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criação da toria dos jogos
A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução das espécies por seleção natural. Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiro iterado, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada nas ciências políticas, ciências militares, ética, economia, filosofia, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. -
jogos matemáticos
O primeiro jogo deste tipo surgiu em uma revista americana em 1979 e, segundo uma pesquisa, foi criado pelo arquiteto aposentado Howard Garns. O passatempo foi publicado com o nome Number Place (lugar dos números), porém apareceu em uma revista japonesa com o nome Sudoku. -
os jogos manuscritos e milenares
a história dos Jogos Manuscritos milenares falam de jogos praticados em todas as regiões do planeta. Dificilmente se poderá delinear exatamente qual foi o primeiro jogo surgido no mundo. O jogo, de uma forma ou de outra, já interferiu no crescimento da maioria dos seres humanos, porém, antigamente nas escolas os jogos existiam somente fora da sala de aula, muitas vezes sem estímulo dos educadores e outras com estímulos e interações apenas no intervalo das aulas. -
Adaptação Escolar
Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados.Nas escolas, em duas décadas atrás, não existia a visão de que para um melhor desempenho nas diversas áreas do conhecimento a criança necessitava de diferentes estímulos cognitivos, afetivos e motivadores. -
jogos educativos digitais
Jogos educativos digitais É importante considerar que em determinadas regiões do Brasil onde existe uma acessibilidade tecnológica maior, pode-se considerar que são poucas as crianças que não possui um acesso a tecnologia. Nessas regiões, a maioria das crianças já tem algum tipo de contato a esses avanços tecnológicos, como o computador, celulares e outros tipos de aparelhos portáteis que possuem jogos eletrônicos .diversificados. -
Aprendizagem e Desenvolvimento
Percebe-se que vivências lúdicas no espaço/tempo escolar encontram-se, muitas vezes, em momentos reduzidos e que ainda é assunto de muitos questionamentos. Contudo, apresenta-se uma breve reflexão sobre a importância da ludicidade no ambiente escolar, que vem a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. -
os jogos computacionais
[2001], aponta os jogos
computacionais como uma metodologia
inovadora, para ele “a pedagogia por trás
desta modalidade é a exploração auto-dirigida
ao invés da instrução explícita e direta. Com
um Software Educacional, aprende-se
partindo da vivência lúdica e da reflexão
sobre a mesma, que do ponto de vista da
criança, constituem a maneira mais divertida
de aprender. -
Análise
Na atualidade, novas leituras vêm sendo feitas a respeito dos jogos. O avanço tecnológico fez com que alguns conceitos fossem repensados. Várias análises e discussões atribuídas aos jogos vem sendo feitas diariamente no âmbito escolar, como uma pesquisa feita com crianças portadores de necessidades especiais – DM (deficiência mental). Os jogos apresentaram eficiência sendo utilizados para o domínio e a generalização dos conceitos treinados. Foram encontrados também significados do ensino indivi -
O Papel do professor
Cabe ao professor interar-se dos jogos, utilizando-os como ferramentas para o ensino. É importante detectar, no desempenho do aluno, qual será o jogo adequado para o seu aprendizado, analisar com relação a interação conjunta, no que irá favorecer no desenvolvimento e crescimento que se espera do indivíduo. Os futuros professores deverão se qualificar para não privar seus alunos de estarem fazendo parte das evoluções, pois toda e qualquer criança busca algum tipo de aprendizagem. -
Nos dias de hoje
Desta forma, vemos que é possível levar o conhecimento ao aluno de acordo com os avanços que acontecem atualmente, não só os avanços tecnológicos, mas com a inserção dos muitos outros tipos de jogos. Cabe a escola saber discernir e filtrar que tipos de jogos será viável para a formação do individuo, que esteja atendendo as necessidades do aluno e oferecendo-lhe conhecimentos significativos. -
"Oficina Pedagógica de Criação de Jogos Educativos"
Foi realizada na Data de 08 de abril de 2011, nas dependências da Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ, Mantenedora da Unidade de Ensino Amanhecer, a "Oficina Pedagógica de Criação de Jogos Educativos", com os Docentes de Nossa Instituição.