Download

Friso cronológico 1945-1999

  • Rendição da Alemanha na 2ª Guerra Mundial

    Rendição da Alemanha na 2ª Guerra Mundial
    A 7 de maio de 1945, foi assinada por Alfred Jodl em Reims, a rendição incondicional da Alemanha, retificada no dia seguinte em Berlim, após severas críticas prestadas por Stalin. Este marco histórico representa o início do fim da 2ª Guerra.
  • Conferência de Postdam

    Conferência de Postdam
    Após a segunda guerra mundial, foi realizada uma conferência em Postdam, na Alemanha, onde foi decidida a divisão da mesma, entre os Aliados (Reino Unido, França, EUA) e a União Soviética. Foi também dividida a capital Berlim pelas quatro forças, apesar de se integrar na região administrada pelos soviéticos.
    A Alemanha permanecer-se-ia dividida até 1990.
  • Rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial

    Rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial
    Após ser atacado com duas bombas nucleares no espaço de 3 dias, em Hiroshima e Nagasaki, o Japão rende-se oficialmente a 2 de setembro de 1945, significando o final da segunda guerra mundial.
  • Discurso de Winston Churchill

    Discurso de Winston Churchill
    Considerado um dos momentos desencadeantes da guerra fria, este discurso proferido por Winston Churchill, à data, primeiro-ministro britânico, ficou marcado pela expressão utilizada, "iron curtains", em português, cortinas de ferro.
    Esta expressão, representa o objetivo de divisão da europa entre o capitalismo e comunismo, levando à extinção da aliança.
  • Início da Guerra fria

    Início da Guerra fria
    A guerra fria é oficializada após o discurso de Harry Truman no congresso americano, onde agressivamente afirma que pretende combater o comunismo e defender o resto do mundo da expansão desses ideais.
    Discurso-vídeo
  • Implementação do plano Marshall

    Implementação do plano Marshall
    Redigido pelo secretário de Estado americano, George Marshall, o plano Marshall consistiu num programa de recuperação europeia, financiada pelos EUA, com objetivo de consolidar a permanência do capitalismo na Europa e afastar o avanço da união soviética.
    Este plano desenvolveu-se entre 1948 e 1951.
  • Bloqueio de Berlim

    Bloqueio de Berlim
    A 23 de junho de 1948, Stalin, líder soviético, mostrando-se revoltado com a uniformização do lado ocidental da Alemanha, reagiu declarando o bloqueio dos acessos terrestres e fluviais da cidade de Berlim, impossibilitando a chegada de alimentos e materiais.
    Este bloqueio manteve-se por quase um ano, necessitando os aliados ocidentais de construir uma ponte aérea para fornecer a sua população.
  • Criação da NATO

    Criação da NATO
    Os aliados (ocidentais) fundam a NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte como resposta à expansão do comunismo no mundo.
    Esta tinha como objetivo a interajuda na defesa dos membros no caso de surgir uma potencial ameaça soviética.
  • Criação da RFA

    Criação da RFA
    A Alemanha foi formalmente dividida em 2 em 1949 com a criação da RFA- República Federal Alemã, com a união das três zonas divididas pelos aliados na Alemanha Ocidental.
    Teve como principal motivação uma reforma monetária.
  • Criação da RDA

    Criação da RDA
    A República Democrática Alemã constituiu o lado oriental da Alemanha, administrada pelos soviéticos, entre 1949 e 1990.
  • Revolução comunista chinesa

    Revolução comunista chinesa
    Após o regresso da guerra civil chinesa entre os comunistas e os nacionalistas, os comunistas invadiram Pequim, refugiando os nacionalistas na ilha de Formosa, atual Tawain, assim, Mao Tsé-tung proclamou a República Popular da China, dando início implementação comunista na China.
  • Guerra na Coreia

    Guerra na Coreia
    Após a divisão da Coreia entre comunistas e capitalistas, respetivamente a Norte e Sul, a Coreia do Norte com apoio militar da URSS, ultrapassou a fronteira estabelecida, iniciando uma invasão que levou à Guerra Coreana.
    Ao longo da guerra, os EUA, agiram militarmente em prol da Coreia do Sul.
    Três anos depois, declararam tréguas, sem até hoje, ter existido um acordo de paz.
  • Morte de Stalin

    Morte de Stalin
    Consequência de um derrame, Stalin morre, sendo o seu cargo ocupado por Nikita Kruschev que não se poupou em críticas ao falecido. Assim, levantou-se uma onda de descontentamento perante o culto pregado por Stalin e pelo comunismo por todo o mundo.
  • Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos

    Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos
    Grande campanha com o objetivo de defender os direitos dos civis afro-americanos, em destaque no setor da educação, após o caso Brown v. Board of Education of Topeka que levou ao fim da segregação em estabelecimentos de ensino.
    Destacou-se também Rosa Parks no boicote aos autocarros de Montgomery propondo terminar com a segregação racial nos transportes públicos.
    Outros nomes como Martin Luther King e Malcolm X reforçaram o objetivo de acabar com a segregação e dar a todos o direito de voto
  • Pacto de Varsóvia

    Pacto de Varsóvia
    Em forma de resposta à criação da NATO, os países do leste assinaram um tratado militar semelhante, criando o Pacto de Varsóvia.
  • Guerra do Vietname

    Guerra do Vietname
    A guerra do Vietname foi provocada pela ideia de união das duas regiões vietnamitas, a do Norte, influenciada pelo comunismo e a do sul, com influências capitalistas.
    Os EUA inicialmente mantiveram-se afastados, sendo apenas fornecedores de armamento e de ideias táticas para a região sulista, mas ao se notar a expansão do comunismo, os Estados Unidos decidem entrar ativamente na guerra, lançando 500,000 soldados norte-americanos para o país asiático, mas acabando por fracassar na sua missão.
  • Crise de Suez

    Crise de Suez
    Este conflito originou-se quando o Egito nacionalizou o canal de Suez, o que traria muitos problemas ao comércio israelita, assim, Israel com o apoio de França e Inglaterra declarou guerra ao Egito que se reforçou com a ajuda da URSS. Os EUA ao verem o potencial perigo de tal aliança, decide intervir na guerra, mas perante uma ameaça de bomba nuclear soviética, Israel e os seus aliados retiraram-se do Egito nove dias depois da declaração de guerra.
  • Início da corrida espacial

    Início da corrida espacial
    Foi uma disputa entre os EUA e a URSS, que marcou a Guerra Fria, por procurar descobrir entre as duas grandes potências, a que poderia dominar o espaço, a que poderia fazer mais explorações e mais tecnologia espacial.
    Foi iniciada aquando do lançamento para o espaço do primeiro satélite artificial, o Sputnik, pelos soviéticos.
  • Primeiro ser vivo no espaço

    Primeiro ser vivo no espaço
    No contexto, da corrida espacial, mais uma vez pelo lado dos soviéticos, foi enviada para o espaço pela primeira vez de sempre, um ser vivo como tripulante, a cadela Laika.
  • Criação da NASA

    Criação da NASA
    De forma a tentar acompanhar com o avanço que a URSS mantinha na corrida espacial, nos EUA, foi criada a NASA.
  • Revolução cubana

    Revolução cubana
    Após sete anos de uma ditadura com recurso à perseguição e censura liderada por Fulgêncio Batista, foi Fidel Castro, Che Guevara e outros rebeldes que se uniram para derrubar o regime e o domínio norte-americano em Cuba, confrontando o exército cubano.
    Após assegurar o poder, Fidel Castro implementou medidas comunistas em Cuba e aproximou-se da URSS.
    Os EUA voltaram-se para a América Latina, tentando combater a expansão do comunismo pela região, especialmente pela proximidade aos EUA.
  • Início da Guerra Colonial

    Início da Guerra Colonial
    O expansão do anticolonialismo cresceu após o fim da segunda guerra mundial dando origem a, inicialmente Angola iniciar a sua luta pela independência em 1961, mais tarde a Guiné-Bissau em 1963 e Moçambique em 1964.
    Os EUA tiveram um papel muito importante no fornecimento armamentista na guerra colonial, que iria durar ainda 13 anos.
  • Criação do muro de Berlim

    Criação do muro de Berlim
    A emigração em massa para o lado ocidental da Alemanha na procura de melhores condições levou à construção do muro de Berlim pelos comunistas, que circundava Berlim ocidental.
  • Crise dos mísseis de Cuba

    Crise dos mísseis de Cuba
    Momento de maior tensão em toda a Guerra fria
    Após os EUA descobrirem que a URSS tinha instalado uma base de mísseis em território cubano, estes prepararam um bloqueio naval à ilha caribenha, a chamada "quarentena".
    Após 13 dias de enorme tensão e perto de uma guerra nuclear, as duas potências chegaram a um acordo, a União Soviética retiraria as armas de Cuba e os EUA prometeriam não invadir Cuba e retirar as bases de mísseis que possuíam na Turquia.
  • Morte de JFK

    Morte de JFK
    Joh F. Kennedy, 35º presidente dos EUA, foi assassinado enquanto fazia uma visita política à cidade de Dallas.
    Este fazia um desfile em carro aberto quando se começaram a ouvir disparos. Dois deles, acabaram por atingir JFK, levando à sua morte 30 minutos depois.
    Foi feita uma detenção, mas ainda existem muitas conspirações que acreditam que a URSS, ou Cuba pudesse ter a ver com o assassinato.
  • Primavera de Praga

    Primavera de Praga
    Tentativa de implementar reformas contra o sistema comunista que orientava a Checoslováquia na década de 60, caracterizada pela censura.
    Em agosto de 1968, a URSS e as forças do Pacto de Varsóvia invadiram o país com o objetivo de travar o movimento.
  • Chegada à lua pelo homem

    Chegada à lua pelo homem
    Foi com o pousar da expedição Apollo 11 que o homem chegou pela primeira vez à lua, um grande feito realizado pela equipa norte americana a 20 de julho de 1969.
    A tripulação era constituída por Neil Armstrong e Edwin Aldrin.
    Ficou célebre a frase referida por N. Armstrong:
    " Um pequeno passo para o homem, um gigantesco passo para a Humanidade "
  • Crise económica da URSS

    Crise económica da URSS
    A economia da URSS começou a entrar em crise na década de 70. Não eram feitos grandes esforços por parte do governo para tentar dinamizar a economia do país que se encontrava já atrasada comparando por exemplo com os EUA.
  • Revolução de 25 de abril de 1974

    Revolução de 25 de abril de 1974
    Regime do Estado Novo, criado por Salazar em 1933, foi derrubado num golpe militar realizado em Lisboa, denominado também como revolução dos cravos.
  • Independência das colónias portuguesas

    Independência das colónias portuguesas
    Após a revolução de 25 de abril começou a descolonização das colónias portuguesas, exceto Timor-Leste. Ou seja, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
    A maioria dos casos realizou-se de forma pacífica e relativamente rápida, exceto o caso de Moçambique e de Angola que foram palco da guerra fria. Entraram ambos em Guerra Civil, sendo financiados pelo lado comunista e capitalista. A guerra civil moçambicana acabaria em 1992 e a Angolana em 2002.
  • Fim da corrida espacial

    Fim da corrida espacial
    A corrida espacial chega ao fim sem um vencedor definido após as duas potências se unirem e realizarem uma missão conjunta entre as naves Apollo 18 e Soyuz 19.
    A missão foi cumprida com sucesso e diminuiu a tensão entre os EUA e a URSS.
  • Guerra do Afeganistão

    Guerra do Afeganistão
    Em 1979, começa a Guerra Civil do Afeganistão entre os leninistas e os religiosos, os leninistas foram apoiados pela URSS e assim, deram origem à I Guerra do Afeganistão após a invasão da URSS.
    Os EUA apoiaram então a oposição, fornecendo armas e mantimentos.
    As tropas soviéticas acabam por sair do Afeganistão por não se conseguirem sustentar mais.
  • Entrada de Portugal na UE

    Entrada de Portugal na UE
    Em conjunto com Espanha, Portugal entra oficialmente na União Europeia, na altura, ainda chamada de CEE.
  • Acidente nuclear de Chernobyl

    Acidente nuclear de Chernobyl
    Ao ser realizado um teste num reator da central nuclear de Chernobil, na Ucrânia, verificaram-se anomalias, causando uma explosão que libertou uma nuvem radioativa pelo ar.
    Este acidente causou mais de 100 feridos imediatos e obrigou à evacuação das regiões mais próximas.
  • Saramago vence Nobel da literatura

    Saramago vence Nobel da literatura
    Aos 76 anos, José Saramago tornou-se o segundo português a receber um prémio Nobel, no caso do prémio Nobel da literatura, o primeiro, graças ao trabalho feito em "Ensaio Sobre a Cegueira” ou “O Evangelho Segundo.
  • Colapso do comunismo

    Colapso do comunismo
    Levantou-se no outono de 1989 uma onda de descontentamento que levou a múltiplas revoluções nos países do Leste europeu. Estas simbolizaram a queda do comunismo.
    Começaram na Polónia e rapidamente expandiram-se para a Hungria, Alemanha Oriental, Checoslováquia, etc.
    Estas revoluções fizeram acreditar que a Guerra Fria estava prestes a terminar.
  • Queda do muro de Berlim

    Queda do muro de Berlim
    O muro de Berlim que dividia a cidade de Berlim começou a ser destruído na noite de 9 de novembro de 1989, altura em que as manifestações contra o socialismo aumentavam, pois o povo ao observar as revoluções que eram feitas no Leste europeu desejava o mesmo.
    Foi aquando de uma entrevista que o porta-voz da Alemanha Oriental, Günter Schabowski, afirmou por engano que a lei que iria criar de mobilidade livre seria imediata, assim, as pessoas rapidamente começaram a sair à rua e a desmontar o muro
  • Dissolução da União Soviética

    Dissolução da União Soviética
    Apesar das medidas criadas pelo último presidente da URSS, "Mikhail Gorbachev", não havia mais forma de sustentar a economia do país, assim, em 1991, a URSS foi desmantelada, dando origem à independência de países como Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estónia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letónia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Uzbequistão e simbolizando o fim da Guerra Fria
  • Transferência de soberania de Macau

    Transferência de soberania de Macau
    Após mais de 400 anos sobre a soberania de Portugal, Macau foi entregue à República da China.