História Contemporânea da América

  • Tratado de Methuen

    A presença comercial inglesa era cada vez mais forte. Portugal, desde o Tratado de Methuen (1703) já havia aceitado a posição de um aliado menor da Inglaterra.
  • Period: to

    Guerra dos Sete Anos

    As primeiras ideias revolucionárias de independência das Treze Colônias surgiram com o fim da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), conflito militar iniciado na Europa, mas que, no plano mundial, opôs França e Inglaterra. A origem desse conflito está na rivalidade econômica e colonial franco-inglesa na América do Norte, devido à ocupação dos territórios franceses da Terranova e Nova Escócia por colonos britânicos instalados na costa nordeste e colonos franceses instalados a oeste das Treze Colônias.
  • Lei do Açucar

    A tinha como objetivo principal findar o contrabando e também proteger os agricultores ingleses radicados nas Antilhas. Sendo assim, taxavam o açúcar que não fosse comprado das Antilhas inglesas, e que entrava no território dos Estados Unidos.
    Na época a açúcar era a principal matéria-prima do rum, e ambos (açúcar e rum), juntamente com o tabaco eram demasiadamente utilizados pelos colonos para efetuar a compra de escravos na África.
    Incentivar o consumo de açucar inglês
  • Lei do Selo

    Num esforço para levantar fundos a fim de saldar os débitos e defender os vastos territórios do Novo Mundo conquistados aos franceses na Guerra dos Sete Anos (1756-1763), o Parlamento britânico aprova e o governo de Londres sanciona a Lei do Selo em 22 de março de 1765. A legislação impõe um tributo direto sobre todos os materiais e mercadorias na forma de um selo para uso comercial e legal nas colônias, de jornais e panfletos até baralhos e dados.
  • Lei do Aquartelamento

    Em 1765, os ingleses elaboraram uma nova lei: a Lei de Aquartelamento, que exigia dos colonos alojamento e transporte para as tropas enviadas à colônia. Enquanto isso, os colonos protestavam por não terem direito legislativo no parlamento inglês e recusaram-se a cumprir tal lei.
  • Atos de Townshend

    Em 1767, o primeiro-ministro Townshend criou os Atos de Townshend, que estabeleciam uma série de impostos alfandegários sobre as importações. Portanto todos os produtos importados tais como chá, vidro, papel, zarcão, corantes, entre outros, teriam altas taxas, o que dificultaria o comércio dos colonos, diminuindo mais ainda sua liberdade e autonomia econômica. Mais uma vez, os colonos boicotaram o comércio inglês e, em 1770, os Atos Townshend foram abolidos.
  • Lei do Chá

    Em 1773, foi elaborada a Lei do Chá, que garantia o monopólio de comércio desse produto à Companhia das Índias Orientais, empresa na qual muitos parlamentares tinham investimentos. A partir dessa nova lei, os colonos norte-americanos começaram a questionar se o governo faria isso com outros produtos. Dessa forma, não foi mais possível controlar a crise entre colônia e metrópole. Na noite de 16 de setembro de 1773 ocorreu o episódio conhecido como Boston Tea Party.
  • Primeiro Congresso da Filadélfia

    Os colonos convocaram o Primeiro Congresso da Filadélfia, em 1774, pedindo a revogação de leis e exigindo uma maior participação no parlamento inglês. Todavia, a metrópole manteve a repressão e não atendeu qualquer reivindicação.
  • Leis Intoleráveis

    A Lei obrigava os colonos a sustentar as tropas inglesas residentes na colônia. A partir desse momento o porto de Boston foi fechado, ficando interditado até o pagamento do prejuízo. A colônia de Massachusetts foi interditada e o governador assumiu poderes excepcionais. O Ato de Quebec, de 1774, impediu que as colônias de Massachussets, Virgínia, Connecticut e Pensilvânia ocupassem terras a oeste (desde 1763 a Linha da Proclamação Real já demarcara os montes Apalaches como limite à colonização).
  • Segundo Congresso da Filadélfia

    Em 1775, foi realizado o Segundo Congresso da Filadélfia, com caráter separatista. George Washington, da Virgínia, foi nomeado comandante das tropas americanas e uma comissão organizada por Thomas Jefferson teve a tarefa de redigir a Declaração de Independência, o que foi feito em 4 de julho de 1776, iniciando a guerra de independência.
  • Independência dos EUA

  • Batalha de Yoktown

    Os franceses tiveram importante papel na vitória, pois estavam afinados com os ideais de liberdade do movimento e muito interessados em golpear a Inglaterra. A França transferiu dinheiro para os americanos, assinaram tratados e buscaram aliança dos espanhóis contra os ingleses. A guerra ampliou-se para o Caribe e para as Índias, com a ajuda marítima francesa. Com apoio externo os ingleses foram, então, derrotados no ano de 1781 na Batalha de Yorktown
  • Tratado de Versalhes - 1783

    Em 1783, pelo Tratado de Versalhes, a Inglaterra reconheceu a Independência dos Estados Unidos. Os aliados dos norte-americanos foram recompensados – a França recuperou Santa Lúcia e Tobago, nas Antilhas, e suas possessões no Senegal; a Espanha ganhou a ilha de Minorca e a região da Flórida. George Washington, líder das tropas rebeldes, tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos, primeiro país da América a se converter em uma República Federativa e Presidencialista.
  • Primeira Constituição dos EUA

    Em 1787, a nova nação proclamou sua primeira Constituição, que entrou em vigor em 88. A Constituição apresentava um caráter liberal e moderno convergente com os ideais republicados de ThomasJefferson que primavam pela autonomia política para os Estados membros da Federação.A Câmara dos Representantes e o Senado compunham o Congresso.OCongresso votava as leis e os orçamentos,e o Senado se preocupava com a política exterior.O presidente caberia a indicação de nove juízes para ocupar aCorte Suprema
  • Period: to

    Governo de George Warshington

    George Washington tinha como preocupação inicial, além de consolidar a União, resolver as questões diplomáticas com os países europeus que possuíam colônias fronteiriças. Apesar da necessidade de fortalecer a economia e organizar o país, os acontecimentos políticos europeus não poderiam ser ignorados. O padrão de comportamento externo no período pós-independência e durante a consolidação da República foi caracterizado pela consciência da vulnerabilidade do país no sistema internacional.
  • Period: to

    Governo de John Adams

    Ao término do segundo mandato presidencial de Washington, os Federalistas continuavam no poder através de John Adams (1797-1801), que continuou o processo de consolidação do governo, mas não considerou a adesão da opinião pública aos Republicanos.
  • Period: to

    Governo de Thomas Jefferson

    Deu um caráter mais liberal ao país, estendendo o direito de voto aos não proprietários, estimulando a agricultura e a expansão para o Oeste. Encerrado o processo de independência e buscando a consolidação do Estado Nacional, os Estados Unidos entraram em uma nova fase, caracterizada pelo expansionismo interno, viabilizado por um rápido processo de ampliação das fronteiras(1800-1850)que envolveu iniciativas diplomáticas como a disputa direta pelas terras, justificada pelo Destino Manifesto.
  • Compra da Luisiana à França pelos EUA

  • Independência do Haiti

    No Haiti, colônia francesa, entre 1791 e 1804 houve guerras civis, com o levante dos escravos, comandado por Toussaint de l’Ouverture. Seu sucessor, Dessalines, proclamou, em 1804, a independência do país, que chegou a prestar ajuda a Bolívar. O Haiti, posteriormente, passou por períodos de desorganização e divisão interna. No “Haiti Espanhol” (atual República Dominicana) o General Jose Juñez de Cáceres proclamou a independência em 1821, vinculando-se à Colômbia de Simon Bolívar.
  • Chegada da Corte portuguesa ao Brasil

    No Brasil foi peculiar, pois a vinda da Corte, do exército e da administração em 1808 em navio britânicos, quando Napoleão invadiu Portugal, gerou um processo de centralização e reforço dos laços de dominação (o Rio de Janeiro passava a ocupar o lugar de Lisboa), enquanto as colônias espanholas se dividiam.
  • Period: to

    Governo de James Madison

    Quando James Madison (1809-1817) assumiu a presidência, as relações com a Grã-Bretanha eram insustentáveis e o confronto direto parecia inevitável.
  • Deposição do Vice-Rei do Prata

    Na Argentina, o movimento emancipatório teve início quando foi deposto o Vice-Rei e estabelecida a Junta Provincial chefiada por Manuel Belgrano (partidário de uma monarquia liberal sob a tutela espanhola), e Mariano Moreno, favorável à República (1810).
  • Tratado de Livre Comércio com a Inglaterra-Brasil

    Em 1810 foi assinado um tratado de livre comércio com a Inglaterra e, em 1815, com a restauração absolutista do Congresso de Viena na Europa e as tendências liberais vigentes no novo mundo, a dinastia de Bragança temia retornar a Portugal e ver a proclamação da independência no Brasil, tal como acontecia nos países vizinhos (com mudanças sociopolíticas indesejáveis), com apoio inglês.
  • Period: to

    Primeira Guerra de Independência da América Latina

    Foi um período de intensificação da repressão às Juntas americanas,por parte das forças espanholas localizadas na América. O temor dos criollos em perder as conquistas obtidas,fez com que sublevações ocorressem em quase toda a América Esp, principalmente na Venezuela e o Prata. Fatores prorrogaram o sucesso do movimento: divergência entre os criollos;apoio que uma minoria concedeu às forças fiéis à Espanha;envolvimento da ING e EUA na guerra de 1812, os quais não puderam, socorrerem os rebeldes
  • Morte de Hidalgo

    O movimento insurrecional no México diferiu de todos os demais. As primeiras insurreições foram populares, com forte conteúdo social e racial. O levante do padre Miguel Hidalgo, que reunia indígenas e mestiços, fracassou em decorrência da aliança entre os espanhóis e parte da elite criolla. A morte de Hidalgo, outro padre,Morellos, conseguiu melhores resultados, proclamando a independência da Nova Espanha, organizando a Junta Suprema Nacional e uma administração regular.
  • Segunda Guerra de Independência (1812-1814)

    Travada devido a conflitos comerciais e territoriais, nos quais os Estados Unidos acusavam a Grã-Bretanha de violar seus direitos marítimos, impedindo a livre realização de suas trocas comerciais e pela disputa dos territórios do norte, quando os Estados Unidos pensavam em expandir suas possessões ao Canadá, revelou o desejo britânico pela manutenção dos vínculos econômicos, principalmente com os estados agrícolas do sul. Washington chegou a ser ocupada e a Casa Branca incendiada pelos ingleses.
  • Francia tornou-se Ditador Perpétuo da República do Paraguai

    Em 1813, Francia tornou-se Ditador Perpétuo da República do Paraguai e implementou uma política isolacionista por um período de 26 anos. É importante ressaltar que, no caso do Paraguai, a população indígena (anteriormente aldeada) imprimiu características étnicas e culturais que diferenciaram a região dos seus vizinhos, bem como o papel desempenhado pelos jesuítas nas comunidades indígenas, agregando a população em um sistema coletivista.
  • Tratado de Gante

    O Tratado, firmado em Gante, na atual Bélgica, pôs fim à Guerra de 1812 entre EUA e a Grã-Bretanha. O tratado repôs, em grande medida, o status quo ante bellum entre os dois países. Devido à lentidão das comunicações, o tratado de paz só chegou à América duas semanas mais tarde, bem depois da Batalha de Nova Orleãs. Apesar das perdas impostas aos EUA, o país não havia sofrido modificações em seu mapa político. Ao contrário, a União fortaleceu-se diante do reforço aos sentimentos nacionalistas.
  • Anexação do Uruguai pelo Brasil

    O Uruguai, até 1817 permaneceu sob o poder da Espanha quando, então, foi anexado ao Brasil com o nome de Província Cisplatina, apesar da resistência de José Artigas, defensor de um projeto federativo para a região platina e de transformação social.
  • Period: to

    Governo de James Monroe

    Doutrina Monroe
  • Period: to

    Segunda Guerra de Independência da América Latina

    Excessos da repressão esp, levou ao reinício das guerras que culminaram com a vitória sobre a ESP. É necessário observar a nova conjuntura internacional, com a derrota de Napoleão, com a atenção da GRB voltada para a América e com o fortalecimento dos EUA no contexto da Doutrina Monroe.A Espanha encontrava-se convulsionada (Revolução Liberal) e viu-se impedida de socorrer suas tropas.A ING vetou qualquer intervenção da Santa Aliança nas Américas, bem como o envio de reforços militares espanhóis.
  • Compra da Flórida à Espanha pelos EUA

  • Revolução Liberal do Porto

    A revolta liberal de 1820 em Portugal levou o Rei Dom João VI de volta em 1821, deixando em seu lugar seu filho Pedro. Não podendo mais conciliar a situação, optaram pela solução dinástica de manter dois reinos sob sua soberania, sendo a independência proclamada em 1822.
  • Pacto de Iguala

    Atentando-se para a força do movimento de independência a própria Coroa se incumbiu de ordenar o processo. Representando os poderes coloniais, Augustín Itúrbide implementou um projeto de reforma política que ficou conhecido como Plano Iguala. Em tal proposta, o México tornou-se uma monarquia independente. No plano político, criollos e gachupines teriam os mesmos direitos políticos. A fé católica e a antiga configuração agrária excludente seriam reafirmadas por esse governo.
  • Batalha de Aycucho

    É um episódio da luta pela independência da América espanhola ocorrido na planície de Ayacucho (Alto Peru) em 9 de dezembro de 1825. A batalha opôs as forças realistas de vice-rei D. José de la Serna e as forças revolucionárias comandadas por Bolívar e Sucre. Depois de violentos e sangrentos combates, as tropas rebeldes acabaram por sair vitoriosas. Com a derrota dos realistas neste confronto e também na batalha de Junín (travada no mesmo ano), concretizava-se a independência do Peru.
  • Doutrina Moroe

    Sob a pressão das potências europeias, foi formulada a Doutrina Monroe (1823), extraída da mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso, em que definia a política norte-americana em relação às grandes questões mundiais. A Doutrina veio a reafirmar a independência dos países americanos, resguardando o continente de qualquer intervenção ou tentativa recolonizadora por parte das potências europeias; por outro lado, apresentava os Estados Unidos como uma possível liderança hemisférica.
  • Independência das Províncias Unidas Centro-Americanas

    Em 1821 o México anexou a Guatemala, mas no ano seguinte houve um levante liderado por Delgado y Arce. O primeiro proclamou, em 1823, a independência das Províncias Unidas Centro-Americanas, integrada por Guatemala, Honduras, El Salvador, Guatemala e Costa Rica, que duraria até 1839, quando cada província ficaria independente.
  • Reconhecimento da independência brasileira pelos EUA

    No plano externo, os Estados Unidos reconheceram diplomaticamente a independência do Brasil em maio de 1824.
  • Promulgação da Constituição dos Estados Unidos do México

    Ficaria estabelecido que o México se organizaria como uma monarquia constitucional, e, logo, Iturbide proclamou-se imperador, sob o nome de Agustín I. Seu governo foi assinalado por uma série de violências e despotismos que provocaram um levante chefiado por Antonio Lopes Sant’ana. Iturbide abdicou em 1823, sendo fuzilado no ano seguinte ao tentar recuperar o poder. Em 1824, foi promulgada a Constituição dos Estados Unidos do México, quando foi eleito presidente o general Guadalupe Vitória.
  • Declaração de Independência do Uruguai

  • Reconhecimento da independência brasileira por Portugal

    Portugal reconheceu a independência brasileira em agosto de 1825, por um tratado no qual o Brasil concordou em compensar a metrópole em 2 milhões de libras pela perda da antiga colônia e em não permitir a união de qualquer outra colônia ao Brasil (caso de Angola). Essa indenização deu origem ao primeiro empréstimo externo, contraído pelo Brasil em Londres.
  • Congresso do Panamá

    O Congresso do Panamá reuniu representantes do México, Peru, Grã-Colômbia, das Províncias Unidas de Centro-América e Estados Unidos. Na reunião, pretendia-se concretizar o ideal de unidade política entre os povos hispano-americanos com o estabelecimento de uma força militar comum e o fim da escravidão em toda a extensão continental. A proposta foi encabeçada por Simon Bolívar.
    Contudo, o ideal pan-americanista de Simon Bolívar foi refutado por três importantes nações da época: o Bra, EUA e a ING
  • Guerras internas na Grã-Colômbia

    As guerras internas na Grã-Colômbia levaram ao fim o que restava do projeto bolivariano,com Venezuela e Equador se independizando da Colômbia.Iniciativas confederadas também ruíram na região andina.A Bolívia havia sido invadida pelo Peru em1828 e,em1837 estabeleceu-se a efêmera Confederação Peru-Bolívia,que seria dissolvida em 1839.O insucesso foi decorrente da guerra que a Argentina eoChile moveram contra aConfederação,um projeto geopolítico que ameaçava seus interesses de expansão para o norte
  • Ocupação das Malvinas pela Inglaterra

    No tocante às intervenções extracontinentais, em 1833 a Inglaterra, cinco anos após afirmar seus interesses regionais com a independência do Uruguai, ocupou as ilhas Malvinas, nominalmente argentinas.
  • Period: to

    Guerra: EUA VS México

  • Tratado Guadalupe - Hidalgo

    Através da assinatura do Tratado Guadalupe - Hidalgo, no qual o México reconhecia a perda do Texas e cedia aos EUA a área do Texas à Califórnia (incluindo Nevada, Utah, Colorado, Arizona e Novo México). Com as terras tomadas do México estava garantido o acesso direto ao Oceano Pacífico e, logo, o interesse pelo Extremo Oriente, abrindo o Japão ao comércio internacional (1854) e aproximando-se da China, revelando uma nova etapa da política externa norte-americana.
  • Compra do território de Gadsdem ao México pelos EUA

  • Period: to

    Guerra da Secessão

    No âmbito doméstico, o expansionismo levou a distorções que conduziram à Guerra de Secessão (1861-1865); a expansão veio a consolidar a distância econômica e o desequilíbrio político entre dois sistemas – o trabalho livre, comercial e industrial do norte, e o do trabalho escravo, agrícola e latifundiário do sul.
  • Guerra do Pacífico - Espanha

    Entre 1866 e 1868, a Espanha travou a Guerra do Pacífico, um conflito naval contra o Chile e o Peru, chegando a bombardear vários portos.
  • Compra do Alasca

  • Primeira Grande Depressão - EUA

  • Guerra do Salitre

    A(Segunda)Guerra do Pacífico(ou do Salitre)foi deflagrada em 1879 pelo Chile, que ocupou o deserto do Atacama, apossando-se de ricas jazidas de fosfato e cobre, das quais em benefício de capitais ingleses que as ambicionavam. A Bolívia perdeu sua saída para o mar e o Peru uma parte do seu litoral. O Chile fora, ao longo do século XIX, um país estável, bem organizado e conectado com as grandes potências. Na Guerra do Salitre e na campanha contra os índios do sul o país triplicou de tamanho
  • John D. Rockfeller e seus sócios constroem o primeiro truste

    Uma grande empresa poderia expandir-se ou integrar-se horizontalmente, na tentativa de monopolizar um único produto, comprando e tirando o negócio de empresas concorrentes, ou um império diversificado poderia integrar-se verticalmente, enfeixando numerosas empresas correlatas, mas não idênticas, em vários níveis de produção e distribuição.
  • I Conferência Internacional dos Estados Americanos

    Em 1889, ocorreu a I Conferência Internacional dos Estados Americanos, em Washington. Antes de iniciarem os trabalhos da Conferência, os delegados latino-americanos foram convidados a visitar os centros industriais dos Estados Unidos, para gerar uma impressão favorável ao avanço técnico-industrial do país. Nenhuma das duas ideias mestras norte-americanas, união aduaneira e arbitragem obrigatória, foram aceitas na reunião.
  • União Internacional das Repúblicas Americanas

    O principal resultado concreto da I Conferência foi a criação de uma União Internacional das Repúblicas Americanas, com sua secretaria permanente em Washington. O propósito era o de receber e divulgar informação econômica e técnica sobre os países membros da união. Durante a década de 1890 a 1900, os Estados Unidos tomaram diversas iniciativas em política exterior: uma delas foi a discussão fronteiriça entre Venezuela e Grã-Bretanha.
  • Guerra Hispan0-americano

    Cuba era o obstáculo mais imediato ao controle do Caribe e o domínio naval norte-americano parecia incontestável. Quatro meses depois do início da guerra era assinado o armistício. Como condições do armistício, os Estados Unidos fizeram com que Espanha se retirasse de Cuba (Emenda Platt em 1902) e lhe cedessem Porto Rico, água (no Pacífico) e as Filipinas.
  • Period: to

    Governo de Theodore Roosevelt

    A partir de 1902, sob o impulso do governo de Theodore Roosevelt (1901-1909), intensificaram-se as discussões em torno do Canal do Panamá e o controle dos Estados Unidos sobre o processo
  • Period: to

    Governo de William Taft

    Os mandatos de Roosevelt e de William Taft (1909-1913) definiram-se por suas atuações, em relação aos países latino-americanos, através da Diplomacia do Dólar ou Política do Big Stick, tratados adiante, embora a iniciativa visasse também impedir uma recolonização europeia de algumas regiões, durante a fase do imperialismo. Assim, legitimava-se a fase intervencionista da política externa norte-americana.