Portulano

Expansão Portuguesa

  • Period: Apr 6, 1385 to Aug 14, 1433

    Reinado de D. João I

    D. João I (Lisboa, 11 de Abril de 1358-Lisboa, 14 de Agosto de 1433), foi o décimo Rei de Portugal e o primeiro da Dinastia de Avis, cognominado O de Boa Memória pelo legado que deixou. Filho ilegítimo do rei D. Pedro I e Mestre da Ordem de Avis, foi aclamado rei na sequência da crise de 1383-1385 que ameaçava a independência de Portugal. Com o apoio do condestável do reino Nuno Álvares Pereira e aliados ingleses travou a batalha de Aljubarrota contra o Reino de Castela, saíndo vitorioso.
  • Aug 22, 1415

    Conquista de Ceuta

    Conquista de Ceuta
  • Period: Aug 14, 1433 to Sep 9, 1438

    Reinado de D. Duarte

    Filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, nasceu em Viseu em 1391 e faleceu em Tomar em 1438, vítima da peste. Décimo primeiro rei de Portugal (1433-1438), é conhecido pelo cognome de "o Eloquente". Casou com D. Leonor de Aragão em 1428.
    D. Duarte subiu ao trono em 1433, após a morte do pai, mas já desde 1412 que D. João I o associara ao governo do reino. D. Duarte vai dar continuidade à acção centralizadora de D. João I.
  • May 23, 1434

    Gil Eanes dobra o Cado Bojador

    A primeira passagem pelo cabo deve-se ao navegador português Gil Eanes, em Maio de 1434. O desaparecimento de embarcações que anteriormente o tinham tentado contornar levou ao mito da existência de monstros marinhos e da intransponibilidade do Bojador. O Cabo Bojador era conhecido como Cabo do Medo. A 25 Km da costa do cabo, em alto mar, a profundidade é de apenas 2 metros o que dificulta da navegação. A passagem do Cabo Bojador foi um dos marcos mais importantes da navegação portuguesa.
  • Period: Sep 9, 1438 to Aug 28, 1481

    Reinado de D. Afonso V

    D. Afonso V (Sintra, 15 de Janeiro de 1432 - Sintra, 28 de Agosto de 1481), foi o décimo-segundo Rei de Portugal, cognominado o Africano pelas conquistas no Norte de África. Filho do rei D. Duarte, sucedeu-o em 1438 com apenas 6 anos. A regência foi atribuída a sua mãe, D. Leonor de Aragão mas passaria para o seu tio D. Pedro.
    D. Afonso V concentra-se na expansão norte africana, onde conquistou Alcácer Ceguer, Arzila e Tânger e entrega a exploração da costa africana a Fernão Gomes.
  • Jul 2, 1439

    Inicio da colonização dos Açores

    As primeiras informações relativas ao arquipélago dos Açores remontam às viagens marítimas empreendidas pelos Europeus no século XIV, nomeadamente a partir de Portugal sob os reinados de D. Diniz (1279-1325) e seu sucessor, D. Afonso IV (1325-1357).
    O arranque oficial da colonização deu-se pela ilha de Santa Maria, atribuído por carta régia de D. Pedro (regente durante a menoridade de D. Afonso V) de 2 de Julho de 1439, ao mesmo Gonçalo Velho, que deveria povoar as sete ilhas então conhecidas.
  • Jan 1, 1455

    Criação da Feitoria de Arguim

    Foi no ano de 1455 que se inicia a construção da Feitoria/fortaleza de Arguim. A área em torno de Arguim era habitada por mouros e negros islamizados, sendo então uma zona importante de pesca, e uma região atractiva para o comércio. Da parte portuguesa esperava-se interceptar o tráfego de ouro que as caravanas transportavam de Tombuctu para o norte de África. Contudo, foi o comércio de escravos o que mais prosperou: Portugal recebia de Arguim, por volta de 1455, cerca de 800 escravos por ano.
  • Nov 13, 1460

    Morte do Infante D. Henrique

    Morte do Infante D. Henrique
    Qunado o infante D. Henrique morre a costa ocidental africana estava explorada até à Serra Leoa. Após a sua morte a exploração da costa africana é entregue à exploração de particulares.
  • Aug 24, 1471

    Conquista de Arzila

    Conquista de Arzila
    Como parte da política de expansionista de D. Afonso V, foi conquistada a praça Norte africana de Arzila a 24 de Agosto de 1471, com uma poderosa armada (477 navios e 30 mil homens). Este episódio está ilustrado nas famosas Tapeçarias de Pastrana.
  • Sep 4, 1479

    Tratado de Alcaçovas

    Tratado de Alcaçovas
    Este tratado continha cláusulas relacionadas com a política de projeção externa de Portugal e Castela, num momento em que os dois reinos competiam pelo domínio do Oceano Atlântico e das terras até então descobertas na costa africana.
    Por essas cláusulas, Portugal obtinha o reconhecimento do seu domínio sobre a ilha da Madeira, o Arquipélago dos Açores, o de Cabo Verde e a costa da Guiné, enquanto que Castela recebia as ilhas Canárias renunciando a navegar ao Sul do cabo Bojador.
  • Period: Aug 28, 1481 to Oct 25, 1495

    Reinado de D. João II

    D. João II de Portugal ascendeu ao trono após a sua morte de seu pai em 1481. Concentrou então o poder em si, retirando-o à aristocracia. Nas conspirações que se seguiram suprimiu o poder da casa de Bragança e apunhalou pelas suas próprias mãos o seu primo Diogo, Duque de Viseu. Governando desde então sem oposição, João II foi um grande defensor da política de exploração atlântica, dando prioridade à busca de um caminho marítimo para a Índia.
  • Jan 19, 1482

    Criação da Feitoria da Mina

    Criação da Feitoria da Mina
    Feitoria de S. Jorge da Mina Com João II (1481-1495) constroi-se um novo entreposto para proteger o comércio do ouro no Golfo da Guiné, criando-se a Feitoria de S. Jorge da Mina. Ali eram trocados trigo, tecidos, cavalos e conchas ("zimbo"), por ouro (até 400 kg/ano) e escravos, estes com intensidade crescente a partir do século XVI.
  • May 7, 1487

    Viagem ao Oriente de Pêro da Covilhã

    Viagem ao Oriente de Pêro da Covilhã Em 1487 D. João II envia Pêro da Covilhã juntamente com Afonso de Paiva em busca de notícias do mítico reino do Preste João e da Índia; disfarçados de mercadores e treinados por cosmógrafos régios e pelo rabino de Beja que lhes terá indicado as portas da cidadela, no Cairo, partem a cavalo a 7 de Maio de Santarém (onde estava a Corte), rumo ao Oriente para se informarem das condições de navegabilidade no Índico.
  • Dec 23, 1487

    Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança

    Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança
  • Oct 12, 1492

    Descoberta da América por Cristóvão

    Descoberta da América por Cristóvão
    Conhecedor do interesse que D. João II demonstrava em atingir a Índia é de estranhar que a primeira pessoa quem apresentou o seu projecto de atingir a Índia navegando para Ocidente fosse o monarca português. No entanto, este consciente de que a sua opção de contornar África, que vinha desenvolvendo há anos, lhe permitiria atingir o Oriente recusou a oferta. Vendo recusada a sua oferta em Portugal, em 1486 Colombo dirige-se para Castela e apresenta igual proposta aos Reis Católicos, que a aceitam
  • Jun 7, 1494

    Tratado de Tordesilhas

    Tratado de Tordesilhas
  • Period: Oct 25, 1495 to Dec 13, 1521

    Reinado de D. Manuel

    D. Manuel I (Alcochete, 31 de Maio de 1469 — Lisboa, 13 de Dezembro de 1521) foi o 14.º Rei de Portugal, cognominado O Venturoso tanto pelos eventos felizes que o levaram ao trono, como pelos que ocorreram no seu reinado. D. Manuel I ascendeu inesperadamente ao trono em 1495, em circunstâncias excepcionais, sucedendo ao seu primo direito João II, de quem se tornara protegido. É no seu reinado que se descobre o caminho marítimo para a Índia e o Brasil.
  • Jul 8, 1497

    Partida de Vasco da Gama para a Índia

    Partida de Vasco da Gama para a Índia
  • May 20, 1498

    Chegada de Vasco da Gama à Índia

    Chegada de Vasco da Gama à Índia
    Em 20 de Maio de 1498, a frota comandada por Vasco da Gama alcançou Kappakadavu, próxima a Calecute, ficando aberto o caminho marítimo para a Índia.
  • Apr 2, 1500

    Descoberta oficial do Brasil

    Descoberta oficial do Brasil
    No decurso da 2ª viagem à Índia, Pedro Álvares Cabral descobriu oficialmente o Brasil.