ELETRICIDADE

By cscs
  • Tales de Mileto descobre a eletricidade.

    Tales de Mileto descobre a eletricidade.
    Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
  • Stephen Gray

    Stephen Gray
    Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro).
  • Charles Dufay

    Charles Dufay
    O químico francês Charles Dufay também contribuiu enormemente para a aprimoração dos estudos da eletricidade, quando, em 1733, propôs a existência de dois tipos de eletricidade, a vítrea e a resinosa, que fomentaram a hipótese de existência de fluidos elétricos.
  • Nollet

    Nollet
    Foi assistente de Dufay, se torna professsor de física e se interessa pela eletricidade e pela garrafa de Leyde que permite acumular e conservar a eletricidade. Mais tarde ele realiza uma segunda tentativa para reforçar o acúmulo de eletricidade: aumentar a superfície do vidro ou utilizar diversas garrafas ligadas umas às outras, a qual chamamos bateria.
  • Benjamin Franklin

    Benjamin Franklin
    Primeiros Para raios. Em 1746, Franklin, americano que exercia diversos ofícios, conhecido como o criador da fórmula "O tempo é dinheiro", se interessa por contabilidade e não conhece grandes coisas de física. Começa então a se interessar pela eletricidade e vai aplicar a ela a mesma abordagem econômica, uma metodologia bem diferente dos físicos cartesianos franceses. Franklin pensa sobre a eletricidade com a visão de um contador.
  • Alexandro Volta

    Alexandro Volta
    Cria o Eletróforo - instrumento que podia ser usado como um estoque portátil de carga elétrica, e assim, transferir cargas para outros dispositivos ou mesmo carregar uma garrafa de Leyde. Volta criou também um eletrômetro muito sensível permitindo detectar a eletricidade da atmosfera.
  • Experiêcias de Grey e Wheeler

    Experiêcias de Grey e Wheeler
    a transmissão da eletricidade
  • Luigi Galvani

    Luigi Galvani
    Experiência de Galvani: Existirá uma eletricidade animal? Professor de anatomia interessou-se sobre a influência da eletricidade em seus estudos. Ele trabalhou com as garrafas de Leyde e com coxas da rã, tentando explicar as contrações que observava quando tocava nelas com o bisturi, supondo ser eletricidade contida no animal. Foi a pista para a criação da pilha de Volta.
  • Pilha de Volta

     Pilha de Volta
    Volta apresenta a sua pilha que funciona como um circuito fechado. A pilha voltaica usava dois metais diferentes separados por substâncias químicas úmidas para produzir um fluxo de carga elétrica. A pilha voltaica original usava três tipos de discos: zinco, papelão ou couro e cobre.
  • J. Priesley

    J. Priesley
    químico dedicado ao estudo dos fenômenos físicos, com base nos trabalhos de Newton sobre a gravidade, em 1760 enunciou pela primeira vez a possibilidade de que a interação entre os corpos eletrizados fosse a mesma que a interação gravitacional.
  • George Boze

    George Boze
    inventa grande número de diversões com eletricidade. A partir desse momento, a eletricidade não se faz apenas no ambiente das universidades e academias, mas é levada ao público como forma de diversão do momento. Após milhares de experimentos repetidos por toda a Europa, três fenômenos são bem distinguidos: a atração, a repulsão e a condução.
  • Museu da Eletricidade+

    Museu da Eletricidade+
    Uma grande exposição dedicada ao riso e às suas manifestações na pintura, fotografia, cinema, teatro, ópera e literatura é um dos destaques da programação de 2012 do Museu da Electricidade, em Lisboa.