Islamismo

  • 570

    Maomé

    Maomé
    Ele nasceu em 570 nos arredores de Meca. Mercador e caravana, Maomé vai experimentar sua primeira revelação perto de sua cidade natal, ele começou a pregar a palavra de Deus, e então eles se reuniram no texto sagrado do Islã: o Alcorão.
  • Period: 573 to 634

    Abu Bakr

    o primeiro califa do Islã, iniciador da série chamada dos califas ortodoxos. Nasceu em Meca, no ano de 573 a. C. e faleceu em 23 de agosto de 634 a. C. Foi comerciante em Meca, e um dos primeiros habitantes da cidade a se converter para a nova religião difundida por Maomé, a quem acompanhou ao exílio (hégira) em Medina. Quando o profeta ficou doente nomeou Abu Bakr para conduzir a oração em seu lugar, o que foi interpretado à morte de Maomé como desejo de que Bakr fosse seu sucessor.
  • 612

    Noite do destino

    Noite do destino
    A tradição islâmica conta que o profeta tinha a prática de retirar-se para orar e meditar em montes e desertos aos arredores de Meca. Em um desses retiros, o anjo Gabriel apareceu para Maomé e pediu que ele recitasse um texto. Essa revelação é conhecida no islamismo como Noite do Destino e iniciou as revelações de Allah para o profeta. Após um período de confusão, Maomé passou a receber novas revelações a partir de 612, e essas revelações foram depois compiladas no que é conhecido como Alcorão.
  • 622

    Hégira

    Hégira
    Maomé, junto com um grupo de seguidores, marchou para a cidade de Medina, em uma migração conhecida como Hégira.
  • 623

    Início dos conflitos Sunitas x Xiitas

    Início dos conflitos Sunitas x Xiitas
    Após a morte de Ali, que para os xiitas deveria ser o sucessor de Maomé, a religião islâmica foi segmentada em dois grandes grupos. A partir daí, muitos conflitos e guerra civis foram desenvolvidas. Antes do profeta Maomé, o politeísmo (crença em vários deuses) era praticado por diversos grupos. Foi, portanto, ele quem uniu a sociedade árabe na crença monoteísta, onde Alá seria o Deus supremo. As ações do profeta foram primordiais para unir os grupos árabes numa só religião: islamismo.
  • 624

    Batalha de Badr

    Batalha de Badr
    A batalha de Badr, foi uma batalha fundamental para o islã, e uma virada de mesa na luta de Maomé com seus opositores, os coraixitas, em Meca. Avançando para uma forte posição defensiva, Maomé e seus bem-disciplinados homens conseguiram quebrar as linhas de Meca, matando vários importantes líderes coraixitas incluindo um chefe. Para os primeiros muçulmanos, a batalha foi extremamente importante porque foi o primeiro sinal de que eles poderiam derrotar os seus inimigos em Meca
  • 632

    Morte de Maomé

    Morte de Maomé
    Maomé morreu iniciando um período de sucessão na direção do movimento e na expansão da nova fé. Um dos mais influentes líderes religiosos e políticos da história morreu nos braços de Aishah, sua terceira e favorita esposa.
  • Period: 634 to 750

    1º expansão do Islamismo

    Conquista do resto da Arábia e influência sobre a Palestina. Conquista da Síria, Iraque, Irã Ocidental e Egito. Para o ano 711, ocupação de Sind, Tashkent. Conquista do norte da África e penetração da Espanha para a França.
  • Period: 650 to 680

    Período das guerras civis

    Governo da dinastia omíada, o primeiro a ser constituído como tal desde a morte do Profeta. Finalmente, a guerra civil divide a fé islâmica em dois ramos principais, que persistirão até hoje: sunitas e xiitas, que reivindicam para si mesmos a legitimidade da liderança do poder muçulmano.
  • 762

    Fundação de Bagdá

    Fundação de Bagdá
    Capital da dinastia abássida e grande centro comercial, Bagdá foi fundada em 762 por Almançor.Bagdá foi projetada para ser uma cidade exclusivamente islâmica, que não carregava consigo sobras de religiões e tradições anteriores, além da representação de poder e fé exclusivamente islâmicas, Bagdá também está estrategicamente situada entre uma grande rota de comércio.