Computador programacao

história da programação

  • Niklaus Wirth

    Niklaus Wirth
    Niklaus Emil Wirth é um professor de informática suíço.
    Criador das línguagens de programação Pascal,2 Modula-2,3 e Oberon.
    Graduado em engenharia eletrónica pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique em 1959, M.Sc. na Universidade Laval em 1960, e Ph.D. na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1963.
    Wirth foi um Professor/Assistente na ciência de computadores na Universidade de Stanford (1963 - 1967), e em seguida na Universidade de Zurique. Em 1959, M.Sc. na Universidade Laval em 1960
  • COMPUTADOR Z1

    COMPUTADOR Z1
    Em 1936 Konrad Zuse, com a ajuda de vários amigos, começou a construir um calculador mecânico, na "sala de estar" do apartamento dos seus pais em Berlim.
    Este calculador utilizava um sistema binário constituido por "pinos" cravados numa régua metálica onde podiam ocupar duas posições. Esta técnica era diferente da usada nos calculadores mecânicos da época que utilizavam engrenagens com 10 "dentes".
    O computador digital mecânico ficou pronto em 1938. Denominado V-1 (Versuchsmodell-1), Zuse mudo
  • COMPUTADOR Z2

    Antes de terminar o Z1, Zuse começou a trabalhar num outro computador com componentes electromecânicos (relais) e válvulas. No entanto, como era dificil obter válvulas numa Alemanha que se preparava para a guerra, o segundo modelo, denominado Z2, foi cunstruido apenas com componentes electromecânicos (relais).
    A construção do Z2 foi terminada em Abril de 1939 e Zuse fez uma demonstração do computador para a Deutsche Versuchsanstalt fur Luftfahrt (Instituto de Investigação da Força Aérea Alemã),
  • Dennis Ritchie

    Dennis Ritchie
    Dennis MacAlistair Ritchie foi um cientista da computação estadunidense, notável pela sua influência em linguagens de programação como ALTRAN, B, BCPL e C, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX.Nascido em Bronxville, Nova Iorque, Ritchie formou-se em física e matemática aplicada pela Universidade de Harvard.Em 1967 começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios bell
  • COMPUTADOR Z3

    COMPUTADOR Z3
    O Z3 era comandado por uma fita perfurada utilizando com suporte filmes de cinema inutilizados. Tinha uma memória com 1.400 relais, a UAL (Unidade Aritmética e Lógica) dispunha de 600 relais e o total de 2,600 relais ocupavam três bastidores com cerca 1,83m de altura e com cerca 1m de largura. A construção do Z3 foi terminada em 5 de Dezembro de 1941. O Z3 foi destruido por um bombardeamento aéreo em 1944.
  • Plankalkül

    Plankalkül
    O Plankalkül é uma linguagem de programação criada pelo cientista alemão Konrad Zuse, entre os anos 1942-1946 no desenvolvimento dos primeiros computadores. A linguagem é considerada de alto nível, mas só foi publicada amplamente em 1972, e o compilador em 1998. Uma implementação independente foi lançada em 2000 pela Universidade Livre de Berlim
  • Ken Thompson

    Ken Thompson
    Kenneth Thompson é um cientista da computação, conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX. Bachelor e master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX
  • Short Code

    Short Code
    Short Code foi uma das primeiras linguagens de programação de alto nível já desenvolvida para um computador.Diferente de código de máquina, seu o código é representado por expressões matemáticas.
    A linguagem foi proposta por John Mauchly em 1949, e conhecida originalmente como Brief Code. William Schmitt implementou uma versão ainda no mesmo ano para o BINAC , mas ela nunca foi depurada ou testada. No ano seguinte, Schmitt implementou uma nova versão para o Univac I, agora com o nome Short code
  • COMPUTADOR Z4

    COMPUTADOR Z4
    Ao Z3 seguiu-se a construção do Z4 que era praticamente identico ao anterior com a diferença de utilizar words de 32 bit em vez de words de 64 bit. O Z4 foi escondido em vários locais na Alemanha, de modo a evitar que fosse destruido. Depois de restaurado foi instalado na Suiça no Federal Polytechnical Institute (ETH) em Zurich, em 1950. Em 1955 foi transferido para o Instituto de Investigação Francês de Aerodinâmica, perto de Basileia, onde funcionou até 1960.
  • Speedcoding ou Speedcode

    Speedcoding ou Speedcode
    Speedcoding ou Speedcode foi a primeira linguagens de programação de alto nível criada para um computador IBM.A linguagem foi desenvolvida por John Backus em 1953 para o IBM 701 para dar suporte a programação em números de ponto flutuante.
  • IPL

    IPL
    Information Processing Language (IPL) é uma linguagem de programação desenvolvida por Allen Newell, Cliff Shaw, e Herbert Simon da RAND Corporation e do Carnegie Institute of Technology criada cerca de 1956.1 Newell tinha o papel de especificador linguagem programador da aplicação, Shaw era o programador do sistema e Simon assumiu o papel de programador do aplicativo do usuário.
  • COMIT

    COMIT
    COMIT foi a primeira linguagem para processamento de cadeias de caracteres (strings) (compare SNOBOL, TRAC e Perl), desenvolvida nos computadores da IBM, série 700/7000 pelo Dr. Victor Yngve e colaboradores no MIT entre 1957-1965. Yngve criou a linguagem para apoio à pesquisa informatizada na área de lingüística e, mais especificamente, na área de tradução automática para processamento de linguagem natural. A criação de COMIT levou à criação de SNOBOL.
  • ALGOL58

    ALGOL58
    O ALGOL é uma família de linguagens de programação de alto nível voltadas principalmente para aplicações científicas. Seu nome provém das palavras "ALGOrithmic Language" (Linguagem Algorítmica). O nome é escrito ALGOL ou Algol, dependendo da fonte de consulta. Várias linguagens razoavelmente diferentes receberam o nome de ALGOL ou Algol, adicionando ao nome letras ou números, por descenderem diretamente do ALGOL original.
  • COBOL

    COBOL
    COBOL (sigla de COmmon Business Oriented Language) - Linguagem Comum Orientada para os Negócios é uma linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais.É a linguagem de programação inteira mais usada, produto do Departamento de Defesa norte-americano sob a direção da contra-almirante Grace Murray Hopper.
    As especificações do COBOL 2002 incluem suporte à programação orientada a objetos e outras características das linguagens modernas.
  • ALGOL 60

    ALGOL 60
    ALGOL 60, nome criado a partir de ALGOrithmic Language, é a linguagem de programação normalmente conhecida como ALGOL, porém apenas uma das linguagens existentes nessa família.
  • SNOBOL 4

    SNOBOL 4
    A linguagem de programação SNOBOL 4 (StriNg Oriented symBOlic Language number 4) é a quarta e última encarnação de uma série de linguagens de programação específicas destinadas à manipulação de sequências de caracteres. É baseada nos princípios de correspondência de padrões (Em inglês: pattern matching) para solucionar problemas de manipulação de seqüencias.Estas linguagens foram desenvolvidas entre 1962 e 1967 nos Laboratórios Bell, da AT&T, por D. J. Farber, R. E. Griswold, e F. P. Polensky
  • ALGOL 68

    ALGOL 68
    É uma linguagem de programação imperativa que foi concebida como uma sucessora à linguagem de programação ALGOL 60, projetada com a meta de um escopo muito maior de aplicações e uma sintaxe e semântica mais rigorosamente definida. Contribuições de ALGOL 68 para o campo de informática são profundos, embora alguns deles não foram identificados publicamente até que foram passados, de uma forma ou outra, para uma de muitas linguagens de programação desenvolvidas subseqüentemente.
  • Pascal

    Pascal
    Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth,tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.
    O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software.
  • C (linguagem de programação)

    C (linguagem de programação)
    C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly)
  • Modula

    Modula
    Modula é uma linguagem de programação projetada e descrita por Niklaus Wirth, descontinuada. Sua sucessora é Modula-2.
  • Ada (linguagem de programação)

    Ada (linguagem de programação)
    Ada é uma Linguagem de programação estruturada, de tipagem estática, é uma linguagem imperativa, orientada a objetos e é uma linguagem de alto nível, originada de Pascal 1 , Simula2 e outras linguagens. Foi originalmente produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da CII Honeywell Bull, contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a década de 70, com o intuito de substituir as centenas de linguagem de programação usadas pelo DoD.
  • Erlang (linguagem de programação)

    Erlang (linguagem de programação)
    Erlang é uma linguagem de programação de uso geral e um sistema para execução. Foi desenvolvida pela Ericsson para suportar aplicações distribuídas e tolerantes a falhas a serem executadas em um ambiente de tempo real e ininterrupto. Ela suporta nativamente hot swapping, de forma que o código pode ser modificado sem a parada do sistema. Originalmente era uma linguagem proprietária da Ericsson, mas foi lançada em código aberto em 19982
  • Perl

    Perl
    Perl é uma linguagem de programação estável e multiplataforma, usada em aplicações de missão crítica em todos os setores, sendo destacado o seu uso no desenvolvimento web de todos os tipos. Permite a criação de programas em ambientes UNIX, MSDOS, Windows, Macintosh, OS/2 e outros sistemas operacionais. Além de ser muito utilizada para programação de formulários www e em tarefas administrativas de sistemas UNIX - onde a linguagem nasceu e se desenvolveu
  • Dylan (linguagem de programação)

    Dylan (linguagem de programação)
    A Linguagem DYLAN foi criada nos anos 90 pela Apple Computer, nome vem da junção de DYNAMIC LANGUAGE (Linguagem Dinâmica), para ser implementada ao projeto Newton MessagePad da Apple. Pode-se utilizar programação funcional (cálculos matemáticos) e orientada objeto Porém o projeto não atingiu maturidade suficiente para ser implementado no prazo e em 1995 a Apple substitui DYLAN por uma mistura de C e NewtonScript em seu tablet.
  • Python

    Python
    Python é uma linguagem de programação de alto nível4 , interpretada, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.1 Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada.
  • Lua (linguagem de programação)

    Lua (linguagem de programação)
    Lua é uma linguagem de script imperativa, procedural, pequena, reflexiva e leve, projetada para expandir aplicações em geral, por ser uma linguagem extensível (que une partes de um programa feitas em mais de uma linguagem), para prototipagem e para ser embarcada em softwares complexos, como jogos.Assemelha-se com Python, Ruby e Icon, entre outras.
  • Java (linguagem de programação)

    Java (linguagem de programação)
    Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.
  • PHP

    PHP
    PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.2 Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados.
  • Ruby (linguagem de programação)

    Ruby (linguagem de programação)
    Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático, originalmente planejada e desenvolvida no Japão em 1995, por Yukihiro "Matz" Matsumoto, para ser usada como linguagem de script. Matz queria uma linguagem de script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python.Ruby suporta programação funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva. Foi inspirada principalmente por Python.
  • AspectJ

    AspectJ
    AspectJ é uma linguagem de programação pertencente ao paradigma orientado à aspectos, que consiste basicamente em retirar os interesses transversais(crosscutting ou separation of concerns) de um programa em Java.Foi desenvolvida por uma divisão de pesquisa da Xerox, chamado Xerox PARC. Hoje é mantido pela Eclipse Fundation, mantenedora de alguns projetos de código aberto e integrado na ferramenta de desenvolvimento Eclipse (IDE). Foi idealizada por Gregor Kiczales.
  • C Sharp

    C Sharp
    C♯, também escrito como C# ou C Sharp,é uma linguagem de programação orientada a objetos, fortemente tipada, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java.
  • Clojure

    Clojure
    Clojure, na informática, é uma variante moderna de Lisp, desenvolvida por Rich Hickey. Clojure roda sobre a Java Virtual Machine (JVM). Clojure é um dialeto moderno da linguagem de programação Lisp, Scheme e Common Lisp e roda na Java Virtual Machine ou CLR (Common Language Runtime). É um paradigma de linguagem de programação funcional. Como a linguagem Lisp, a sintaxe Clojure é construída em S-expressions.