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Team Building
Encontro para definir missão, objetivos, valores, acordos e regras de convivência do time.
Antes desta definição, cada um do time atuava em uma frente de negócios, e não unidos como um time. Também não havia clareza no propósito do trabalho em comum.
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Agile Master
Responsável por promover melhorias e suportar o desenvolvimento Ágil do time.
Antes de existir esse papel no time, não eram feitas as cerimônias como Daily, Retrospectivas e encontros para manter a melhoria contínua em diversos aspectos do time. -
Slack
Criação do grupo crm-dynamics para facilitar e centralizar a comunicação do time.
Antes deste canal existir, os integrantes do time raramente se conversavam. -
Quadro no Jira
Criação do quadro no modelo Apollo11 para desenvolvimento. Mais visão para o time, administração descentralizada, todo o time responsável por suas tarefas e organização de prioridades.
Antes do quadro existir, a administração era feita no Trello, por um integrante do time, sem organização de prioridades. Não havia visão das necessidades e projetos futuros. Sem participação das reuniões de requisitos com as áreas de negócios.
Mais detalhes: Jira -
Métricas no Splunk
Com o uso do Apollo11, é possível extrair métricas relevantes sobre as entregas, áreas de atuação, tipo de solicitações, impedimentos e recorrência de incidentes.
Mais detalhes: Splunk -
RFC
Implementação de registro de RFC (ainda através do Service Manager) para registro e controle de entregas realizadas pelo time.
Utilizado também para fins de auditoria.
Anteriormente à esta norma, nenhuma entrega era registrada e as áreas de negócio e de TI não tinham ciência das mudanças nos sistemas. -
Product Owner
Chegada da Joseane como Product Owner oficial do time, para organizar e priorizar as solicitações das Áreas de Negócios.
Sem este papel no time, esta função ficava a cargo de um dos integrantes, mas não com o desempenho ideal.
O papel de P.O. possibilitou trazer ao time uma visão clara das necessidades das Áreas, bem como organizar de maneira eficiente os esforços da equipe para um objetivo em comum e com ordens de prioridades determinadas. -
Papéis e Responsabilidades
Encontro para definir papéis e responsabilidades de cada integrante do time. Facilitou o entendimento da atuação de cada um, e melhorou a compreensão de atribuições de responsabilidades.
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Retrospectiva
Primeira retrospectiva do time. Foram identificados pontos dos quais o time gostou, aprendeu e sentiu falta.
Foi possível solucionar problemas como redução de atividades bloqueadas, colaboração de todo o time para redução da fila de testes e participação direta com as áreas de negócios para melhor entendimento das necessidades.
Mais detalhes: Confluence -
Team Barometer
Dinâmica de melhoria contínua para avaliar o termômetro do time em relação a 21 aspectos diferentes.
Foi possível identificar maior fragilidade em pontos como Feedback, Relacionamentos e Participação e reuniões, bem como maior energia do time em relação a Motivação, Clima no trabalho e Orgulho.
Mais detalhes: Confluence -
Mini-comitê
Criação de comitê interno de priorização das demandas do time com as áreas de negócio Marketing, Financeiro e Publicidade, para unificar o backlog de desenvolvimento.
Antes desta formação, o time trabalhava com backlogs paralelos para atender ao mesmo tempo a todas as necessidades. Mas isso fazia com que cada um dos integrantes ficassem focado em uma área e não trabalhasse como um time de fato. -
Happiness Radar
Início da pesquisa interna para avaliar questões como equipe, projetos e gestão.
Maiores conclusões serão feitas ao decorrer dos próximos meses com a recorrência mensal da pesquisa. -
Apresentação do GPP
Auxílio do time GPP para melhor compreensão do comitê de priorizações e o uso dos quadros do Jira em Flight Levels -
Retrospectiva
Segunda retrospectiva do time. Desenho e apresentação do Personal Map de cada um para que todos pudessem se conhecer melhor. Foi possível solucionar problemas e implementar melhorias como criação de um laboratório de testes, passagem de conhecimento, maior colaboração e pontualidade com as reuniões.
Mais detalhes: Confluence -
Portal de Atendimento
Criação de um Portal de Atendimento para centralizar a abertura de chamados pelos solicitantes.
Antes da existência deste espaço, as áreas de negócio entravam em contato com o time em diversas plataformas de comunicação (e-mail, Slack, Skype, Teams) e nem sempre todos os integrantes eram comunicados da necessidade.
Mais detalhes: Jira SD -
Rodízio de Atendimento de chamados
Reunião do time para definir regras e estabelecer um rodízio com a responsabilidade do atendimento de chamados.
Antes do rodízio, alguns dos membros do time eram sobrecarregados com todos os chamados e não sobrava espaço para dedicar ao desenvolvimento de novas melhorias, além de não existir passagem de conhecimento sobre como resolver às requisições.
Mais detalhes: Confluence -
Refatoração do quadro do Jira
O quadro de desenvolvimento necessita de alguns ajustes para refletir com mais detalhes a realidade atual do time e o processo de desenvolvimento.
Data a ser definida. -
Revisão dos Papéis e Responsabilidades
Após algumas mudanças, chegada e saída de integrantes no time, a definição dos papéis de cada um precisa ser revista, afim de trazer maior clareza acerca da missão de cada um.
Data a ser agendada. -
Revisão do Team Building
Após mudanças significativas no time, haverá um novo encontro para o team building, afim de revisar objetivos, missão e valores.
Será feito após definição da área de Engenharia de Atendimento. -
Documentações
O time irá definir quais as documentações necessárias para criar e manter sobre todo o desenvolvimento.
Também será definido o repositório oficial e a melhor forma de manter cada documento vivo.