You are not authorized to access this page.

História da Termodinâmica

  • Period: to

    Primeira máquina de vácuo

    Em 1650, Guericke construiu a primeira bomba de vácuo do mundo e o primeiro vácuo artificial do mundo.
  • Period: to

    Bomba de Ar e Lei de Boyle

    Em 1656, Robert Boyle e Robert Hooke, criaram a primeira bomba de ar a partir da máquina de vácuo de Guericke, onde perceberam uma correlação entre pressão, temperatura e volume. Assim foi formulada a Lei de Boyle, esta estabelece que a pressão e o volume são inversamente proporcionais.
  • Period: to

    Forno de pressão

    Baseado nas descobertas anteriores, Denis Papin construiu um forno de pressão (marmita de Papin), que consistia num vaso fechado, com uma tampa fechada hermeticamente, que confinava o vapor até alta pressão ser gerada.
  • Period: to

    Primeira máquina a vapor

    Thomas Savery construiu a primeira máquina a vapor, inspirando-se nas ideias de Papin.
  • Period: to

    Início da termodinâmica como ciência moderna.

    Em 1824, Sadi Carnot publicou “Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo”, um discurso sobre o calor, potência e eficiência de máquina. Este foi o primeiro a demonstrar que o trabalho de troca de calor pode ser obtido entre duas fontes através do teorema de Carnot e da máquina ideal de Carnot. Este cientista é considerado o pai da termodinâmica.
  • Period: to

    James Prescott Joule

    Joule estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico, direcionando-o para a teoria da conservação da energia (Primeira Lei da Termodinâmica).
    A nomenclatura joule, para unidades de trabalho no SI só veio após sua morte, como homenagem à sua descoberta. Joule trabalhou com Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura, também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado ( Lei de Joule).
  • Period: to

    Primeira Lei da Termodinâmica

    A primeira lei da termodinâmica afirma que: "A energia total de um sistema isolado não é criada nem destruída, permanece constante", ou seja a Variação da energia interna de um sistema é igual à quantidade de energia transferida para as vizinhanças, ou cedida por elas quer como trabalho (W) quer como calor (Q), esta foi anunciada por Julius Robert von Mayer em 1841, que foi o primeiro a verificar a transformação do trabalho mecânico em calor e vice-versa.
  • Period: to

    Segunda Lei da Termodinâmica

    Lord Kelvin, usando a máquina de Carnot, introduziu o conceito de temperatura termodinâmica efetiva e é responsável por uma declaração do segundo princípio da termodinâmica.
    A segunda Lei afirma que embora todo trabalho possa ser convertido em calor, nem todo calor pode ser convertido em trabalho.
    Por outras palavras, a equação que representa esta Lei estabelece que qualquer processo cujo único propósito seja criar ou destruir energia é impossível.
  • Period: to

    Lei Zero da Termodinâmica

    Esta lei justifica o conceito de temperatura como sendo a propriedade que, sendo igual para dois sistemas, indica que estão em equilíbrio térmico. Essa lei permite a definição de uma escala de temperatura, como por exemplo, as escalas de temperatura Celsius, Fahrenheit, Kelvin, etc...
  • Period: to

    Terceira Lei da Termodinâmica

    A terceira lei da termodinâmica afirma que o zero absoluto não pode ser alcançado em um número finito de estágios.
    Esta foi formulada por Max Planck, a partir do teorema de Nernst