A civilizacao egipcia um dos principais simbolos antiguidade oriental 562fcdbd9e8d3

Cap.2 - Antiguidade oriental

  • 4000 BCE

    Surgimento das primeiras cidades

    Surgimento das primeiras cidades
    A civilização mesopotâmica abrigava varios núcleos urbanos, gradativamente foi alterando a paiságem, a vida em sociedade foi se modificando com a divisão do trabalho.
  • 3100 BCE

    Processo de Unificação do Egito

    Processo de Unificação do Egito
    Por volta do ano de 3500a.C o Egito antigo não era um Estado unificado, ele era composto por várias tribos que habitavam as margens do Rio Nilo. A partir 3100a.C ocorreu a unificação dos dois reis sendo eles Alto Egito e o Baixo Egito por meio de guerras de conquistas que incluiam o primeiro faraó, Menés I, que passou a utilizar uma coroa que incluia as cores dos dois reinos.
  • Period: 3100 BCE to 2700 BCE

    Período Arcaico

    Após o processo de unificação do Egito, o ínicio do Império foi dado como período Arcaico. Continham dinastias exercendo o poder no Egito.
  • Period: 2700 BCE to 2200 BCE

    Antigo Império

    A primeira capital do Egito foi Tinis, durante esse periodo ela foi transferida para Mênfis situada onde o Nilo deságua. Nesse período foram construidas as grandes pirâmides.
  • 2350 BCE

    A unificação da Mesopotâmia

    A unificação da Mesopotâmia
    Sob a liderança de Sargão de Akkad, ocorreu a unificação entre as áreas Smérias e Akkadianas fundando-se assim o primeiro Império, que depois atingiria as áreas que iam do Mediterrâneo ao golfo Persa
  • Period: 2050 BCE to 1750 BCE

    Médio Império

    Houve a reunificação política. Governbos fortes expandíram o domínio para o sul do Egíto , e a capital foi transferida para Tebas. A prosperidade do período foi baseada no trabalho servil e no domínio da Núbia ( Sudão) região rica em ouro. Essa prosperidade no comércio renovou a cultura e também novas construções funerárias.
  • Period: 2004 BCE to 1595 BCE

    Ascensão da Babilônia

    A ascensão da Babilônia levou seu nome a toda a área sob sua influência e também sus modelos políticos sociais e culturais.
  • 1800 BCE

    A Origem dos Hebreus

    A Origem dos Hebreus
    A história decisiva desse povo, segundo as tradições ocorreu no período de 1800a. C, Abraão recebe uma mensagem divina que o pedia para guiar seu povo até a terra prometida. Até então, o povo Hebreu que era politeísta destruiu seus ídolos religiosos e por ordem de Abraão passaram a ser monoteístas. Estabeleceram-se na terra prometida e passaram a viver como agricultores e pastores. A prática monoteísta influenciou em termos morais e éticos, a civilização Ocidental.
  • 1700 BCE

    Migração dos Hebreus para o Egito

    Migração dos Hebreus para o Egito
    Os Hebreus estavam em um período onde a fome reinava e portanto, decidiram migrar para o Egito durante a transição do Médio Império para o Novo império, assim, foram escravizados pelos Faraós durante 400 anos. Moisés os conduziu a saída do Egito e a ideia da Pascoá que significa passagem foi criada. Esse período foi considerado um dos pontos principiais, pois foi nele que foram adquirido os 10 mandamentos.
  • Period: 1550 BCE to 1070 BCE

    Novo Império

    A capacidade militar dos egípicios foi consagrada e assim tomaram medidas para expandir e consolidar seu territórios até a Ásia. Esse período foi marcado por grande riqueza, prosperidade e cosmopolitismo.
  • 1100 BCE

    Decadência do Novo Império

    Decadência do Novo Império
    O Egito entrou em um periodo de decadência devido a forte agitações internas esta estabilidade política e social levou a divisão do reino em Alto e Baixo império
  • 1100 BCE

    Domínio Assírio

    Domínio Assírio
    Os assírios habitavam a região ao norte da Mesopotâmia, eram fortemente militarizados. Séculos mais tarde entre IX e VIII, conquistaram as regiões da Babilônia, Egito, entre outras. O objetivo era obter vantagens comerciais, impostos de guerra.
  • 539 BCE

    Dominação da Mesopotâmia

    Dominação da Mesopotâmia
    Durante a antiguidade, a região da Mesopotâmia foi marcada por
    um grande número de conflitos, dentre eles o destaque foi a dominação dos Persas sob a liderança do rei Ciro, os exércitos persas empreenderam a formação de um grande Estado centralizado e assim dominaram toda a região da Mesopotâmia.
  • 330 BCE

    Queda do Império Persa

    Queda do Império Persa
    Após a dominação da Mesopotâmia, os Persas unificaram todo o povo e ampliaram as fronteiras em direção à Lídia e ás cidades Gregas da Ásia menor, dominando assim diversas áreas, incluindo o Egito. Contudo, o império sucumbiu perante o poderio de Alexandre, O Grande, da Macedônia. Gregos e Macedônios sobre o comando de Alexandre, O Grande invadiram e destruíram o Império Persa que já estava enfraquecido.
  • 70 BCE

    Disseminação do Povo Hebreu

    Disseminação do Povo Hebreu
    Após os diversos domínios sofridos pelo povo Hebreu, um duro golpe foi aplicado pelos Romanos, que assim destruíram o templo de Jerusalém. Após esse episódio, os Hebreus se disseminarão pelo mundo mantendo assim sua forte identidade tanto cultural como religiosa, apesar de não ter um território, eles trouxeram a sua cultura e religião a todo o mundo.