Formação de Portugal

  • 1128

    Batalha de São Mamede

    Batalha de São Mamede
    A Batalha de São Mamede foi uma batalha entre D.Afonso Henriques, que tinha do seu lado os nobres portucalenses, e o Conde Fernão Peres de Trava que tinha do seu lado as suas tropas e a sua amante condessa D.Teresa de Leão, mãe de Afonso Henriques. Esta batalha aconteceu pois D.Teresa queria apoderar-se de Portugal. A Batalha foi no campo de São Mamede, em Guimarães e foi travada em 1128. Afonso Henriques ganhou a batalha e há rumores de que D.Teresa tenha sido presa no Castelo de Lanhoso.
  • 1143

    Tratado de Zamora

    Tratado de Zamora
    O Tratado de Zamora foi um diploma que resultou da conferência de paz entre D.Afonso Henriques e Afonso VII rei de Leão e Castela. Esse foi feito para que acabassem os conflitos e se estabelece-se a paz. Esse Tratado feito em 1143 e vem substituir o anterior Tratado de Tui.
  • 1179

    Bula Manifestus Probatum

    Bula Manifestus Probatum
    Manifestus Probatum foi a bula emitida pelo Papa Alexandre III, em 1179, que declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e Castela, e D. Afonso Henriques, o seu soberano. Esta bula reconheceu a validade do Tratado de Zamora.
  • 1249

    Fim da Reconquista

    Fim da Reconquista
    A Reconquista foi o processo histórico ao longo do qual os reinos cristãos da Península Ibérica procuraram dominar a região durante o período de al-Andalus. O controlo progressivo da península possibilitou a fundação de novos reinos cristãos, como o Reino de Portugal e o Reino de Castela, precursores de Portugal e de Espanha.
    A Reconquista terminou em 1249.
  • 1297

    Tratado de Alcanises

    Tratado de Alcanises
    O Tratado de Alcanises foi um Tratado assinado em 1297 entre D. Dinis de Portugal e Maria de Molina, regente do Reino de Leão e Castela, em nome de Fernando IV, devido a esse ser ainda menor de idade. O tratado fazia parte de uma estratégia defensiva do rei D. Dinis, que após a assinatura acabou por retirar o seu apoio ao infante João de Castela e Tarifa, tio de Fernando IV.