Download

Cientista Marie Curie

  • Nascimento

    Nascimento
    Nasceu em Varsóvia, Reino do Congresso da Polônia, Império Russo. Filha de um professor do ensino médio de matemática e física.
  • Infância e Vida Escolar

    Infância e Vida Escolar
    Ela recebeu uma educação geral em escolas locais e algum treinamento científico de seu pai. Desde a infância ela se destacou por sua memória prodigiosa, e aos 16 anos ganhou uma medalha de ouro ao concluir o ensino médio no liceu russo.
  • Sua Irmã Bronislawa

    Sua Irmã Bronislawa
    Quando seu pai perdeu suas economias, ela teve que trabalhar como professora, ao mesmo tempo, participava clandestinamente da “universidade gratuita” nacionalista, lendo em polonês para mulheres trabalhadoras . Aos 18 anos assumiu o cargo de governanta. Com seus ganhos, ela conseguiu financiar os estudos de medicina de sua irmã Bronisława em Paris, e com isso, mais tarde a ajudou a obter uma educação.
  • Period: to

    Paris e Trabalhando com a Ciência

    Em 1891, ela foi para Paris para continuar seus estudos na Sorbonne, onde obteve Licenciateships em Física e Ciências Matemáticas. Ela ficou em primeiro lugar na licença de ciências físicas em 1893. Ela começou a trabalhar no laboratório de pesquisa de Lippmann e em 1894 foi colocada em segundo lugar na licença de ciências matemáticas.
  • Casamento

    Casamento
    Em 1894 Marie conheceu Pierre Curie, professor da Escola de Física, e em 1895 se casaram.
  • Nascimento de Irene.

    Nascimento de Irene.
    Nasce sua primeira filha, primogênita, Irene, em 1897, o que não interrompeu o intenso trabalho científico de Marie.
  • Descobertas

    Descobertas
    O casamento de Marie e Pierre marcou a descoberta do polônio, no verão de 1898, e no rádio alguns meses depois. Sra. Curie desenvolveu métodos de separação do rádio dos resíduos radioativos em quantidades suficientes para permitir a sua caracterização e o estudo cuidadoso das suas propriedades, em particular as terapêuticas. Sra. Curie ao longo de sua vida promoveu ativamente o uso do rádio para aliviar o sofrimento e durante a Primeira Guerra Mundial.
  • Nomeada Professora de Física

    Ela foi nomeada professora de física na École Normale Supérieure para meninas em Sèvres e ali introduziu um método de ensino baseado em demonstrações experimentais.
  • Seu Doutorado

    Marie Curie recebeu seu doutorado em ciências em junho de 1903 e, com Pierre, foi premiada com a Medalha Davy do Royal Society . Também em 1903 eles dividiram com Becquerel o Prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade.
  • Nascimento de Eve

    Nascimento de Eve
    Nasce sua segunda filha, Eve, em 1904, o que não interrompeu o intenso trabalho científico de Marie.
  • Nomeada Assistente-Chefe

    Em dezembro de 1904 foi nomeada assistente-chefe no laboratório dirigido por Pierre Curie.
  • Morte de Pierre

    Morte de Pierre
    A morte repentina de Pierre Curie (19 de abril de 1906) foi um duro golpe para Marie Curie, mas também foi uma virada decisiva em sua carreira: doravante ela deveria dedicar todas as suas energias para completar sozinha o trabalho científico que haviam empreendido . E acabou ela ocupando o cargo como professor de Física Geral na Faculdade de Ciências, a primeira vez que uma mulher ocupou esse cargo.
  • Instituto de Radio: Laboratório Curie

    Em 1914, ela viu a conclusão da construção dos laboratórios do Instituto de Rádio (Institut du Radium) da Universidade de Paris e também foi nomeada diretora do Laboratório Curie no Instituto de Rádio da Universidade de Paris. Ao longo da Primeira Guerra Mundial , Marie Curie se dedicou ao desenvolvimento do uso de Radiografia-X .
  • Morte de Marie Curie

    Morte de Marie Curie
    Em 1934 Irène e Frédéric Joliot-Curie descobrem a radioatividade artificial. Poucos meses após essa descoberta, Marie Curie morreu em decorrência de leucemia causada pela ação da radiação.
  • Cinzas

    Cinzas
    Em 1995, as cinzas de Marie Curie foram guardadas no Panthéon em Paris; ela foi a primeira mulher a receber esta homenagem por suas próprias realizações. Seu escritório e laboratório no Pavilhão Curie do Instituto de Rádio são preservados como o Museu Curie.