Governadores Gerais

  • Mar 29, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    Tomé de Sousa, administrou o Brasil entre 1549 e 1553. Ele e sua comitiva chegaram à Baía de Todos-os-Santos em 29 de março de 1549. Entre eles chegaram artesãos, colonos e exilados que logo ao desembarcarem começaram a criar Salvador.
    Na colonização do Brasil ele era religioso, a vinda de Tomé de Sousa incluiu a chegada dos primeiros jesuítas, chefiados pelo Padre Manuel da Nóbrega, com o intuito de iniciar um sistemático processo de catequese junto aos indígenas e evitar desvios de conduta.
  • 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    Entre 1553 e 1558, o Brasil Colônia foi governado por Duarte da Costa, que chegou ao território brasileiro em 1553, trazendo consigo cerca de 250 pessoas, entre elas, o jesuíta José de Anchieta.
    A administração de Duarte da Costa também foi marcada pelo envio de uma expedição ao sertão, a fim de encontrar minerais preciosos.
    Foi no período do seu governo que, em 1555, ocorreu a invasão francesa e a fundação da França Antártica. A expedição colonizadora francesa se instalou na capitania do RJ.
  • 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    Mem de Sá foi designado pela Coroa portuguesa para ser o terceiro governador-geral do Brasil Colônia, ficando no cargo por 14 anos, de 1558 a 1572.
    no campo econômico, determinou a criação de mais engenhos e o aumento do fluxo de escravizados da África, para alimentar a necessidade de mão de obra implementada nos engenhos coloniais.
    As ameaças de origem interna foram conflitos com indígenas e padres jesuítas. Mem de Sá enfrentou a dura oposição indígena ao projeto colonizador português.