Linha Do Tempo - Computador

  • 7000 BCE

    Introdução

    Introdução
    O computador na sociedade moderna veio para facilitar a vida de todo mundo, hoje em dia através da utilização do computador, podemos pagar contas, fazer transações bancarias, comprar livros e etc.
    - Mas como tudo começou ?
  • 5000 BCE

    A primeira máquina de contar

    A primeira máquina de contar
    O ábaco foi disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura: O ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os russos chamam de TSCHOTY.
    Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 mais rápido que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital.
    Ainda hoje, depois de milhares de anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento. Considerado a 1° calculadora.
  • John Napier

    John Napier
    Os ossos de Napier é um dispositivo de cálculo de funcionamento manual criado por John Napier de Merchiston para cálculo de produtos e quocientes de números.
    Usando as tabelas de multiplicação incorporadas nas hastes, a multiplicação e a divisão podem ser reduzidas a operações de adição e subtração. O uso mais avançado das hastes pode até extrair raízes quadradas .
  • Primeira calculadora mecânica

    Primeira calculadora mecânica
    A primeira calculadora mecânica foi inventada pelo professor alemão Wilhelm Schickard em 1623. Essa calculadora era capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar números ate 6 dígitos, indicando o resultado através de um toque de sino, por isso ficou conhecida como relógio calculador.
    Infelizmente o único exemplar dessa calculadora foi destruído em um incêndio, Mas na década de 60, foram encontradas as anotações do projeto dessa calculadora, possibilitando sua reprodução.
  • Régua de Cálculo

    Régua de Cálculo
    Inventada por William Oughtred em 1622, a régua de cálculo é um dispositivo que consiste em escalas graduadas, capazes de movimento relativo, de modo que os cálculos simples podem ser realizados mecanicamente. Esses dispositivos contêm escalas para multiplicar, dividir e extrair raízes quadradas, e alguns também contêm escalas de cálculo como funções trigonométricas e logaritmos.
  • Pascaline

    Pascaline
    Pascal um jovem matemático francês inventou a primeira máquina de calcular. Esta máquina só tinha a capacidade de somar e subtrair funcionava por engrenagens mecânicas.
    Pascal inventou a primeira calculadora mecânica para ajudar o seu pai com o trabalho de colecta de impostos. Trabalhou nele três anos entre 1642 e 1645. O dispositivo, chamado Pascaline, é assemelhado a uma calculadora mecânica de 1940.
  • Stepped Reckoner

    Stepped Reckoner
    O matemático Gottfried Wilhelm Von Leibniz baseando-se na calculadora de Pascal, construiu a Stepped reckoner. Era uma calculadora mecânica que fazia as quatro operações básicas e a raiz quadrada dos números.
  • Calculadora de Philipp Matthäus Hahn

    Calculadora de Philipp Matthäus Hahn
    Neste ano surgiu uma idéia para facilitar sua tarefa profissional: uma máquina para executar somatórias, subtração, divisão e multiplicação.
    Partiu em busca de informações tendo encontrado um artigo interessante, sobre a máquina de calcular de Philipp Matthäus Hahn.
    Decidiu usar este equipamento como protótipo, logo percebeu, precisar realizar algumas pequenas mudanças, para tentar melhorar essa calculadora de alguma forma.(ao lado, o complexo invento de Philip M. Hahn.)
  • Joseph Jacquard - Programação Funcional

    Joseph Jacquard - Programação Funcional
    Joseph Marie Jacquard, mecânico francês inventor do tear mecânico. Em 1804, Joseph Marie Jacquard construiu um tear inteiramente automatizado, que podia fazer desenhos muito complicados.
  • Máquina Diferencial de Babbage

    Desenvolvida por volta de 1834, ela foi a primeira máquina que poderia ser programada para executar vários comandos de qualquer tipo. O mais interessante de tudo é que o desenho e a estrutura básica da invenção de Babbage fazem parte dos computadores que usamos hoje, mesmo após mais de um século.
  • Máquina analítica

    Máquina analítica
    A máquina analítica, também designado engenho analítico, na história dos computadores , foi um projeto de um computador mecânico moderno de uso geral, realizado pelo professor de matemática britânico Charles Babbage.
  • Teoria de Boole

    Teoria de Boole
    George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1. Em sua teoria, o número “1” tem significados como: ativo, ligado, existente, verdadeiro. Por outro lado, o “O” representava o inverso: não ativo, desligado, não existente, falso. Para representar valores intermediários, como “mais ou menos” ativo, é possível usar dois ou mais algarismos(bits) para a representação.
  • Hermann Hollerith

    Hermann Hollerith
    Hollerith também utilizou cartões perfurados para ajudar a analisar os dados do censo de 1890. Ele teve a ideia ao ver um fiscal de uma ferroviária perfurar os bilhetes do trem e baseou-se nas folhas de urdidura inventadas nos anos 1800 pelo tecelão francês Joseph-Marie Jacquard. Seu grande avanço foi empregar eletricidade para a leitura, contagem e classificação dessas fichas, cujos orifícios representavam as informações colhidas pelos recenseadores.
  • Z1

    Z1
    O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, a partir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era denominado V-1, Zuse mudou seu nome, após o fim da guerra, para Z1 a fim de evitar confusões com a denominação dos foguetes desenvolvidos pelo seu amigo Werner von Braun. Embora eletro-mecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.
  • Z2

    Antes de ter concluído o Z1, que era limitado tecnicamente, por ser eletro-mecânico, Zuse começou a trabalhar num outro computador com relês e válvulas, criando, em Abril de 1939, o Z2, o primeiro computador do mundo. O Z2 foi concluído em Abril de 1939, quando Zuse o apresentou, em uma demonstração, para a D.V.F.L. (Instituto de Investigação da Força Aérea Alemã) o qual teve interesse em financiar o desenvolvimento de um computador mais potente.
  • Z3

    Z3
    O computador Z3 foi a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo, criado em 1941 pelo alemão Konrad Zuse. Foi utilizado pelo Instituto de pesquisa aeronáutica alemão a fim de realizar análises estatísticas em projetos de asas de novas aeronaves.[1] Sua construção se deu durante a segunda guerra mundial e tinha como objetivo a codificação de mensagens, por uma equipe de 15 pessoas em um anexo da fábrica de aviões Henschel.
  • MARK I

    MARK I
    O MARK I foi construido na sequência da celebração, em 1939, de um contrato entre a Marinha dos Estados Unidos da América (US Navy ) e a Universidade de Harvard para construção de um calculador de tabelas para uso na navegação. A ibm financiava a construção do calculador em 2/3 e o restante era financiado pela Marinha dos Estados Unidos da América.
  • Mark II ou Colossus

    Mark II ou Colossus
    A máquina ocupa uma sala inteira, é formada por várias peças aposentadas há décadas e nem contava com recursos como tela ou memória. Mas ele surgiu anos antes do ENIAC, em janeiro de 1944, e tinha uma função ainda mais nobre do que fazer cálculos: decodificar mensagens trocadas entre soldados nazistas, permitindo que os Aliados antecipassem e neutralizassem os movimentos inimigos.
  • ENIAC

    ENIAC
    Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC - em português: computador integrador numérico eletrônico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos comentam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
  • Univac I

    Univac I
    O UNIVAC I (de UNIVersal Automatic Computer - Computador Automático Universal) foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. Foi projetado por J. Presper Eckert e John Mauchly, os inventores do ENIAC para uma empresa fundada por ambos, a Eckert-Mauchly Computer Corporation, mas só ficou pronto após esta ser adquirida pela Remington e virar a divisão UNIVAC.
  • Tradic

    Tradic
    Criado pela Bell Laboratories, o TRADIC possuía 800 transistores, sendo cada um em seu próprio recipiente.
  • Super Computador

    Super Computador
    Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química e medicina.
    Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray.Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).
  • IBM 7030 - Strech

    IBM 7030 - Strech
    O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilzado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época.
  • PDP 8

    PDP 8
    A máquina de 12 bits PDP-8 foi o primeiro sucesso comercial minicomputador, produzida pela Digital Equipment Corporation (DEC) na década de 1960. DEC introduziu-o em 22 março de 1965, e vendeu mais de 50.000 sistemas, mais do que qualquer computador até essa data. Foi o primeiro computador amplamente vendido das séries de computadores da DEC (o PDP-5 não foi originalmente destinados a ser um computador de uso geral).
  • IBM 360/91

    Um dos principais exemplos da Terceira geração é o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.
  • Altair 8800

    Altair 8800
    8080 foi o chip usado no Altair 8800 que, lançado no final de 1974, é considerado por muitos o primeiro computador pessoal da história. Na época, computadores eram grandes e absurdamente caros, por isso poucos tinham oportunidade de ter contato com um. Mesmo nos cursos de programação, tudo era feito em papel e apenas os mais sortudos tinham a chance de rodar os programas em um computador real. Tendo isso em mente, não é difícil de imaginar o furor que o lançamento do Altair gerou.
  • Apple I

    Apple I
    O Apple I era baseado no processador MOS 6502, um clone do Motorola 6800, que era fabricado pela MOS Tecnology. Ele era um processador de 8 bits, que operava a apenas 1 MHz. Em termos de poder de processamento, o 6502 perdia para o 8080, mas o Apple I compensava a menor potência bruta oferecendo espaçosos 8 KB de memória, suficientes para carregar o interpretador BASIC (que ocupava 4 KB de memória), com 4 KB livres para escrever e rodar programas.
  • Apple II

    Apple II
    Apple II, a memória RAM podia ser expandida para até 52 KB, pois o processador Motorola 6502 era capaz de endereçar apenas 64 KB de memória, e 12 KB já correspondiam à ROM embutida. Um dos "macetes" naquela época era o uso de uma placa de expansão, fabricada pela recém formada Microsoft, que permitia desabilitar a ROM e usar 64 KB completos de memória. Além dos jogos, um dos programas mais populares para o Apple II foi o Visual Calc (ou VisiCalc), ancestral das planilhas atuais:
  • Lisa

    Lisa
    Apesar das novidades importantes que trouxe, o Lisa fracassou no mercado pelo altíssimo preço, por trazer um processador de velocidade baixa e pela chegada pouco tempo depois do primeiro Mac, com preço mais em conta. Confira abaixo um breve histórico da máquina revolucionária que "nasceu morta".
  • Ipod

    Ipod
    Agora conhecido pelo nome classic, o primeiro modelo do iPod foi introduzido em 2001 e trazia uma tela monocromática com resolução 160x128. As principais novidades ficavam por conta do espaço de 5GB e o Click Wheel, que neste primeiro modelo ainda operava de forma mecânica. O preço não era nada convidativo – US$ 399, mas a possibilidade de carregar 1000 músicas dentro do bolso foi o suficiente para garantir a popularidade do aparelho.
  • Internet das coisas

    Internet das coisas
    A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.