abraão

  • 2000 BCE

    o chamado de abraão

    O chamado de Abraão marcou o início da história que revelou a origem do povo israelita através do qual o Messias veio ao mundo.
  • 2000 BCE

    Deus ordenou a abraão

    Quando Deus ordenou: "sai da tua terra, da tua parentela e vá para o lugar que eu te mostrarei", Abraão partiu de Harã com sua esposa, seu sobrinho Ló e tudo o que possuíam, rumo a uma terra desconhecida.
  • 2000 BCE

    o chamado de moissés

    Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã.
  • 1910 BCE

    Adrão recebe o nome de Abraão

    Quando Abrão estava com 99 anos, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Seja fiel a mim e tenha uma vida íntegra. Farei uma aliança com você e lhe darei uma descendência incontável”.
    Ao ouvir essas palavras, Abrão se prostrou com o rosto no chão, e Deus lhe disse: "Esta é a minha aliança com você: farei de você o pai de numerosas nações! Além disso, mudarei seu nome. Você já não será chamado Abrão, mas sim Abraão
  • 1900 BCE

    o nascimento de Isaque

    Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu
  • 1890 BCE

    A prova de Deus e Abraão

    Algum tempo depois, Deus pôs Abraão à prova. “Abraão!”, Deus chamou.
    “Sim”, respondeu Abraão. “Aqui estou!”
    Deus disse: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você tanto ama, e vá à terra de Moriá. Lá, em um dos montes que eu lhe mostrarei, ofereça-o como holocausto”.
  • 1882 BCE

    Sepultamento de Sara

    Quando Sara estava com 127 anos, morreu em Quiriate-Arba (hoje chamada Hebrom), na terra de Canaã. Abraão lamentou a morte de Sara e chorou por ela.
    Depois, deixou ali o corpo de sua mulher e disse aos hititas: “Tenho vivido como forasteiro e estrangeiro entre vocês. Por favor, vendam-me um pedaço de terra, para que eu possa dar um sepultamento digno à minha mulher”.
  • 1876 BCE

    Uma mulher para Isaque

    Abraão estava bem velho, e o Senhor o havia abençoado em tudo. Certo dia, Abraão disse a seu servo mais antigo, o homem encarregado de sua casa: “Faça um juramento colocando a mão debaixo da minha coxa. Jure pelo Senhor, o Deus dos céus e da terra, que não deixará meu filho se casar com uma das mulheres cananeias que aqui vivem, mas irá à minha terra natal, aos meus parentes, procurar uma mulher para meu filho Isaque”.
  • 1853 BCE

    A promessa de um filho para Sara

    Onde está Sara, sua mulher?”, perguntaram os visitantes.
    “Está dentro da tenda”, respondeu Abraão.
    Então um deles disse: “Voltarei a visitar você por esta época, no ano que vem, e sua mulher, Sara, terá um filho”.
    Sara estava ouvindo a conversa de dentro da tenda. Abraão e Sara já eram bem velhos, e Sara tinha passado, havia muito tempo, da idade de ter filhos
  • 1834 BCE

    abraão recebeu uma ordem de deus

    Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã. Canaã era a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de
  • 1834 BCE

    o nascimento de Ismael

    Abraão foi circuncidado com noventa e nove anos após Deus ter anunciado que Sara daria à luz um filho - Isaque, o herdeiro da promessa; Isaque nasceu no ano seguinte a esse anúncio.
  • Period: 1764 BCE to 1822 BCE

    a guerra do sidim

    A batalha do Vale de Sidim foi uma batalha onde quatro reis do Norte (Quedorlaomer, rei de Elão, Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar e Tidal, rei de Goim) fizeram guerra contra as cinco cidades do Vale de Sidim
  • 1737 BCE

    Abrão e Sarai no Egito

    Naquele tempo, uma fome terrível atingiu a terra de Canaã, e Abrão foi obrigado a descer ao Egito, onde viveu como estrangeiro. Aproximando-se da fronteira do Egito, Abrão disse a Sarai, sua mulher: “Você é muito bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: ‘É mulher dele. Vamos matá-lo para ficarmos com ela’. Diga, portanto, que é minha irmã. Eles pouparão minha vida e, por sua causa, me tratarão bem”.
    De fato, chegando Abrão ao Egito, todos notaram a grande beleza de sua mulher
  • 1700 BCE

    A morte de Abraão

    Abraão viveu 175 anos 8e morreu em boa velhice, depois de uma vida longa e feliz. Deu o último suspiro e, ao morrer, reuniu-se a seus antepassados. 9Seus filhos Isaque e Ismael o sepultaram na caverna de Macpela, perto de Manre, no campo de Efrom, filho de Zoar, o hitita. 10Esse era o campo que Abraão havia comprado dos hititas e onde havia sepultado Sara, sua mulher. 11Depois da morte de Abraão, Deus abençoou Isaque, e ele se estabeleceu perto de Beer-Laai-Roi, no Neguebe.
  • 1687 BCE

    O nascimento de Esaú e Jacó

    “Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”.
    Quando chegou a hora de dar à luz, Rebeca descobriu que, de fato, eram gêmeos. O primeiro a nascer era ruivo e coberto de pelos; por isso o chamaram de Esaú. Depois, nasceu o outro gêmeo, com a mão agarrada ao calcanhar de Esaú; por isso o chamaram de Jacó.
  • Period: 1570 BCE to 1570 BCE

    as 10 pragasdo egito

    Ao todo foram dez pragas enviadas: águas que se tornaram sangue, infestação de rãs, piolhos e moscas, peste no gado, úlceras nas pessoas, chuva de pedras, infestação de gafanhotos, escuridão e a morte dos primogênitos das famílias
  • 1500 BCE

    o nascimento de moisés

    Moisés, era um levita e nasceu numa época em que os hebreus eram mantidos escravos no Egito.
  • 1500 BCE

    A separação de Abrão e Ló

    Ló escolheu para si todo o vale do Jordão a leste de onde estavam. Partiu para lá e se separou de seu tio Abrão. Assim, Abrão continuou na terra de Canaã, e Ló mudou suas tendas para um lugar próximo de Sodoma e se estabeleceu entre as cidades da planície. O povo dessa região, porém, era extremamente perverso e vivia pecando contra o Senhor.
  • 1467 BCE

    Melquisedeque abençoa Abrão

    Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo:
    “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo,
    Criador dos céus e da terra.
    E bendito seja o Deus Altíssimo,
    que derrotou seus inimigos por você”.
  • 1467 BCE

    Abrão resgata Ló

    Quando Abrão soube que seu sobrinho Ló havia sido capturado, mobilizou os 318 homens treinados que tinham nascido em sua casa. Perseguiu o exército de Quedorlaomer até alcançá-los em Dã, onde dividiu os homens em grupos e atacou durante a noite. O exército de Quedorlaomer fugiu, mas Abrão o perseguiu até Hobá, ao norte de Damasco. Abrão recuperou todos os bens saqueados e trouxe de volta Ló, seu sobrinho, com todos os seus bens, as mulheres e os outros prisioneiros.
  • 1454 BCE

    A promessa da aliança entre o Senhor e Abrão

    Algum tempo depois, o Senhor falou a Abrão em uma visão e lhe disse: “Não tenha medo, Abrão, pois eu serei seu escudo, e sua recompensa será muito grande”.
    Abrão, porém, respondeu: “Ó Senhor Soberano, de que me adiantam todas as tuas bênçãos se eu nem mesmo tenho um filho? Uma vez que não me deste filhos, Eliézer de Damasco, servo em minha casa, herdará toda a minha riqueza. Não me deste nenhum descendente próprio e, por isso, um dos meus servos será meu herdeiro”.
  • 1454 BCE

    A promessa da aliança entre o Senhor e Abrão

    Algum tempo depois, o Senhor falou a Abrão em uma visão e lhe disse: “Não tenha medo, Abrão, pois eu serei seu escudo, e sua recompensa será muito grande”.
    Abrão, porém, respondeu: “Ó Senhor Soberano, de que me adiantam todas as tuas bênçãos se eu nem mesmo tenho um filho? Uma vez que não me deste filhos, Eliézer de Damasco, servo em minha casa, herdará toda a minha riqueza. Não me deste nenhum descendente próprio e, por isso, um dos meus servos será meu herdeiro”.
  • 1420 BCE

    A páscoa judaica

    Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.
  • 1321 BCE

    Jacó luta com Deus

    Qual é seu nome?”, perguntou o homem.
    “Jacó”, respondeu ele.
    O homem disse: “Seu nome não será mais Jacó. De agora em diante, você se chamará Israel, pois lutou com Deus e com os homens e venceu”.
    “Por favor, diga-me qual é seu nome”, disse Jacó.
    “Por que quer saber meu nome?”, replicou o homem. E abençoou Jacó ali
  • 1250 BCE

    a fugado egito

    os judeus saíram do Egito perseguidos pelo Faraó, que queria eliminá-los. Agora, aquela estrutura do governo egípcio torna-se proteção ao Menino-Deus. É impressionante como a salvação corre em fios tênues. Deus deixou que José guiasse Maria e Jesus pelo deserto, até o Egito