governo de Marechal Floriano.
    -Grande influência dos grandes fazendeiros, conhecidos como Coronéis, na política de todos os estados do país.
    -Algumas mudanças nas regras do voto.
    -Política de favores e voto de Cabresto.
    -Política do café com leite.
    -Revoltas como a Guerra de Canudos, Guerra do Contestado e a Revolta da Vacina.
  • Governo do Marechal Floriano Peixoto

    Governo do Marechal Floriano Peixoto
    Floriano Peixoto assumiu em 23 de novembro de 1891 a presidência do Brasil, após a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca, do qual era vice. Ele era presidente do Brasil quanda a Segunda Revolta da Armada e a Revolução Federalista aconteceram. Peixoto não quis prolongar o mandato e, em 15 de novembro de 1894, foi substituído pelo candidato paulista Prudente de Morais.