História da Computação Gráfica

  • Primeiro Protótipo de Televisão

    Primeiro Protótipo de Televisão
    O passo inicial para o desenvolvimento da computação gráfica se deu em 1926 com a construção do primeiro protótipo de televisão por J. L. Baird
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    História da Computação Gráfica

    Linha do Tempo criada por Bruna, Luiz Otávio e Rosângela
  • Primeiro Computador

    Primeiro Computador
    O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
  • Primeira arte digital

    Primeira arte digital
    Em 1950, o desenhista Ben Laposky criou uma imagem utilizando um osciloscópio, que foi fotografada e considerada a primeira forma de arte gerada por um dispositivo eletrônico. Mais tarde, ele criou outras obras de arte a partir de imagens obtidas em osciloscópios e computadores. Por causa disso, muitos o consideram o pai da arte digital.
  • Criada a expressão "Computação Gráfica"

    Criada a expressão "Computação Gráfica"
    William Fetter criou a expressão "Computação Gráfica". Na época ele trabalhava para a Boeing desenvolvendo descrições ergonômicas principalmente sobre a postura dos pilotos. Em 1964 ele gerou a primeira representação humana utilizando um computador, que ficou conhecida como o "homem da Boeing" (Boeing man), mas que Fetter preferia chamar de o "primeiro homem" (first man).
  • Criado o Primeiro Video Game

    Criado o Primeiro Video Game
    Em 1961, outro estudante do MIT, Steve Russell, criou o primeiro vídeo game, Spacewar. Escrito para o DEC PDP-1, o Spacewar foi um sucesso imediato e as cópias começaram a se difundir a outros proprietários de PDP-1 e eventualmente aos do DEC. A força das vendas o tornou o primeiro vídeo game do mundo.
  • Criado o Programa de Desenho Sketchpad

    Criado o Programa de Desenho Sketchpad
    Na década de 60 a Computação Gráfica avançou consideravelmente a partir de um programa de desenho, o Sketchpad ("Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System") criado por um estudante do MIT, Ivan Sutherland. O Sketchpad propunha uma forma de intenção muito semelhante ao que hoje chamamos de interfaces WIMP – Window-Icon-Menu-Pointer. Usando uma caneta ótica, o Sketchpad permitiu que se extraísse formas simples na tela do computador, podendo salvar e até reusá-las depois.
  • Primeiro vídeo feito no computador

    Primeiro vídeo feito no computador
    Em 1963, Edward Zajac criou o primeiro vídeo feito no computador, que representava um satélite orbitando a Terra. Também nesse ano aconteceu a primeira competição de arte digital.
  • Primeira exposição de arte digital

    Primeira exposição de arte digital
    Em 1965 aconteceu a primeira exposição de arte digital e, nesse mesmo ano, Jack Bresenham publicou um artigo com um algoritmo para desenhar linhas utilizando um plotter. Dois anos mais tarde, Charles Csuri criou duas obras num plotter, o "Homem-Seno" e "Beija Flor". Csuri foi um dos pioneiros em arte digital, tendo criado obras desde 1964 até hoje.
  • Primeiro Produto Comercialda Computação Gráfica

    Primeiro Produto Comercialda Computação Gráfica
    Um engenheiro de supervisão da Sanders Associates, surgiu com um vídeo game doméstico em 1966 licenciado mais tarde a Magnavox e foi chamado de “Odyssey”. Muito simples, e requerendo as peças eletrônicas razoavelmente baratas, permitiu que o jogador movesse pontos de luz ao redor de toda a tela. Era o primeiro produto comercial da Computação Gráfica.
  • O Primeiro Computador Controlado Chamado de "Espada de Damocles"

    O Primeiro Computador Controlado Chamado de "Espada de Damocles"
    Também em 1966, Sutherland no MIT inventou o primeiro computador controlado, head-mounted display (HMD). Chamado de a “Espada de Damocles” por causa da ferragem requerida para a sustentação, ele mostrou duas imagens wireframe separadas, uma para cada olho. Isto permitiu que pudesse ser vista uma cena do computador em 3D.
  • Criado o Algoritmo da Hidden-Surface

    Criado o Algoritmo da Hidden-Surface
    O primeiro grande avanço da Computação Gráfica 3D foi criado na UU por estes pioneiros, o algoritmo da hidden-surface. Com a intenção de desenhar uma representação de um objeto 3D na tela, o computador deve determinar que superfícies que estão "atrás" da perspectiva do observador,
    e assim deve "ser escondido" quando o computador cria (ou renderiza) a imagem.
  • Surgimento de algoritmos para tonalização de superfície

    Surgimento de algoritmos para tonalização de superfície
    No final da década de 60 surgiram alguns algoritmos mais avançados, os primeiros para tonalização de superfícies, que dão efeito de luz e sombra de acordo com a posição da face de um objeto. E em 1969 Alan Kay criou a primeira interface gráfica enquanto trabalhava para a Xerox.
  • Primeira interface gráfica

    Primeira interface gráfica
    Enquanto trabalhava para a Xerox, Alan Kay desenvolveu a primeira interface gráfica para um monitor de varredura, que é o monitor de tubo tradicional usado até pouco tempo. O computador que utilizou essa interface, denominado de Xerox Alto (por ter sido desenvolvido no Centro de Pesquisa da Xerox em Palo Alto), foi o primeiro protótipo de um computador pessoal, mas não foi comercializado. Os diretores da Xerox achavam que o produto era demasiado caro e não botaram fé.
  • Bézier Desenvolve Novas Formas de Representação de Superfícies 3D Generalizadas

    Em 1970 Bézier desenvolve novas formas de representação de superfícies 3D generalizadas, e Gouraud desenvolve um novo método de coloração de faces 3D. É desenvolvido, na Xerox Parc, a primeira matriz de pixels com 8 bits por pixel, e um novo algoritmo de cálculo de visibilidade de superfícies 3D usando técnicas de ordenação por Newell, Newell e Sancha.
  • Primeiro software de animação por quadro-chave

    Em 1971 surgiu o primeiro software de animação por quadro-chave, criado por Nestor Burtnyk e Marceli Wein, que gera quadros intermediários conforme a especificação das posições iniciais e finais dos objetos. Esse idéia é usada para criar animações em Flash. Juntamente com o software, surgiu o primeiro vídeo criado com o mesmo, chamado "Metadata", por Peter Foldes.
  • O Primeiro Robô Móvel Controlado por Inteligência Artificial.

    O Primeiro Robô Móvel Controlado por Inteligência Artificial.
    Em 1970 aparecem pela primeira vez muitos dos dispositivos disponíveis no mercado hoje, as mesas digitalizadoras, telas sensíveis ao toque (touch-screens) e o mouse. É apresentado também o primeiro robô controlado por inteligência artificial, o robô Shakey, que era equipado com sensores (câmera de vídeo, laser range finder, e bump sensors) e um algoritmo de resolução de problemas.
  • Fundada a ATARI

    Fundada a ATARI
    Em 1972 é fundada a Atari, empresa voltada para a produção de jogos, sendo produzido no mesmo ano o jogo Pong.
  • Criada a Tecnologia Ethernet

    Criada a Tecnologia Ethernet
    Em 1973 é criada a tecnologia Ethernet, e é feita a exibição comercial do filme Westworld, que usava gráficos 2D produzidos por computador, sua continuação, Futureworld, foi exibida um ano depois, já contendo imagens 3D geradas por computador.
  • Método de Visibilidade e Coloração de Faces (z-buffer)

    Em 1974 é desenvolvido, por Catmull, um novo método de visibilidade e coloração de faces (z-buffer).
  • Em 1973 é Realizada a Primeira Conferência SIGGRAPH

    Em 1973 é Realizada a Primeira Conferência SIGGRAPH
    SIGGRAPH (abreviação de Special Interest Group on GRAPHics and Interactive Techniques; em português: Grupo de Interesse Especial em Gráficos e Técnicas Interativas) é o nome da conferência anual sobre computação gráfica convocada pela organização ACM SIGGRAPH. A primeira conferência SIGGRAPH ocorreu em 1974. A conferência é frequentado por dezenas de milhares de profissionais de informática.
  • Método de Coloração de Faces 3D

    Phong inventa, em 1975, um método de coloração de faces 3D capaz de reproduzir efeitos direcionais de iluminação (reflexões simples). No mesmo ano, Mandelbrot desenvolve a teoria dos fractais.
  • Fundação da Microsoft

    Fundação da Microsoft
    Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS
  • Nasce a Apple

    Nasce a Apple
    A empresa surgiu em 1976, em uma parceria entre os Steves (Jobs e Wozniak), com o lançamento dos computadores Apple I e, em seguida, Apple II em 1977 e o Apple III em 1980.
  • Novos Métodos de Mapeamento de Textura

    Em 1976, Blinn desenvolve novos métodos de mapeamento de textura, e em 1977 surge a primeira biblioteca gráfica de programação (GKS, Graphical Kernel System).
  • Produzido o Cray I, Super Computador

    Produzido o Cray I, Super Computador
    Em 1976 é produzido o Cray I, o primeiro sucesso comercial na área dos super computadores.
  • Lançado o Primeiro Árcade Vídeo Game, o Space Invaders.

     Lançado o Primeiro Árcade Vídeo Game, o Space Invaders.
    Em 1979 é fundada a Associação Européia de Computação Gráfica, Eurographics, por um grupo de investigadores e utilizadores europeus e alguns americanos. Lançado o primeiro Árcade Vídeo Game, o Space Invaders.
  • O Projeto Macintosh

    O Projeto Macintosh
    Em 1979 veio a grande revolução da companhia, o projeto Macintosh - uma interface baseada em navegação por ícones, janelas e pastas com o uso do mouse. Parece incrível, mas o computador era bem diferente antes disso.
  • Apresentação de animação 3D

    Apresentação de animação 3D
    Em 1980, Carpenter apresenta na Conferência da SIGGRAPH, uma animação 3D gerada por métodos fractais sobre uma paisagem artificial muito realista. No mesmo ano, a Disney produz o filme Tron, com diversas técnicas de Computação Gráfica. Whitted introduz o método de traçagem de raios, que consiste no envio de raios luminosos a partir do ponto de observação e determina o ponto visível mais próximo, colorindo-o em função da visibilidade das fontes de luz e objetos de cena.
  • Aplicativo Geometer’s Sketchpad

    Aplicativo Geometer’s Sketchpad
    O Geometer’s Sketchpad é um ambiente computacional que possibilita contextos propícios para a exploração e desenvolvimento de noções e conceitos geométricos. Surgiu na Universidade de Swarthmore (Pennsylvania - USA) em meados de 1980. Uma versão preliminar deste programa foi apresentada em 1989, enquanto a primeira versão comercial surgiu em abril de 1991, comercializada pela Key Curriculum Press.
  • Criação da SGI e SUN

    Criação da SGI e SUN
    Em 1982 James Clark cria a SGI (Silicon Graphic Incorporated), empresa especializada em equipamentos para computação gráfica, empresa que liderou a criação da biblioteca OpenGL e a especificação da linguagem de descrição de cenas de realidade virtual para a Internet (VRML). É criada no mesmo ano a SUN, introduzindo o conceito de estação gráfica em rede.
  • Introdução da GUI (Graphic User Interface)

    Introdução da GUI (Graphic User Interface)
    Entre 1983 e 1984, com a criação do Macintosh, acontece a introdução da GUI (Graphic User Interface), assim temos o início de tudo que conhecemos hoje em dia em termos de interface com o usuário. No mesmo ano, Porter e Duff inventaram um algoritmo genérico e versátil para composição criativa de imagens 2D,
  • Desenvolvido método de síntese de imagem

    Em 1984 é desenvolvido um método de síntese de imagem baseado em teorias de transporte de calor, o qual foi chamado de radiosidade, método que é resolvido de forma progressiva através de técnicas iterativas de resolução de sistemas de equações lineares, apresentando como ponto forte a característica que é o ponto fraco do método de traçagem de raios.
  • Fundação da companhia NewTek

    Fundação da companhia NewTek
    Em 1990 a NewTek lança a Toaster Video, uma placa de vídeo produzida para os computadores pessoais. A Placa vem com animação 3D, e software de pintura com 24 bits e oferece as potencialidades de vídeo tais como um frame buffer de 24 bits, um switching, uns efeitos de vídeo digitais, e uma geração de caracteres. O uso prático para edição de vídeo feito pela Video Toaster a fez muito popular, e hoje é usada em programas de televisão tais como Sea Quest e Babylon 5 para gráficos 3D.
  • Publicação de arquivo científico sobre o transporte da luz

    Publicação de arquivo científico sobre o transporte da luz
    Na década de 80 foi criada a AutoDesk, empresa fabricante do AutoCAD, usado até hoje nos mais variados lugares e foi proposta uma arquitetura para realizar operações gráficas (pipeline), e desenvolvido por Brigham o método de transformação de geometrias 2D entre duas imagens. Em 1986, Kajiya publicou um artigo cientifico que descrevia a equação matemática que governa os fenômenos de transporte da luz (rendering equation).
  • Lançamento do Windows 3.0

    Lançamento do Windows 3.0
    Em maio de 1990, a Microsoft lançou o Windows 3.0. Ele seguiu uma GUI gráfica similar ao da Apple Macintosh, e apostou no início do futuro em multimídia. Enquanto em 1990 apenas dois dos dez maiores países usavam o Windows, isso aumentou para nove de dez em 1991.
  • Lançamento de software de animação 3D

    Lançamento de software de animação 3D
    Também em 1990, AutoDesk lançou seu primeiro produto de animação 3D, 3D Studio. Criado pela AutoDesk por Gary Yost (o grupo Yost). O 3D Studio alcançou a posição de melhor software de animação 3D para computador.
  • Acordo para criação do filme Toy Story

    Acordo para criação do filme Toy Story
    Em 1991, Disney e Pixar anunciaram um acordo para criar o primeiro filme longa metragem feito por animação de computador, chamado "Toy Story”. O filme foi lançado em 1995 e teve a maior bilheteria do ano.
  • Lançamento do filme Terminator 2 (uma revolução em efeitos especiais)

    Lançamento do filme Terminator 2 (uma revolução em efeitos especiais)
    "Terminator 2" (T2) foi lançado em 1991 e colocou um novo padrão de efeitos especiais em CG. O robô T-1000 em T2 foi alternado entre o ator Robert Patrick e a versão 3D animada de Patrick. Não foram somente os gráficos fotorealísticos, mas o mais impressionante foi que os efeitos foram produzidos no tempo e sob o orçamento. O filme Terminator 2 é conhecido no Brasil como O Exterminador do Futuro.
  • Netscape navegador Mosaic

    Netscape navegador Mosaic
    Marc Andreissen criou o Netscape navegador Mosaic, que rapidamente se tornou o navegador mais usado para computadores pessoais. Desse momento em diante, as pessoas ficaram muito mais interessadas em navegar na web.
  • Jurassic Park: Oscar de efeitos especiais

    Jurassic Park: Oscar de efeitos especiais
    Best seller de Micheal Crichton, “Jurassic Park” apresentou resultados tão bons que geraram o Oscar de efeitos especiais em março de 1994. O verão de 1994 caracterizou os blockbusters full da computação gráfica. Alguns efeitos foram tão realistas que a presença do uso de computador era quase indetectável. Por exemplo, no filme “Forrest Gump”, onde os artistas da ILM usaram posição digital, unindo diferentes seqüências de vídeo dando a ilusão de que o ator Tom Hanks estava na mesma cena de Jonh F
  • Lançamento do Playstation

    Lançamento do Playstation
    Em 1995, foi lançado pela Sony o Playstation, um Vídeo Game revolucionário que trazia um chip de aceleração 30 capaz de processar 360000 polígonos por segundo.
  • Lançamento de Jogo com gráficos em 3D

    Lançamento de Jogo com gráficos em 3D
    Lançado o jogo “Quake” com gráficos em 3D e o hardware acelerador 3D que era praticamente inútil, já que o jogo não necessitava da aceleração para funcionar.
  • Lançamento de filmes e jogos com CG avançada

    Lançamento de filmes e jogos com CG avançada
    1997 foi outro ano importante para a CG nos filmes com o lançamento da seqüência de Jurassic Park, “The Lost World” onde as animações eram bem melhores que o predecessor. Outros filmes com CG avançada foram “Starship Troopers”, “5th element”, “Men in Black” e o clássico “Titanic”. A indústria dos jogos novamente experimenta uma revolução, desta vez foi o 3DFX “Voodoo” acelerador 3D. Esse chip possuía um ótimo desempenho e muita utilidade. Depois da “Voodoo”, foi a vez de lançarem o Quake 2.
  • O Filme Godzilla foi Lançado

    O Filme Godzilla foi Lançado
    Em 1998 o filme “Godzilla” foi lançado. Esse continha muitas cenas difíceis onde Godzilla interagia com o ambiente em real-life. Foi uma alta produção, mais a audiência não foi boa, pois no mesmo ano lançaram muitos filmes similares, “Armageddon” e “Deep Impact” os dois com CG interessante.
  • Lançamento dos Filmes Matrix e Toy Story 2

    Lançamento dos Filmes Matrix e Toy Story 2
    Em 1999 foi lançado “Matrix” e em dezembro “Toy Story 2”. Na indústria dos games a NVidia finalmente lança uma placa de alta performance com o seu processador TNT2. A Voodoo não alcançou o TNT2 e a nVidia não parou. Em outubro foi lançada a primeira GPU (Graphics Procesing Unit), a GeForce 256. Com o lançamento de Quake III em dezembro que precisava de no mínimo 30 frames por segundo em 1600x1200x32 bits pra rodar tornou-se necessário o uso de acelerador 3D.
  • A nVidia Produziu Um Poderoso 3DFX

    A nVidia Produziu Um Poderoso 3DFX
    O ano de 2000 realmente foi “o ano da nVidia”. Em dezembro, a nVidia produziu um poderoso 3DFX.
  • Nintendo Lança o "Gamecube"

    Nintendo Lança o "Gamecube"
    2001 é a continuação da dominação da nVidia em computação gráfica. A Nintendo lança o “Gamecube” em setembro de 2001 no Japão. O Gameboy Advance também foi lançado e provavelmente um grande evento foi o lançamento do vídeo game Xbox pela Microsoft.
  • A nVidia Lança o nv25(GeForce 4 Ti)

    A nVidia Lança o nv25(GeForce 4 Ti)
    Em 2002, nVidia lança uma nova geração de chips. O nv25 (GeForce 4 Ti). Este chip que fez os usuários do Xbox entenderem quão rápida a tecnologia gráfica está avançando.
  • Neste Ano Foi Lançado o Filme "Lord of the Rings"

    Neste Ano Foi Lançado o Filme "Lord of the Rings"
    O filme do ano foi “Lord of the Rings” com efeitos fantásticos. Lançado em janeiro de 2002.
  • Lançado "Lord of the Rings II"

    Lançado "Lord of the Rings II"
    No inicio de 2003 foi lançado “Lord of the Rings II” com artes ainda não utilizadas.
  • Uso de "atores virtuais" nos fimes Matrix

    Uso de "atores virtuais" nos fimes Matrix
    Em 2003, os filmes "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions" introduziram atores virtuais para atuarem em cenas que seriam impossíveis para os atores de carne e osso. No entanto, os atores virtuais criados são tão realistas que a maioria dos espectadores nem sequer imagina que os mesmos não são de verdade. Levanta-se, então, o questionamento se um dia os atores virtuais substituirão os de verdade.
  • Cloud Computing

    Cloud Computing
    Empresas como Google e Microsoft começam a trabalhar em grandes projetos de prestação de serviços e armazenamento de dados nas "nuvens" em vez de no seu computador. O que isto significa é que seu computador se conecta aos seus servidores para executar programas e salvar arquivos em vez de fazer tudo isso em seu próprio disco rígido.
  • Computadores Multi-toque

    Computadores Multi-toque
    Muitas empresas estão ocupadas desenvolvendo tecnologia multi-touch para uso em computadores pessoais. Esta evolução representa um grande avanço na capacidade dos usuários de computador para interagir de forma tátil com seu conteúdo digital.
  • Criação do Jogo "SimCity 2012"

    Criação do Jogo "SimCity 2012"
    Saiu hoje mais um vídeo, desta vez trazendo um pouco do game play e uma nova data para o futuro lançamento do novo SC. O video apresenta de forma ludica como ocorerá o game play do novo Sim City, desde as tão esperadas ruas em "curva", os lotamentos irregulares, prédios plopavéis, como se dará a construção dos edificios "in game" e ainda vai um pouco mais além, demostrando também os inumeros incidentes decorrentes da evolução da cidade, desde as greves e incendios até a falta de eneria e o "God