Web 519x318 feitoria mina

Cronologia das Feitorias portuguesas

  • 1445

    Feitoria de Arguim

    Feitoria de Arguim
    Arguim é uma ilha na Baía de Arguim, localizada na costa ocidental de África. A feitoria de Arguim foi a primeira feitoria portuguesa, estando sob a direção de Diogo Gomes. Nela os portugueses trocavam tecidos, cavalos e trigo por goma-arábica, ouro e escravos.
  • 1469

    Feitoria da Mina

    Feitoria da Mina
    A feitoria da Mina localiza-se no Gana, no litoral da África Ocidental. A feitoria era importante tanto militarmente como economicamente. A Mina teve assegurou o poder e o comércio de Portugal no Golfo da Guiné, posteriormente constituiu-se a principal feitoria de África. Era uma grande fonte da riqueza que ajudou a economia de Portugal.
  • 1501

    Feitoria de Cochim

    Feitoria de Cochim
    A feitoria de Cochim localizava-se na cidade de Kochi, no estado de Kerala, na Índia. Era protegida por uma contensão de madeira. Esta feitoria foi fundada por autorização do marajá de Cochim em agradecimento a Portugal pela sua defesa e proteção.
  • 1501

    Feitoria de Cananor

    Feitoria de Cananor
    Cananor é uma cidade portuária no estado de Kerala, na costa sudoeste da Índia. Esta foi estabelecida por João da Nova e a sua armada. Os principais produtos exportados a partir de Cananor eram, o gengibre, o cardamomo, e o principais produtos importados eram os cavalos.
  • 1503

    Feitoria de Fernando de Noronha

    Feitoria de Fernando de Noronha
    A primeira feitoria portuguesa instaurada no Brasil foi em Fernando de Noronha, uma ilha pertencente ao estado de Pernambuco.
  • 1522

    Feitoria do Forte de São João Baptista de Ternate

    Feitoria do Forte de São João Baptista de Ternate
    A Feitoria do Forte de São João Baptista de Ternate, localizava-se na ilha de Ternate, no arquipélago das Molucas, na Indonésia. Foi a primeira feitoria europeia na região, a mesma apoiava o comércio de especiarias nas ilhas do arquipélago. Esta feitoria foi o principal entreposto comercial português no Oceano Pacífico.