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1801 - Tear (tecido) de Jacquard
Joseph Jacquard, foi um francês e criou a máquina de tear (tecido), que era conduzida por um programa que deveria lhe dizer quais fios do tear poderiam passar por cima ou por baixo, ou seja, deixava os fios juntinhos. Dessa maneira, foi programado os cartões que eram perfurados pela agulha, ocorrendo assim, para que o tecido tivesse um desenho. O mais importante dessa criação foi o cartão perfurado, pois, a partir dessa invenção, ela foi muito útil para a computação. -
1842 - A Máquina de Babbage
Charles Babbage foi um Inglês e é considerado o pai da computação. Ele criou uma máquina que poderia realizar vários cálculos, ano de 1822, ela foi baseada nos cartões perfurados do tear mecânico, pois, com estes cartões conseguia programar a máquina. Esta máquina analítica realizava cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão, cálculo de logaritmo, raiz quadrada, polinômios. Junto com Babbage, teve a primeira programadora, Ada Lovelace, ela que criou o programa para ajudá-lo. -
1880 - Herman Hollerith
Herman, foi um americano. Tabulating Machine – ele criou uma máquina que utilizava os cartões perfurados para facilitar o resultado do censo demográfico, já que, infelizmente nesta época o resultado do censo demorava 8 anos para ser exposto, o mesmo conseguiu reduzir esse tempo e agilizou o processo da contagem de pessoas. Ele também se juntou com outras 3 empresas e fundou a IBM, esta junção se deu na criação de uma máquina de gerenciar salário das pessoas. -
1936 - Konrad Zuse - Máquina Z
Ele criou computadores durante a segunda guerra mundial na Alemanha, esses computadores realizavam vários cálculos, além disso, a máquina era programada por fitas perfuradas, as máquinas eram denominadas de z1, z2, z3 etc. Infelizmente com a guerra, várias delas foram destruídas. Ela tinha unidade de processamento, unidade de entrada e saída. Foi uma grande evolução, pois, ele conseguiu colocar a programação na máquina, conseguiu criar um sistema de codificação, sendo ela: PLANKALKUL. -
1938 - Máquina de Turing
Alan Turing, criou uma máquina para descriptografar as mensagens da Alemanha, esta invenção de Turing, ajudou imensamente os Estados Unidos. Turing contribuiu e muito para a computação, sendo conhecido como o pai da Inteligência Artificial, pois, ele tinha criado o teste de Turing, que consistia entre um humano e uma máquina, ambos realizavam uma conversa, caso o humano não conseguisse distinguir que aquilo era uma máquina, a máquina passava no teste. -
1944 - MARK I
O primeiro computador é denominado de MARK I, eletromecânico, foi concebido em 1930 por Grace Hoper e Howard Aiken e construído em 1944 pela Universidade de Harvard com a parceria da IBM, ele era muito pesado e muito grande, pesando toneladas e aproximando 17 metros de comprimento, ele realizava vários cálculos, porém, era demorado. -
1946 - ENIAC
Pouco antes do Mark I, em 1944, ser concluído, iniciou-se o desenvolvimento, em 1943, do ENIAC. Ele entrou em funcionamento em 1946 também nos EUA com a finalidade de calcular trajetórias balísticas. Ele foi o primeiro computador Eletrônico e com um “Sistema Operacional” baseado
em cartões perfurados, e as respostas eram exibidas por lâmpadas. É muito mais rápido que o MARK I. -
1946 - Joh Von Neumann
Ele trabalhou no projeto do ENIAC e viu todos os erros possíveis da máquina. Após isso, ele pensou o seguinte: em vez de trabalhar com painéis de girar etc, e em vez disso, utilizar as memórias. É a memória principal da máquina e nela colocaria dados e programas. A máquina utilizava foi a EDVAC e ela possuía o modelo de Neumann. -
1954 - John Backus - Fortran
John Backus foi um cientista da computação estadunidense. Ele já trabalhou para a IBM e com esse vínculo trabalhista aprendeu bastante coisa, sendo assim, posteriormente conseguiu criar uma das primeiras linguagens de programação, chamada FORTRAN. Pois, ela está pareada com a Plankalkul. -
1958 - ALGOL
John Backus e Peter Naur, os dois criaram a linguagem ALGOL, ela foi bastante utilizada na época. -
1959 - Linguagem COBOL
Grace Harpper, com o seu compilador Flow-Matic, pegou o seu projeto e ela entrou em um conjunto que unia IBM, o governo Americano, a Universidade da Pensilvânia, com esta junção, resolveram criar uma linguagem nova, servindo para militares e negócios, sendo ela chamada de COBOL. Desde a primeira versão do COBOL, ela teve inspiração no Flow-Matic e por isso ela é considerada a mãe do COBOL. -
1959 - Grace Horper
Ela trabalhava na Marinha e trabalhou no MARK I e MARK II, durante um trabalho no MARK II, a máquina parou de funcionar, ela foi verificar o motivo da parada para registrar no livro. Após a verificação, a falha tinha ocorrido por causa de um inseto que tinha entrado na máquina, ficando conhecido como BUG = defeito. Em 1950 trabalhou no UNIVAC. Horper, tinha muito experiência em criar compiladores, inclusive, um compilador dela era bastante famoso, era ele Flow-Matic. -
A década de 60 foi importante para o aumento das linguagens de programação.
Até poucas máquinas atrás não existia linguagem de programação, pois, toda codificação era feito por meio de engrenagens, cartões perfurados. Após os princípios de Von Neumann de colocar programas na memória, a criação do PLANKALKUL, FORTRAN, ALGOL, COBOL, trouxe a nova necessidade da época, ou seja, a linguagem de programação. Nessa década de 60 teve diversas criações. -
1964 - Linguagem de Programação - SIMULA
A Simula foi uma linguagem muito importante para a criação da linguagem orientada a objeto. -
1964 - Linguagem de Programação - BASIC
O Basic foi uma linguagem criada para ensino para crianças e para pessoas que estão iniciando. -
1969 - Linguagem de Programação - SMALLTALK
A Smalltalk foi a primeira linguagem com o paradigma orientada ao objeto e não estruturado. -
1970 - Linguagem de Programação - PROLOG
O PROLOG é uma linguagem de programação, é primeira linguagem baseada no paradigma lógico. É uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional -
1970 - Linguagem de Programação - PASCAL
O Pascal é uma linguagem de programação uma das linguagens imperativas mais famosas. Ela é uma linguagem de programação orientada por objetos, que recebeu este nome em homenagem ao matemático e físico Blaise Pascal. -
1972 - Linguagem C
C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela Organização Internacional para Padronização. Ela foi criada por Dennis Ritchie na empresa AT&T Bell Labs para desenvolvimento do sistema operacional Unix. -
1979 - Linguagem ADA
A linguagem ADA foi criada em homenagem a Ada Byron, a primeira programada da história. Ela é uma Linguagem de programação estruturada, de tipagem estática, é uma linguagem imperativa, orientada a objetos e é uma linguagem de alto nível, originada de Pascal, Simula e outras linguagens. -
1983 - Linguagem C++
A linguagem C++ é a linguagem orientada a objeto mais utilizada hoje em dia. É uma linguagem de programação compilada multi-paradigma e de uso geral. -
1987 - Linguagem PERL
A linguagem Perl é uma linguagem de script, que inclusive foi utilizada como base o C e PERL para a criação da linguagem PHP. -
1991 - Linguagem de Programação - Python
Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum. -
1991 - Linguagem de Programação - Visual Basic (VB)
O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. -
1993 - Linguagem de Programação - RUBY
Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático. -
1993 - Linguagem de Programação - LUA
Lua é uma linguagem de programação interpretada, de script em alto nível, com tipagem dinâmica e multiparadigma, reflexiva e leve, projetada por Tecgraf da PUC-Rio em 1993 para expandir aplicações em geral, de forma extensível, para prototipagem e para ser embarcada em softwares complexos, como jogos. -
1995 - Linguagem JAVA
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos -
1995 - Linguagem PHP
PHP é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide. -
1995 - Linguagem DELPHI
É um compilador, uma IDE e uma linguagem de programação. -
1995 - Linguagem LIVESCRIPT (JAVASCRIPT)
É uma linguagem de programação interpretada estruturada, de script em alto nível com tipagem dinâmica fraca e multiparadigma. -
2000 - Linguagem C#
C# é uma linguagem de programação, multiparadigma, de tipagem forte, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e, principalmente, Java. -
2011 - Linguagem KOTLIN
Kotlin é uma linguagem de programação multiplataforma, orientada a objetos e funcional, concisa e estaticamente tipada, desenvolvida pela JetBrains, que compila para a Máquina virtual Java e que também pode ser traduzida para a linguagem JavaScript e compilada para código nativo.