-
Aug 21, 1415
Conquista de Ceuta
A Conquista de Ceuta deu-se na cidade islâmica no Norte de África por tropas portuguesas ao comando de D. João I de Portugal.
Um exército de 20 mil soldados portugueses, ingleses e galegos partiram de Lisboa a 25 de Julho de 1415. A chegada das tropas em Ceuta ocorreu a 21 de Agosto, sem nenhuma resistência inimiga. Na manhã de 22 de Agosto, a cidade estava sobre domínio português.
As principais razões da Conquista de Ceuta são: Geoeconomia, religião, sociedade, economia e política. -
1419
Descoberta do Arquipélago da Madeira
Em 1418, os navegadores descobriram a Ilha de Porto Santo, após ter ocorrido uma tempestade em alto mar, a embarcação foi afastada da sua rota, e desviada para a costa africana.
Um ano depois da descoberta da Ilha de Porto Santo os navegadoeres chegam á Ilha da Madeira em 1419.
Os navegadores Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco foram quem descobriu a Ilha que depois apelidaram a Ilha de 'Madeira' pela abundância de matéria prima. -
1427
Desembarque no Arquipélago dos Açores
Não se sabe ao certo, a data da descoberta dos Açores. Pelos documentos existentes, acredita-se que Santa Maria e São Miguel foram as primeiras ilhas a ser descobertas 1427, por Diogo de Silves.
O povoamento da ilha de Santa Maria, teve início no ano 1439, com Gonçalo Velho Cabral como capitão donatário. -
1434
Passagem do Cabo Bojador
O Cabo Bojador era conhecido como cabo do medo.
Foi um dos marcos mais importantes da navegação portuguesa.
Localizado na Costa do Sara ocidental, a 25 quilómetros da Costa do cabo, em alto mar. A frequência de fortes tempestades, a agressividade dos ventos, neblina que permaneceu por muito tempo durante a navegação.
As lendas falavam que aqueles que passavam por ele, jamais voltavam. Muitos acreditavam que o bojador era o fim do mundo mas o Infante D. Henrique não acreditava. -
1446
Descoberta e conquista da Guiné
Foi em 1446 que o navegador português Nuno Tristão chegou à Guiné. A partir de 1450 os navegadores comercializavam especiarias, ouro, escravos e marfim com este país. -
1460
Descoberta de Cabo Verde
Cabo Verde foi descoberto por navegadores portugueses e italianos.
A posição de Cabo Verde é muito estratégica, onde servia de entreposto e transporte de escravos de África para o Brasil, tornando-se um centro de dispersão de homens, plantas e animais.
Com a anulação do comércio de escravos e o constante agravamento das condições climáticas, Cabo Verde entrou em atraso e passou a viver com base numa economia pobre. -
1470
Descoberta de São Tomé e Príncipe
O navegador João de Santarém descobriu a ilha de São Tomé a 21 de dezembro de 1470. A ilha de Príncipe foi descoberta a 17 de Janeiro de 1471 por Pedro Escobar.
O arquipélago era desabitado. Em 1485, o capitão donatário deste arquipélago, Álvaro de Caminha iniciou o seu povoamento. -
1487
Descoberta de Angola
Os portugueses chegaram a Angola pela primeira vez entre 1483 e 1485 ao comando de Diogo Cão. A colónia Portuguesa de Angola só se formou em 1575.
Foi Paulo Novais o primeiro governador, a chegar a Angola, com 100 famílias e 400 soldados, para explorar os recursos naturais e o comércio de escravos. -
1498
Descoberta do caminho marítimo para a Índia
A descoberta do caminho marítimo para a Índia é designada pela primeira viagem realizada da Europa até á Índia pelo Oceano Atlântico, que foi ao comando do navegador Vasco da Gama, durante o reinado do rei D. Manuel I. -
1500
Descoberta do Brasil
A chegada dos portugueses ao território brasileiro é considerada um dos momentos mais marcantes das grandes navegações realizadas no XV.
Pedro Álvares Cabral foi o navegador que descobriu o Brasil.
A 22 de Abril de 1500, as terras brasileiras foram avistadas pela expedição de Cabral e temos como experiência contada muito bem pela carta deixada por Cabral.
O primeiro contato entre os portugueses e indígenas foi bem realizado, houve até uma missa realizada pelo Infante D.Henrique.