Lusophia47 nd quadrante[1] (1)

Descobrimentos e navegação astronómica

  • 150

    O ASTROLÁBIO

    O ASTROLÁBIO
    Quem inventou o Astrolábio foram os Gregos, mais principalmente Hiparco e Ptolomeu. O astrolábio é um instrumento antigo que era usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.
    Ele servia também para a navegação, e começou a ser usado por volta do ano 150 a.C . Podia também ser usado como forma de registar o tempo e, inclusive, gerar horóscopos.
  • 1400

    A BÚSSOLA

    A BÚSSOLA
    A bússola foi criada no século XV.
    Foi também designada por compasso, devido à palavra em francês significar girar. Os navegadores medievais designavam-na por «pequena marinheira» porque acabou por ser uma companheira imprescindível nas travessias.
    Durante os séculos XVI e XVII, a bússola foi essencial para os marinheiros. Graças a ela, os portugueses dobraram o cabo da Boa Esperança, no extremo meridional de África, abrindo caminho para o Oriente.
  • 1415

    DESCOBRIMENTOS E NAVEGAÇÃO ASTRONÓMICA

    Os Portugueses em 1415 nas suas caravelas e outras embarcações, orientavam-se no mar através do conhecimento sobre os peixes, os ventos, as correntes marítimas mas também pela posição das estrelas.
    Nesta altura já tinham alguns instrumentos para os ajudar, o astrolábio e a balestilha.
  • 1419

    DESCOBERTA DA MADEIRA

    DESCOBERTA DA MADEIRA
    A ilha da Madeira foi descoberta pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves.
    Estes chamaram a ilha de Madeira devido à abundância desta matéria-prima nesta região.
  • 1427

    DESCOBERTA DOS AÇORES

    DESCOBERTA DOS AÇORES
    Os Açores são um arquipélago, formado por nove ilhas, descoberto e povoado por portugueses no princípio do século XV.
    Na história açoriana, desconhece-se a data precisa em que o arquipélago foi descoberto, contudo, crê-se que São Miguel e Santa Maria foram as primeiras ilhas a serem reconhecidas, por volta de 1427, pelo navegador Diogo de Silves.
  • 1433

    PASSAGEM DO CABO BOJADOR

    PASSAGEM DO CABO BOJADOR
    A primeira passagem pelo Cabo Bojador, foi feita pelo português Gil Eanes.
    O cabo Bojador era conhecido como cabo do medo porque existiam, nesta região, muitos recifes pontiagudos que tornavam a navegação muito arriscada.
    A passagem do cabo Bojador foi um dos marcos mais importantes da navegação portuguesa. "Derrubou" os velhos mitos medievais e abriu caminhos para os grandes descobrimentos.
  • 1460

    DESCOBERTA DE CABO VERDE

    DESCOBERTA DE CABO VERDE
    A descoberta de Cabo Verde deu-se no século XV, mais precisamente, em 1460, por Diogo Gomes, ao serviço do Infante D. Henrique.
    A colonização portuguesa começou logo após a sua descoberta, tendo as primeiras ilhas a serem povoadas sido as de Santiago e Fogo.
  • Apr 22, 1500

    DESCOBERTA DO BRASIL

    DESCOBERTA DO BRASIL
    O descobrimento do Brasil refere-se à chegada da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. A chegada deste está relacionada com a expansão marítima europeia, quando Portugal e Espanha "se lançaram ao mar" na procura de novas terras para exploração.
  • 1501

    A BALESTILHA

    A BALESTILHA
    A balestilha foi inventada no século XVI. Foi um instrumento usado para medir a altura, em graus, que une o horizonte ao astro. A balestilha também é usada em alto mar, através da altura do sol na identificação da latitude do navio.
  • O QUADRANTE

    O QUADRANTE
    Era construído em madeira, tendo a forma de um quarto de círculo. Numa das arestas rectilíneas eram colocadas as pínulas com orifícios. No vértice era preso um fio-de-prumo. Na extremidade livre, encontrava-se um pequeno peso em metal. A aresta curvilínea era graduada. Para medir a altura do Sol o piloto tinha que fazer coincidir a luz deste astro, que passava pelo orifício da pínula superior, com o orifício da pínula inferior. Nesse instante, o fio-de-prumo indicava a altura do astro.