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Desenvolvimento da IA

  • 1956 BCE

    1956- Conferência de Dartmouth

    1956- Conferência de Dartmouth
    Essa conferência ocorreu em Junho de 1956 e reuniu as mentes mais brilhantes no estudo da IA da época. Foi nessa conferencia que o termo Inteligência Artificial (IA) surgiu.
  • 1500 BCE

    1º evento A ideia de IA é um conceito antigo, bem antigo...

    1º evento A ideia de IA é um conceito antigo, bem antigo...
    A ideia de objetos entidades artificiais com inteligência própria já pairava no imaginário humano muito antes da inteligência artificial (IA) como conhecemos existir. O home sempre imaginou a ideia de uma máquina que pensasse e agisse como um ser humano. Essa ideia tem seu fundamento na mitologia grega, onde encontramos um personagem chamado Talos, um gigante autômato de bronze forjado por Hefesto para vigiar a ilha de Creta e proteger seus moradores.
  • 1943 - Primeiro trabalho reconhecido como IA

    1943 - Primeiro trabalho reconhecido como IA
    Ano 1943: O primeiro trabalho que hoje é reconhecido como IA foi feito por Warren McCulloch e Walter pits em 1943. Eles propuseram um modelo de neurônios artificiais.
  • 1949

    1949
    Ano 1949: Donald Hebb demonstrou uma regra de atualização para modificar a força da conexão entre os neurônios. Sua regra agora é chamada de aprendizagem hebbiana
  • 1950- Claude Shannon cria uma máquina para jogar xadrez

    1950- Claude Shannon cria uma máquina para jogar xadrez
    Em 1950, Claude Shannon escreveu sobre como programar uma máquina para jogar xadrez. Nesse mesmo período, Alan Turing criou uma forma de avaliar se uma máquina poderia se passar por humano em uma conversa por escrito. O experimento ficou conhecido como “O jogo da imitação”.
  • 1950- Alan Turing cria o teste de Turing

    1950- Alan Turing cria o teste de Turing
    Turing defende a criação de um teste hipotético para analisar se um sistema computacional é ou não inteligente como um ser humano, conhecido popularmente como Teste de Turing
  • 1951- Calculadora inteligente

    1951- Calculadora inteligente
    Em 1951, Marvin Minsky juntou-se a Dean Edmonds para construir a primeira rede neural artificial que simulava um rato encontrando seu caminho através de um labirinto.
    Eles projetaram o primeiro neurocomputador (40 neurônios), SNARC (Stochastic Neural Analog Reinforcement Computer), com sinapses que ajustavam seus pesos (medidas de permeabilidades sinápticas) de acordo com o sucesso de realizar uma tarefa específica (aprendizagem hebbiana).
  • 1952 - Arthur Samuel cria um algoritmo pra jogar Damas

    1952 - Arthur Samuel cria um algoritmo pra jogar Damas
    Arthur Lee Samuel Stanford. foi um cientista da computação estadunidense. Foi um pioneiro nos campos dos jogos de computador,
    inteligência artificial e aprendizado de máquina.
    Seu programa Game of Checkers é provavelmente o primeiro programa de auto-aprendizagem do mundo,
    e como tal a primeira demonstração do conceito fundamental da inteligência artificial (AI).
    Foi membro sênior da comunidade TeX, que dedicou muito tempo dando atenção pessoal às
    necessidades dos usuários.
  • 1957- Frank Rosenblatt cria uma rede neural

    1957- Frank Rosenblatt cria uma rede neural
    O perceptron é um tipo de rede neural artificial inventada em 1958 por Frank Rosenblatt no Cornell Aeronautical Laboratory. Ele pode ser visto como o tipo mais simples de rede neural feedforward: um classificador linear.
  • 1958 - É cria a linguagem LISP

    1958 - É cria a linguagem LISP
    a LISP foi uma linguagem especialmente criada para se desenvolver algoritmos que utilizavam inteligência artificial.
  • 1959- Surge o termo MACHINE LEARNING

    1959- Surge o termo MACHINE LEARNING
    Machine learning não é uma tecnologia específica em si; ele envolve softwares como de mineração de dados e advanced analytics para processar grandes volumes de dados e descobrir insights. As soluções do SAS ® são criadas com algoritmos inovadores que tornam isso possível.
  • 1964 - O Primeiro chatbot do mundo a Eliza

    1964 - O Primeiro chatbot do mundo a Eliza
    O software Eliza foi o primeiro programa para processamento de linguagem natural da história e foi criado por Joseph Weizenbaum no laboratório de Inteligência Artificial do MIT, entre os anos de 1964 e 1966. A ideia básica é simular a conversação entre homem e máquina, inclusive o próprio autor ficou surpreso com a quantidade de pessoas que atribuíram
    à Eliza características muito semelhantes aos sentimentos humanos.
  • 1969- É apresentado o SHAKEY

    1969- É apresentado o SHAKEY
    Shakey the Robot foi o primeiro robô móvel de uso geral capaz de raciocinar sobre suas próprias ações. Enquanto outros robôs teriam que ser instruídos em cada etapa individual da conclusão de uma tarefa maior, Shakey poderia analisar comandos e dividi-los em partes básicas por si só. Pela sua natureza, o projeto combinou pesquisas em robótica, visão computacional e processamento de linguagem natural. Por isso, foi o primeiro projeto que fundiu raciocínio lógico e ação física.
  • 1970 a 1985 Foi chamada de a época escura para a IA

    1970 a 1985 Foi chamada de a época escura para a IA
    De 1970 ao meados da década de oitenta a IA passou por um período que ficou conhecido como a era escura. Pois havia pouco ou quase nenhum investimento na área e pouco estudo e poucas novidades surgiram nesse período.
  • 1980- Criação de Sistemas Especialistas

    1980- Criação de Sistemas Especialistas
    Sistemas especialistas são softwares que têm como objetivo simular o raciocínio de um profissional “expert” em alguma área de conhecimento específica. Por exemplo, um sistema especialista em câncer de mama (área específica da medicina) perguntaria certos dados ao usuário e forneceria um diagnóstico acrescido de um aconselhamento profissional sobre o que seria o melhor a fazer nesse caso informado
  • 1982- O Japão entra no mercado de IA

    1982- O Japão entra no mercado de IA
    Com a intenção de modernizar a indústria o Japão entrou com força nas pesquisas que envolviam o desenvolvimento de tecnologias e aplicação da IA na solução de problemas. Isso promoveu o desenvolvimento dos micro processadores.
  • 1982- Adoção do PROLOG

    1982- Adoção do PROLOG
    Prolog (Programação Lógica) é uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de Programação em Lógica Matemática. É uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional. Pelo fato dessa linguagem não ter tido muito adesão acabou causando um grande atraso o que colocou a IA em nova era de escuridão que durou pouco tempo
  • 1990 - Surgimento da Internet Comercial

    1990 - Surgimento da Internet Comercial
    A Internet comercial foi um marco no desenvolvimento da IA . As redes se aproveitaram da IA para desenvolverem algoritmos de navegação, indexação, programas para vasculhar a rede de forma automática e calcular resultados .
  • 1997 - A máquina vence o homem

    1997 - A máquina vence o homem
    Em 1997, houve uma revanche entre Kasparov e um Deep Blue “reforçado”(Kasparov havia vencido o desafio no ano anterior). Kasparov venceu o primeiro jogo, o computador ganhou o segundo e aconteceram empates nos três jogos seguintes. Em 11 de maio de 1997, Deep Blue derrotou o enxadrista com uma surpreendente vitória – e levou o prêmio de US$ 700 mil.
  • 2002 - É criado o primeiro assistente de limpeza do mundo

    2002 - É criado o primeiro assistente de limpeza do mundo
    Há 22 anos, nascia um ícone tecnológico e da cultura pop com o lançamento do primeiro robot de limpeza Roomba da iRobot. Hoje, são mais de 20 milhões, os robots domésticos da empresa vendidos em todo o mundo. Este assistente de limpeza combinava eficiência em uma especialização, pré-configurações e também sensores de posicionamento, tudo trabalhando junto.
  • 2005 - A Boston Dynamics usa a IA e avança na área de robótica

    2005 - A Boston Dynamics  usa a IA e avança na área de robótica
    Boston Dynamics é uma empresa estado-unidense de engenharia robótica que ficou famosa pela construção de robôs avançados, os quais possuem comportamentos notáveis como: mobilidade, agilidade, destreza e velocidade. em 2005 ela usou a IA para revolucionar a indústria e lançou o BigDog que é um robô militar quadrúpede dinamicamente estável. Foi financiado pela DARPA, mas o projeto foi arquivado depois que o BigDog foi considerado muito alto para o combate.
  • 2005 - A IA é aplicada em carros autônomos

    2005 - A IA é aplicada em carros autônomos
    Stanley, carro autônomo vencedor do Darpa Grand Challenge 2005. É um VW Touareg com o teto povoado por cinco radares a laser e duas antenas de GPS (Foto: Divulgação) Após percorrer 11 quilômetros, o jipe vermelho número 22 saiu da estrada e caiu numa valeta.
  • 2008 - O uso da linguagem natural volta com tudo

    2008 - O uso da linguagem natural volta com tudo
    Lançado em 2008, o Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo. Além de poder rastrear usuários que tenham uma conta de gmail, o navegador é fácil de ser utilizado e oferece uma interface limpa e clara. De tempos em tempos o Chrome recebe atualizações que garantem o seu bom desempenho.
  • 2011 - a Apple lança a SIRI sua assistente virtual

    2011 - a Apple lança a SIRI sua assistente virtual
    A Siri é uma assistente virtual que atualmente incorpora todo o ecossistema desenvolvido pela Apple. A aplicação é capaz de compreender comandos de voz e realizar tarefas atreladas ao sistema operacional.
  • 2011 - A Amazon lança a ALEXA assistente artificial para competir com a SIRi

    2011 - A Amazon lança a ALEXA assistente artificial para competir com a SIRi
    Alexa é o nome da assistente virtual da Amazon, introduzida em 2014 junto com o Echo, sua primeira caixa de som inteligente. Diferente do que Apple, Google e Microsoft faziam até então, com Siri, Google Assistente e Cortana, a Alexa já nasceu com foco em atender o usuário nas tarefas do dia a dia, principalmente se forem compras na loja.
  • 2011 - A IBM lança o WATSON um super computador

    2011 - A IBM lança o WATSON um super computador
    Watson é a plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios. A cognição consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas. Com o avanço da tecnologia, essa capacidade passa a ser integrada a sistemas que podem aprender em larga escala e ajudar a sociedade em uma série de finalidades, desde o atendimento a clientes até o combate a doenças graves
  • 2011 - É criada a UDACITY

    2011 - É criada a UDACITY
    " Udacity começou como um experimento em aprendizagem online, quando os instrutores de Stanford Sebastian Thrun e Peter Norvig optaram por oferecer seu curso de "Introdução à Inteligência Artificial" on-line para qualquer pessoa, gratuitamente. Mais de 160.000 estudantes em mais de 190 países se inscreveram. A partir desse experimento Stanford percebeu que havia a necessidade de se criar uma universidade que fosse voltada para a tecnologia que fosse barata, acessível e eficaz
  • 2012 - A GOOGLE passa a usar o DEEP LEARNING

    2012 - A GOOGLE passa a usar o DEEP LEARNING
    Deep learning é um tipo de machine learning que treina computadores para realizar tarefas como seres humanos, o que inclui reconhecimento de fala, identificação de imagem e previsões. Em vez de organizar os dados para serem executados através de equações predefinidas, o deep learning configura parâmetros básicos sobre os dados e treina o computador para aprender sozinho através do reconhecimento padrões em várias camadas de processamento.
  • 2014 - Eugene Goostman vence o teste de Turing

    2014 - Eugene Goostman vence o teste de Turing
    Eugene Goostman é um chatterbot (software que tenta simular um ser humano em conversações) desenvolvido na Rússia. Em 2014, se tornou o primeiro chatterbot a ser aprovado no Teste de Turing.
  • 2016 - Máquina vence campeão mundial de GO

    2016 - Máquina vence campeão mundial de GO
    O Go é um jogo de disputa e conquista de território.
    Para conseguir fazer um computador que performasse bem em Go, os programadores não ensinaram a máquina a seguir as regras, eles ensinaram a máquina a pensar. O jogador robótico, chamado de AlphaGo, te... Leia mais em: https://super.abril.com.br/tecnologia/computador-vence-humano-em-go-jogo-mais-complexo-que-xadrez/
  • 2022 O que nos reserva os futuro??

    2022 O que nos reserva os futuro??
    A cada dia o mundo se transforma e a tecnologia também. Só o tempo dirá o que a IA será capaz de realizar para ajudar nessa mudança.