Capitalismo e consequências

  • 1956 BCE

    1956

    Aconteceu quando o presidente do Egito nacionalizou o Canal de Suez que era de propriedade de uma empresa Anglo-Francesa. A medida fez com que o abastecimento de produtos nos países ocidentais fosse interrompido, o que causou aumento no preço do recurso natural. Considerado uma crise política. Conhecido como crise do petróleo
  • 1929 BCE

    1929

    A crise de 1929 aconteceu com grande expansão de crédito por meio de oferta monetária (emissão de dinheiro e títulos). Isso aconteceu nos Estados Unidos, quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) despencou bruscamente, provocando a sua “quebra” . A quebra da Bolsa de Nova York desencadeou, por sua vez, a Grande Depressão Americana.
  • 1873

    A Grande Depressão Capitalista, no século XIX, configurou-se como uma crise decorrente da evolução do sistema capitalista. Essa crise gerou um descompasso entre a superprodução de mercadorias nas indústrias e uma população de trabalhadores sem poder aquisitivo para consumir essas mercadorias (decorrente do aumento do desemprego entre os trabalhadores e da redução dos seus salários).
  • 1962

    Crise dos mísseis de Cuba, também conhecido como a Crise de Outubro, Crise do Caribe foi um confronto de 13 dias entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba
  • 1999

    A bolha da internet foi um movimento especulativo nas ações de empresas baseadas em negócios na internet ou intensivas em tecnologia. Essa especulação econômica cresceu ao longo da década de 1990 e culminou com o estouro da bolha em 10 de março de 2000. Isso porque o setor de tecnologia era conceituado como a Nova Economia, anticíclica e de crescimento ilimitado. Como consequência provocou o superaquecimento do mercado financeiro americano.
  • 2020

    Os efeitos da paralisação econômica pela pandemia de coronavírus são comparados à crise financeira global.Os estragos já são consideráveis.A pandemia, que tem acabado com milhares de vidas por todos os continentes, praticamente paralisou a economia mundial, com milhões em quarentena e as cadeias de suprimento globais em estado de caos.