Historia da Computação

  • 7000 BCE

    Introdução

    Introdução
    Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos.
  • 5000 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    Povos antigos usavam o ábaco para cálculos do seu dia-a-dia, principalmente nas áreas do comercio e nas áreas de construções civis. É considerado a primeira máquina de calcular, pois usava um sistema simples, mas muito eficiente na resolução de problemas matemáticos.
    Seu primeiro registro é datado em 5500 a.c.
  • Ossos de Naiper

    Ossos de Naiper
    John Napier (inventor dos logaritmos) generalizou o procedimento tabular dos árabes e construiu um dispositivo simples e barato com bastões de osso:
    “ossos de Napier”
  • Primeira Máquina de Calcular

    Primeira Máquina de Calcular
    A primeira calculadora mecânica foi inventada pelo professor alemão Wilhelm Schickard em 1623. Essa calculadora era capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar números ate 6 dígitos, indicando o resultado através de um toque de sino, por isso ficou conhecida como relógio calculador.
  • Régua de Cálculo

    Régua de Cálculo
    Criadas em 1621 pelo inglês William
    Outhtred. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.
  • Pascaline

    Pascaline
    A Pascaline foi uma calculadora mecânica construída pelo matemático Frances Blaise Pascal em 1642. A Pascaline realizava operações de adição e subtração, mas a ideia original era que fizesse também multiplicação e divisão.
  • Stepped Reckoner

    Stepped Reckoner
    O matemático Gottfried Wilhelm Von Leibniz baseando-se na calculadora de Pascal, construiu a Stepped reckoner. Era uma calculadora mecânica que fazia as quatro operações básicas e a raiz quadrada dos números.
  • Calculadora de Philipp Matthäus Hahn

    Calculadora de Philipp Matthäus Hahn
    Em 1774, o Padre alemão Philipp Matthäus Hahn projeta uma calculadora que fazia as 4 operações perfeitamente. Nessa calculadora Hahn usou uma bateria similar a que Leibniz tinha usado na Stepped Reckoner.
  • Programação Funcional

    Programação Funcional
    Em 1801, o costureiro Joseph Jacquard, desenvolveu um sistema programável. A industria de Joseph, atuava na área de desenhos de tecidos, vendo que isso levava muito tempo de trabalho manual, construiu a primeira maquina programável.
  • Tear Programável

    Tear Programável
    O mecanismo foi chamado de Tear Programável, pois aceitava cartão perfuráveis como sistema de entrada, onde perfurava o cartão com o desenho desejado e a maquina o reproduzia no tecido.
  • Period: to

    Lady Lovelace

    Ada Augusta (1815-1852), Lady Lovelace, filha do poeta Lord Byron, era matemática amadora entusiasta. Ada tornou-se a primeira programadora, escrevendo séries de instruções para o engenho analítico. Ada inventou o conceito de subrotina: uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes em diferentes contextos.
  • Máquina Diferencial de Babbage

    Máquina Diferencial de Babbage
    Charles Babbage (matemático inglês)
    preocupado com os erros contidos nas
    tabelas matemáticas de sua época, construiu
    um modelo para calcular tabelas de funções
    (logaritmos, funções trigonométricas, etc.)
    sem a intervenção de um operador humano -
    “Máquina Diferencial de Babbage”
  • Maquina Analítica

    Maquina Analítica
    No ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamada de Engenho Analítico (Máquina Analítica). Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como o uso dos cartões. Além disso, instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de registradores primitivos. A precisão chegava a 50 casas decimais.
  • Teoria de Boole

    Teoria de Boole
    Se Babbage é o avô da computador do ponto de vista de arquitetura de hardware, o matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1.
  • Hermann Hollerith

    Hermann Hollerith
    O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear Programável também foi muito útil para a realização do censo de 1890, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados.
  • IBM

    IBM
    Aproveitando todo o sucesso ocasionado por sua máquina, Hollerith fundou sua própria empresa, a Tabulation Machine Company, no ano de 1896. Após algumas fusões com outras empresas e anos no comando do empreendimento, Hoolerith veio a falecer. Quando um substituto assumiu o seu lugar, em 1916, o nome da empresa foi alterado para Internacional Business Machine, a mundialmente famosa IBM
  • Z1

    Z1
    Em 1936 Konrad Zuse iniciou a construção das primeiras calculadoras ’Z-series’, calculadoras com memória e programáveis (inicialmente de forma limitada). A calculadora de Zuse totalmente
    mecânica, mas ainda utilizando o sistema binário foi finalizada em 1938, entretanto, nunca funcionou com confiabilidade por problemas de precisão em suas peças.
  • z3

    z3
    Zuse finalizou a Z3 em 1941. Foi utilizado para projetar aviões e mísseis.
  • MARK I

    MARK I
    Mark I (1944), criado pela Universidade de Harvard (EUA).
  • ENIAC

    ENIAC
    No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Esta máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época. Ocupava uma área de 150m2 e pesava 30 toneladas.
  • COLOSSUS (MARK II)

    COLOSSUS (MARK II)
    Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.
    Allan Turing focou sua pesquisa na descoberta de problemas formais e práticos que poderiam ser resolvidos através de computadores. O mesmo criou a famosa teoria da “Máquina de Turing”, que através de um número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens diferentes.
  • Period: to

    1ª Geração de Computadores -Circuitos Eletro-mecânicos e

    A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problemas de funcionamento. Normalmente, todos os programas eram escritos diretamente na linguagem de máquina.
  • Univac I

    Univac I
    Projetado Maucly, Eckert (construtores do ENIAC) - UNIVAC Foi o primeiro computador digital, disponível comercialmente. O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m2 de espaço no piso.
  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial
    A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. Os principais idealizadores foram os seguintes cientistas: Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy e vários outros, que com objetivos em comum tinham a intenção de criar um “ser” que simulasse a vida do ser humano.
  • Tradic

    Tradic
    TRADIC (Transistorized Digital Computer), usava 800 transistores. Nessa época, apareceram também os circuitos impressos,
    as memórias de núcleos magnéticos e as primeiras linguagens de alto nível.
  • Period: to

    2ª Geração de Computadores - Transistor

    Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminuiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e minicomputadores.
  • Super Computador

    Super Computador
    Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química e medicina.Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray.Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos.
  • IBM 7030

    IBM 7030
    Foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos, o que permitia até um milhão de operações por segundo. Várias linguagens foram desenvolvidas para os computadores de segunda geração, como Fortran, Cobol e Algol.
  • Period: to

    3ª Geração de Computadores - Circuito Integrado

    Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente.
  • PDP 8

    PDP 8
    PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais básica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares a menos). Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço no cômodo.
  • IBM 360/91

    IBM 360/91
    O IBM 360/91 foi um dos primeiros a permitir programação da CPU por microcódigo, ou seja, as operações usadas por um processador qualquer poderiam ser gravadas através de softwares, sem a necessidade do projetar todo o circuito de forma manual.
  • Altair 8800

    Altair 8800
    O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho.
  • Apple I

    Apple I
    o Apple I, lançado em 1976, pode ser considerado como o primeiro computador pessoal, pois acompanhava um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC.
  • Apple II

    Apple II
    Lançado em 1979, o Apple II segue a mesma ideia do Apple I.
  • Workstations

    Workstation, ou estação de trabalho, é o computador com capacidade de processamento de cálculos e gráficos superior aos comuns. Eles são destinados principalmente a usos profissionais específicos, tais como arquitetura, desenho industrial, criação de filmes 3D ou em laboratórios de física. Os pioneiros nesta área foram Apollo Computer e Sun Microsystems, que criaram estações de trabalho rodando UNIX em plataformas baseadas no microprocessador 68000 da Motorola.
  • Period: to

    4ª Geração de Computadores - Computadores pessoais, miniaturização, microprocessador.

    A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas. Os circuitos acabaram se tornando ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal.
  • Lisa

    Lisa
    O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A ideia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade.
  • Ipod

    Ipod
    O iPod estreou no mercado com o modelo Classic, em outubro de 2001, lançado pela empresa americana Apple. Antes da descontinuação do veterano da linha, a série era composta pelos seguintes dispositivos: iPod Classic, iPod Shuffle, iPod Nano e iPod Touch. A chegada do modelo Classic ainda é considerada como o lançamento mais arriscado da trajetória da marca, por ter sido anunciado no mês seguinte aos atentados de 11 de setembro, ocorridos nos Estados Unidos.
  • Computadores de Bolso e Tablets

    Computadores de Bolso e Tablets
    De alguns anos para cá, cada vez mais computadores móveis são lançados no mercado, os quais podem ser carregados dentro do bolso. Entre esses dispositivos, podemos citar primeiramente os celulares, que cada vez mais executam funções existentes nos computadores, possuindo sistemas operacionais completos, além de palmtops, pendrives, câmeras fotográficas, TVs portáteis etc.
  • Internet das Coisas

    Internet das Coisas
    A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.
  • Period: to

    5ª Geração de Computadores (atualmente) – computação ubíqua (softwares

    Caracterizada pela diminuição do tamanho dos computadores (PDAs) e da presença da computação em atividades cotidianas (softwares embarcados): – relógios, celulares, cartões de banco, microondas, carros, controle de portas...