Salazar salvador da patria

Estado Novo

By DAC_G2
  • Meios de comunicação alvo de censura

    Meios de comunicação alvo de censura
    Desde cedo o país foi sujeito a leis que limitavam a liberdade de expressão. Primeiro, em resultado da influência da Igreja Católica, depois o poder civil passou a regulamentar a publicação de textos escritos. A política do Estado Novo controlava estritamente os meios de comunicação, recorrendo à censura prévia dos periódicos e à apreensão de livros. Em 5 séculos de história da imprensa portuguesa, 4 foram dominados pela censura. Esta também se verificou no teatro, rádio, televisão e cinema.
  • Criação da PIDE

    Criação da PIDE
    A PIDE também dirigia a censura. Um dos seus mais famosos processos ficou conhecido como o “lápis azul”, uma vez que todos os artigos de imprensa e obras de arte – literatura, teatro, cinema, artes plásticas -, eram cortados, editados ou proibidos com um lápis azul antes de serem publicados.
  • Guerra Colonial

    Guerra Colonial
    A posse de colónias passou a ser mal vista pelas instituições internacionais, como a ONU.
  • Construção da Ponte Salazar

    Construção da Ponte Salazar
    A Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa sobre o rio Tejo que liga Lisboa a Almada. Tem 2 277 metros de comprimento e é a 33ª maior ponte suspensa do mundo.
    Desde finais do século XIX que existiam projetos para a sua construção, no entanto, apenas na década de 1950 o governo do Estado Novo avançou para a sua construção, que começou em novembro de 1962 e prolongou-se por 4 anos. Até 1974, esta ponte chamava-se Ponte Salazar. O nome 25 de Abril faz alusão à revolução de 25 de Abril de 1974.