-
Jan 1, 1220
Francis Bacon (1220-1292)
Filósofo e político britânico, colaborou com a criação do método científico. Por isso, é considerado um dos fundadores do "método indutivo de investigação científica", baseado nas observações dos fenômenos naturais.
https://www.todamateria.com.br/francis-bacon/ -
Jan 1, 1469
Nicolau Maquiavel (1469 – 1527)
Foi o filósofo que introduziu os princípios morais e éticos para a Política. Separou a política da ética, teoria analisada em sua obra mais emblemática “O Príncipe”, publicada postumamente em 1532.
https://www.todamateria.com.br/filosofia-moderna/ -
Jan 1, 1564
Galileu Galilei (1564 – 1642)
“Pai da Física e da Ciência Moderna”. Foi criador do “método matemático experimental”, o qual está baseado na observação dos fenômenos naturais, experimentações e valorização da matemática.
https://www.todamateria.com.br/maquiavel/ -
Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Analisou as causas e propriedades das coisas. Desenvolveu sua teoria abandonando a metafísica e baseando-se nos conceitos do materialismo, mecanicismo e empirismo. Visou explicar a realidade pelo corpo (matéria) e por seus movimentos (aliados à matemática).
https://www.todamateria.com.br/thomas-hobbes/ -
René Descartes (1596 – 1650)
Filósofo e matemático francês reconhecido por uma de suas célebres frases: “Penso, logo existo”. Foi criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.
https://www.todamateria.com.br/descartes/ -
John Locke (1632-1704)
Segundo ele, todo o conhecimento era proveniente da experiência. Com isso, o pensamento humano estaria pautado nas ideias de sensações e reflexão onde a mente seria uma "tábula rasa" no momento do nascimento.
https://www.infoescola.com/filosofia/empirismo/ -
Montesquieu (1689-1755)
Filósofo iluminista francês. Foi um defensor da democracia e crítico do absolutismo e do catolicismo. Sua maior contribuição teórica foi a separação dos poderes estatais em três poderes (poder executivo, poder legislativo e poder judiciário). Essa teoria foi formulada em sua obra O Espírito das Leis (1748). Segundo ele, essa caracterização protegeria as liberdades individuais, ao mesmo tempo que evitaria abusos dos governantes.
https://www.todamateria.com.br/montesquieu/ -
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Era um filósofo social e escritor suíço. Foi uma das mais importantes figuras do movimento iluminista. Foi defensor da liberdade e crítico do racionalismo. Na área da filosofia investigou temas acerca das instituições sociais e políticas. Suas obras mais destacadas são: “Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens” (1755) e “Contrato Social” (1972).
https://www.todamateria.com.br/instituicoes-sociais/ -
David Hume (1711-1776)
Filósofo e diplomata escocês, seguia a linha empirista e do ceticismo. Criticou o racionalismo dogmático e o raciocínio indutivo, analisados em sua obra “Investigação Acerca do Entendimento Humano”. Defende a ideia do desenvolvimento do conhecimento a partir da experiência sensível, na qual as percepções estariam divididas em: impressões (associadas aos sentidos) e ideias (representações mentais resultantes das impressões).
https://www.todamateria.com.br/david-hume/