51v capme l. sx355

A História do Mergulho

  • 4500 BCE

    Homem ao mar!!

    Homem ao mar!!
    As culturas costeiras antigas utilizam-se do mergulho como forma de coleta de alimentos para subsistência e comércio. Sabe-se que os antigos polinésios e os havaianos viviam do mergulho livre, com óculos feitos artesanalmente a partir de anéis de bambu e cascos de tartarugas.
  • 1194 BCE

    Mergulhadores na Guerra de Tróia?

    Mergulhadores na Guerra de Tróia?
    Homero relata em "Ilíada" a utilização de mergulhadores em operações militares durante a Guerra de Troia, na sabotagem de navios inimigos, perfuração de cascos e no corte das amarras de ancoragem.
  • 1000 BCE

    Gregos catadores de esponjas

    Gregos catadores de esponjas
    Os escritos de Homero também mencionam pescadores de esponjas gregos que mergulhavam até 30 metros de profundidade e que se utilizavam de rochas pesadas para afundar. Eles despejavam óleo nos canais auditivos para compensar a crescente pressão nos ouvidos. Uma vez no fundo, cortavam tantas esponjas o quanto a respiração permitisse e então eram puxados de volta para a superfície por meio de uma corda.
  • 500 BCE

    Os primeiros caçadores de tesouros

    Os primeiros caçadores de tesouros
    Heródoto contada que uma dupla de mergulhadores gregos, Cyana e seu pai Scyllias, foram levados a bordo como prisioneiros do Rei Persa Xerxes, para serem mergulhadores de tesouro a serviço persa, durante as inúmeras guerras entre os persas e gregos.
  • 332 BCE

    Aristóteles descreve o Sino de Mergulho

    Aristóteles descreve o Sino de Mergulho
    O filósofo grego Aristóteles menciona o uso de uma espécie de sino de mergulho para se usado pelos pescadores de esponjas, em seu livro Problemata: "...eles permitem que os mergulhadores possam respirar igualmente bem, abaixando um caldeirão, pois isso não enche de água, mas retém o ar, pois é forçado diretamente para a água."
  • 1500

    O traje de Da Vinci

    O traje de Da Vinci
    Leonardo Da Vinci esboça um traje de mergulho com um sistema de snorkel flexível para respirar abaixo d'água.
  • 1531

    O sino individual de Guglielmo

    O sino individual de Guglielmo
    Uma das primeiras operações de mergulho bem sucedidas registradas usando um sino de mergulho individual. O italiano Guglielmo de Lorena utilizou-se de um sino de mergulho com visor de vidro para o galeão imperial Caligula no lago Nemi, perto de Roma. O sino carregava consigo apenas a quantidade de ar aprisionada dentro dele uma vez submersa, proporcionando assim um tempo de fundo curto.
  • 1551

    O sino de vidro de Tartaglia

    O sino de vidro de Tartaglia
    Niccòlo Tartaglia cria uma estrutura de madeira para levar o mergulhador por meio de uma rocha pesada ao fundo do mar. No esquema o mergulhador se utiliza de um sino de vidro acoplado na cabeça para poder respirar em baixo d'água. São interesse era dedicado aos resgates subaquáticos.
  • O sino quadrado de Lorini

    O sino quadrado de Lorini
    Buonaiuto Lorini projeta um sino de mergulho em forma de uma grande quadrado de madeira com tiras de ferro, para resgate de artilharias afundadas. O sino também possuía uma janela de vidro para o mergulhador ver ao redor.
  • A febre dos sinos!

    A febre dos sinos!
    O inventor alemão Franz Kessler aprimora o sino de mergulho individual em um projeto de sino com arreios e vidros oculares.
  • Novum Organum Scientiarum

    Novum Organum Scientiarum
    O lord Francis Bacon descreve o sino de mergulho de metal em seu Novo Instrumento da Ciência.
    "Uma vasilha oca, feita de metal, era baixada igualmente na superfície da água e assim levava consigo para o fundo do mar todo o ar que ela continha. Ficava sobre três pés de comprimento inferior à altura de um homem, de modo que o mergulhador, quando não conseguia mais conter o fôlego, podia enfiar a cabeça no recipiente e seus pulmões de novo, retorne ao seu trabalho".
  • O resgate do Santa Margarita

    O resgate do Santa Margarita
    A operação esponhola de resgate do naufrágio Santa Margarita é realizada nos mares do sul da Florida com um sino de mergulho de bronze fundeado a 08 metros de profundidade. Uma parte do tesouro já havia sido saqueada, um indicativo de que os nativos já possuíam um determinado conhecimento de mergulho.
  • O Mary Rose é resgatado

    O Mary Rose é resgatado
    Edward Bendall construiu dois sinos de mergulho de madeira para o resgate do tesouros do naufrágio do Mary Rose.
  • Um "rebreather"!!

    Um "rebreather"!!
    O italiano Giovanni Borelli projeta um aparato de mergulho capaz de reciclar o ar nele contido, acreditando que a recirculação do ar através de um tubo de cobre resfriado pela água circundante deve permitir que as impurezas se condensem.
  • Um sino com suprimento de ar!

    Um sino com suprimento de ar!
    O físico francês Denis Papin projeta um sino de mergulho com um sistema de suprimento de ar conectado a superfície, mas a tecnologia da época tornou impossível sua construção.
  • De cometa a sinos, o aprimoramento de Halley

    De cometa a sinos, o aprimoramento de Halley
    O astrônomo inglês Edmond Halley aprimora o sino de mergulho capaz de mergulhar a 18 metros de profundidade. Halley desenvolveu um sino de mergulho no qual a atmosfera do sino é reabastecida enviando-se barris de ar para baixo da superfície,
  • A máquina de mergulho de Lethbridge

    A máquina de mergulho de Lethbridge
    O inglês John Lethbridge desenvolve um traje de mergulho completamente fechado para um único mergulhador, denominada "The Lethbridge Diving Machine". A máquina de mergulho é, essencialmente, um barril de ar reforçado, revestido de couro, equipado com uma vigia de vidro para visualização e dois furos de braço com mangas estanques.
  • O traje "extraterrestre" de Rémy de Beauve

    O traje "extraterrestre" de Rémy de Beauve
    O francês Pierre Rémy de Beauve constrói um dos mais antigos trajes de mergulho já conhecido. O traje de De Beauve era equipado com um capacete de metal e duas mangueiras, uma delas com ar fornecido pela superfície por um fole e a outra pela evacuação do ar exalado.
  • A máquina "hydrostatergatique" de Fréminet

    A máquina "hydrostatergatique" de Fréminet
    Foi o 1° traje de mergulho a se utilizar de ar comprimido, projetado e confeccionado com sucesso pelo cientista francês Sieur (francês antigo, "senhor" ou "mestre") Fréminet, de Paris. Fréminet batizou seu invento de "machine hydrostatergatique" e a usou com sucesso por mais de 10 anos nos portos de Le Havre e Brest. A "máquina" é equipada de por um sistema de respiração autônoma com capacete, mangueiras de inalação e exalação, traje e reservatório, que é arrastado por trás do mergulhador.
  • O sino de mergulho evolui!

    O sino de mergulho evolui!
    O escocês Charles Spalding aprimora o sino de mergulho ao criar um mecanismo que possibilita o mergulho ser controlado pelos tripulantes.
  • O traje completo de Klingert

    O traje completo de Klingert
    O mecânico alemão Karl Heinrich Klingert desenha um traje completo para mergulho. O projeto consiste em um largo capacete de metal e um cinto de mesmo material e com largura similar, unidos por uma jaqueta de couro e calça.
  • 'Le Triton' de Drieberg

    'Le Triton' de Drieberg
    "Le Triton" foi um aparelho desenvolvido por Friedrich von Drieberg para respirar em baixo d'água. O equipamento é dotado de um tanque metálico portátil que permanece alimentado desde a superfície.
  • Surge o Princípio do Aqualung

    Surge o Princípio do Aqualung
    Atribui-se ao engenheiro inglês William Henry James a invenção do princípio do aqualung ao associar uma bolsa de ar ao cinto do mergulhador. No mesmo ano o norte-americano Charles Condert desenvolve o aqualung de William H. James dotando o traje de um reservatório de ar de cobre em forma de ferradura usado na cintura.
  • "Deane's Patent Diving Dress"

    "Deane's Patent Diving Dress"
    os irmão Charles Anthony Deane e John Deane projetaram o 1° capacete de mergulho bobeado a ar para uso com traje de mergulho, adaptado de um aparato de combate a incêndios, e o chamaram de "Deane's Patent Diving Dress". O sistema passa a ser utilizado em trabalhos de salvamento e resgate de canhões. No entanto o traje não estava presso ao capacete de modo que o mergulhador não podia se curvar ou inverter sem o risco de inundá-lo e se afogar.
  • Surge o Escafandro! Siebe, pai do mergulho

    Surge o Escafandro! Siebe, pai do mergulho
    Seguindo os estudos de Leonardo Da Vinci e os do astrônomo Halley, Augustus Siebe aperfeiçoa e aprimora o capacete dos irmão Deane ao prendê-lo a um terno. Assim surge o traje "fechado" de Siebe, que é considerado a base do moderno traje de mergulho. Esta foi uma evolução significativa dos modelos anteriores de vestimenta "aberta" que não permitiam que um mergulhador invertesse. (Siebe-Gorman passou a fabricar capacetes continuamente até 1975).
  • O resgate do HMS Royal George

    O resgate do HMS Royal George
    O uso bem sucedido do escafandro de Siebe, pela Marinha Real Britânica, no resgate dos canhões do navio de guerra inglês HMS Royal George, faz dele o equipamento padrão de mergulho em todo mundo. Essa operação de salvamento trouxe o mergulho da era moderna, introduzindo muitas inovações e descobertas, como o uso pela 1° vez de explosivos submersos e da introdução do "sistema de duplas" com mergulhadores trabalhando em pares.
  • Surge a 1° escola de mergulho.

    Surge a 1° escola de mergulho.
    A partir de suas experiências prévias os "especialistas" da Marinha Real aprenderam a mergulhar e desenvolveram suas próprias técnicas para recuperação e demolição subaquáticas. Essa história de sucesso levou a Marinha Real Britânica a estabelecer a primeira escola de mergulho, cujo trabalho era ensinar aos marinheiros os princípios do salvamento subaquático. Foto: Turma de 1891 da escola de mergulhadores da Marinha Real Britânica.
  • A 4° janela de Cabirol

    A 4° janela de Cabirol
    Até 1855, os capacetes de mergulho eram equipados apenas com três janelas circulares. O capacete de Joseph-Martin Cabirol introduziu a conhecida quarta janela, situada na parte frontal superior do capacete e permitindo que o mergulhador observasse acima dele. O traje segue o vestuário de mergulho padrão de Siebe, mas o capacete inclui uma torneira controlada manualmente para evacuação do ar exalado, esta incluía por sua vez uma válvula de segurança que impedia a entrada de água no capacete.
  • A 1° Fotografia Subaquática

    A 1° Fotografia Subaquática
    Foi tirada pelo inglês William Thompson. Contudo o pioneiro da fotografia subaquática não mergulhou para tirar a foto, ele colocou a câmera em uma caixa estanque feita de madeira e ferro e afundou com ajuda de um tripé e uma corda até 5,5 metros de profundidade e operou o obturador de cima do barco. Apesar do registro não ser nenhuma obra de arte, a técnica foi um sucesso.
  • O 1° laboratório de Biologia Marinha

    O 1° laboratório de Biologia Marinha
    Fundada pelo Collège de France e instalada na cidade de Concarneau, a Estação de Biologia Marinha do Museu Nacional de História Natural é a mais antiga estação marinha do mundo ainda em operação. Ela foi dedicada inicialmente á criação de animais marinhos e rapidamente se tornou um centro científico e intelectual muito ativo. Hoje desenvolve pesquisas em áreas da biologia experimental, bioquímica, biologia molecular, meio ambiente, biotecnologia e ecotoxicologia.
  • Le régulateur

    Le régulateur
    O engenheiro de mina Benoît Rouquayrol projeta um conjunto de respiração autônomo com um tanque cilíndrico de ar que fornece suprimento de ar através de um regulador de demanda, 1° a ser comercializado (1865). Rouquayrol chama sua invenção de "régulateur" ("regulador"), tendo concebido para ajudar os mineiros a evitar o afogamento em minas inundadas.
  • Rouquayrol-Denayrouze diving apparatus

    Rouquayrol-Denayrouze diving apparatus
    Benoît Rouquayrol conhece então o oficial da marinha Auguste Denayrouze e juntos adaptam a invenção de Rouquayrol ao mergulho. O traje Rouquayrol-Denayrouze funciona com ar bombeado da superfície para um traje de capacete fechado. A roupa também era equipada com um reservatório para caso de uma falha na mangueira. Os tanques só podiam suportar 30 atm, permitindo mergulhos de apenas 30' a não mais de dez metros de profundidade. O mergulhador continuava a andar no fundo do mar e não nadava.
  • 20.000 Léguas Submarinas, de Júlio Verne

    20.000 Léguas Submarinas, de Júlio Verne
    Apenas alguns anos mais tarde, o aparelho Rouquayrot-Denayrouze é referido no romance de Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Contudo os tanques de pressão de ar feitos com a tecnologia da época só podiam suportar 30 atmosferas, permitindo mergulhos de apenas 30 minutos a não mais de dez metros de profundidade.
    As durações de 6 a 8 horas em um tanque sem fornecimento externo registrado para o Rouquayrol, no livro Vinte Mil Léguas Submarinas, de Jules Verne, são uma ficção exagerada.
  • Nasce o "Rebreather"

    Nasce o "Rebreather"
    O Marinheiro inglês Henry Fleuss cria um sistema fechado com um cilindro leve e compacto com oxigênio puro comprimido capaz de "reutilizar" o ar que o mergulhador exala, ao remover o dióxido de carbono com uma corda embebida em potassa cáustica e refazendo-o circular no sistema. O sistema dá aos mergulhadores maior independência do suporte de superfície, contudo representa perigo pela inalação de oxigênio puro a alta pressão.
  • A "doença do mergulho" é desvendada

    A "doença do mergulho" é desvendada
    O fisiologista francês Paul Bert publica um trabalho de mil páginas, La Pression Barometrique, baseado em seus estudos sobre o efeito fisiológico das mudanças na pressão. Bert mostra que a doença descompressiva é causada pela formação de bolhas de gás no corpo e sugere que a subida gradual evita a doença descompressiva.
  • 1° Traje de mergulho atmosférico.

    1° Traje de mergulho atmosférico.
    Os irmãos Alphonse e Théodore Carmagnolle, de Marselha, França, patentearam o primeiro design propriamente antropomórfico do ADS (traje de mergulho atmosférico). O ADS é é um pequeno submersível antropomórfico articulado de uma pessoa que se assemelha a uma armadura, com juntas de pressão elaboradas para permitir a articulação, mantendo uma pressão interna de uma atmosfera. O "Carmagnolle Atmospheric Diving Suite" pesava 380 kg e nunca foi colocado em serviço
  • A milagrosa câmera subaquática!

    A milagrosa câmera subaquática!
    O mergulhador frânces Louis Boutan inventa a 1° câmera fotográfica subaquática. Boutan fez todos os tipos de avanços técnicos, permitindo-lhe fotografar debaixo d'água em um traje de mergulho e usar o flash de magnésio para iluminar as cenas subaquáticas.
  • É publicado o 1° livro de fotos subaquáticas

    É publicado o 1° livro de fotos subaquáticas
    Louis Boutan publicou o livro "La Photographie sous-marine et les progrès de la photographie" (Fotografia Subaquática e Avanços na Fotografia).
  • A prevenção da doença, a Tabela de Mergulho!

    A prevenção da doença, a Tabela de Mergulho!
    O fisiologista inglês John Scott Haldane e colaboradores publicam o livro A Prevenção da Doença do Ar-Comprimido, um marco para o mergulho pois estabelecem um método de descompressão por etapas através de um conjunto de tabelas de descompressão, uma solução preventiva que os mergulhadores usam até hoje.
  • O Inigualável Respirador de Ohgushi!

    O Inigualável Respirador de Ohgushi!
    Patenteado em 1918, o "Respirador Inigualável da Ohgushi" foi inventado em 1916 por Riichi Watanabi e o ferreiro Kinzo Ohgushi. O sistema que pode operar com um cilindro de suprimento de ar, de aço com 150 bar e 1000 litros, nas costas do mergulhador possui uma válvula de demanda operado pelos dentes de forma que o fluxo de gás é proporcional à força e duração da mordida. O aparelho respiratório foi usado com sucesso para o trabalho de pesca e salvamento.
  • The Jim Suit

    The Jim Suit
    O inventor inglês Joseph Peress cria o traje de mergulho profundo "Jim Suit" que mergulhou até 145 metros.
  • Heliox

    Heliox
    Em 1924, a Marinha e o Departamento de Minas dos EUA patrocinaram conjuntamente uma série de experimentos usando misturas de hélio-oxigênio. Não houveram efeitos prejudiciais em animais ou em humanos. O Heliox propicia um encurtamento do tempo de descompressão e oferece grandes vantagens para mergulhos profundos. Eles lançaram as bases para o desenvolvimento de tabelas de descompressão confiáveis e aparelhos especializados, que são os pilares da moderna tecnologia de mergulho profundo.
  • O mar em cores!

    O mar em cores!
    Primeiras fotos coloridas subaquáticas são tiradas por W. H. Longley e Chales Martin e são publicadas na National Geographic em 1927. Eles se utilizaram de uma jangada carregada com explosivos e pó de magnésio para iluminar a cena submarina à uma profundidade de 4,6 metros.
  • Um cilindro no peito!

    Um cilindro no peito!
    Yves Le Prieur junto com Maurice Fernez desenvolvem um sistema de mergulho manual em que o mergulhador carrega a garrafa de ar comprimido em seu peito e libera o ar em sua máscara facial abrindo uma torneira. Este sistema permanecerá em uso até 1943.
  • Do ar ao mar

    Do ar ao mar
    A americana e pioneira na aviação dos Estados Unidos, Amelia Earhart, realiza seu 1° mergulho.
  • A Batiesfera de Beebe & Barton

    A Batiesfera de Beebe & Barton
    Frustado pelos limites do mergulho de capacete o zoólogo americano William Beebe e o engenheiro Otis Barbon criam em "Bathysphere" (do grego, bathus: "profundo"), um submersível do alto mar sem energia. Estabelecendo a profundidade recorde de 922 metros em 15 de Agosto de 1934.
    "Era mais estranho do que qualquer imaginação poderia ter concebido" escreveu Beebe. "Um mundo tão estranho quanto ao de Marte".
  • Nohl vai fundo.Uma caminhada a 128 metros!

    Nohl vai fundo.Uma caminhada a 128 metros!
    Max Nohl estabelece o recorde de profundidade ao mergulhar a profundidade de 128 metros, no 1° mergulho internacional saturado. Nohl realizou essa façanha usando o novo traje de mergulho do tipo caminhada de fundo desenvolvido pela DESCO (antiga Companhia Americana de Equipamento de Mergulho e Salvatagem), com um hélio misturado a gás independente e rebreather de oxigênio, prescrita pelo Dr. End.
  • As imagens ganham vida nas mão de Hans Hass

    As imagens ganham vida nas mão de Hans Hass
    O biólogo australiano e mergulhador Hans Hass faz o 1° vídeo subaquático com equipamento scuba e ajuda a popularizar os recifes de corais, tubarões e rais.
  • Surgi o 1° regulador Aqua-Lung

    Surgi o 1° regulador Aqua-Lung
    Jacques Cousteau e Emile Gagnan desenvolvem o primeiro sistema scuba que incorpora uma válvula de demanda automática para liberar o ar enquanto o mergulhador inala, o regulador Aqua-Lung. Este é o mesmo tipo de regulador de mergulho que ainda conhecemos hoje, um avanço que permite que os mergulhadores permaneçam submersos por longos períodos e explorem o reino dos oceanos.
  • 1° Morte por mergulho Scuba

    1° Morte por mergulho Scuba
    Mergulhador da Marinha Francesa e membro experiente da equipe de Cousteau, Maurice Fargues foi o 1° mergulhador a morre utilizando o sistema scuba, ao tentar quebrar o recorde de seu contemporâneo Frédéric Dumas. Fargues perdeu o sinal com a superfície quando alcançou os 120m de profundidade. Seu corpo foi encontrado aos 60m, tendo desmaiado devido a narcose por nitrogênio ou a toxicidade do oxigênio durante a ascenção.
  • Com Scuba se vai fundo!

    Com Scuba se vai fundo!
    O mergulhador Frederic Dumas, membro da equipe de Cousteau, bate novo recorde de mergulho autônomo ao atingir 93 metros no Mediterrâneo.
  • "Benthosphere", a batiesfera de Barton!

    "Benthosphere", a batiesfera de Barton!
    Otis Barton mergulha com uma batisfera modificada e quebra o recorde mundial chegando aos 1.400 metros de profundidade.
  • Se inicia a Arqueologia Marinha

    Se inicia a Arqueologia Marinha
    Jacques-Yves Cousteau e sua equipe realizam a 1° escavação arqueológica marinha a se utilizar do mergulho SCUBA.
  • 1° Flash sub-aquático eletrônico

    1° Flash sub-aquático eletrônico
    Dimitri Rebikoff desenvolveu e confeccionou o 1° flash eletrônico subaquático portátil.
  • Surge a palavra SCUBA

    Surge a palavra SCUBA
    A palavra SCUBA foi inventada em 1952 pelo major Christian Lambertsen, que serviu no Corpo Médico do Exército dos EUA. A palavra SCUBA é um acrônimo para "Self-Contained Underwater Breathing Apparatus" ("aparelho respiratório autônomo subaquático").
  • Uma moto subaquática!!

    Uma moto subaquática!!
    Dimitri Rebikoff também desenvolveu e construiu a 1° moto subaquática (scooter).
  • 1° Computador de mergulho analógico

    1° Computador de mergulho analógico
    Diante da necessidade de se monitorar o carregamento de nitrogênio residual no corpo dos mergulhadores, os pesquisadores Groves e Monk sugerem o uso de um computador elétrico analógico para medir a descompressão e o consumo de ar. O fabricante americano Foxboro surgi então com o Decomputer Mark I. Foi o primeiro computador de mergulho analógico. Uma agulha indicava perigo durante uma subida, movendo-se em direção a uma zona vermelha no visor. O dispositivo não foi bem aceito por inconsistência.
  • A bandeira mundialmente conhecida

    A bandeira mundialmente conhecida
    A bandeira vermelha e branca que representa o mergulho é popularizada.
  • Inicia a colonização subaquática!

    Inicia a colonização subaquática!
    Uma série experimentos são conduzidos em que as pessoas vivem em habitats subaquáticos, deixando o habitat para a exploração (usando equipamento de mergulho) e retornando para dormir, comer e relaxar. Os habitats são abastecidos por ar comprimido da superfície. No primeiro desses experimentos, Conshelf Um, Jacques Cousteau e sua equipe passam sete dias debaixo de 18 metros de água perto de Marselha, França, em um habitat que eles chamam de Diógenes.
  • Uma nova era, os argonautas!

    Uma nova era, os argonautas!
    Cinco mergulhadores permanecem no laboratório submarino Conshelf II por um mês, mergulhado no Mar Vermelho a 10 metros de profundidade. Outros dois, também da equipe de Cousteau, ficaram a 24 metros.
  • Os habitats subaquáticos

    Os habitats subaquáticos
    Quatro argonautas vivem durante onze dias em um habitat subaquático SEALAB I
  • 1° Comunicação aqua-espacial!

    1° Comunicação aqua-espacial!
    Três times de dez argonautas passaram 15 dias a 62 metros de profundidade durante as missão do SEALAB II. Foi a 1° vez que se realizou uma comunicação espacial a partir de habitat marinhos. O astronauta da NASA, Gordon Cooper e Peter Conrad em orbita terrestre no Gimini 5, conversaram por radiotelefone com Scoot Carpenter, dentro do SEALB II a 62 m de profundidade.
  • O terceiro continente, a 100m de profundidade!

    O terceiro continente, a 100m de profundidade!
    Seis argonautas da equipe de Cousteau passam 27 dias a 100 metros de profundidade no Conshelf III.
  • Mais habitats subaquáticos surgem!

    Mais habitats subaquáticos surgem!
    O laboratório submarino Hydrolab é construído e recebe mais de 700 mergulhadores em aproximadamente 180 missões durante o período em que permaneceu ativo. O projeto foi encerrado em 1985.
  • Uma sociedade de médicos marinhos

    Uma sociedade de médicos marinhos
    É fundada a Undersea & Hyperbaric Medical Society.
  • Quebrando o gelo, surgi o "Ice Dive"

    Quebrando o gelo, surgi o "Ice Dive"
    O canadense Dr. Joe Maclnnis realiza o primeiro mergulho no polo norte durante a expedição Arctic IV e entra para a história.
  • A PDIC é fundada.

    A PDIC é fundada.
    A certificadora Professional Diving Instructors Corporation (PDIC) é fundada.
  • Uma caminhada longa e profunda

    Uma caminhada longa e profunda
    A exploradora americana Sylvia Earle realiza uma caminhada de duas horas e meia a 381 metros de profundidade com um "JIM Suit".
  • Uma rede que salva vidas

    Uma rede que salva vidas
    A National Diving Accident Network fundada em 1980 torna-se a internacionalmente conhecida DAN.
  • Chegam os computadores de mergulho comercializáveis.

    Chegam os computadores de mergulho comercializáveis.
    O modelo Orca Edge foi o 1° computador de mergulho comercialmente disponibilizado ao mergulhadores recreacionais e inaugurou a era dos computadores de mergulho.
  • A longa jornada do MarineLab

    A longa jornada do MarineLab
    O Marinelab, chamado originalmente por MEDUSA, é o habitat marinho com maior tempo continuo de operacionalidade. Ele foi submergido em 1985 e se encontra ativo até os dias atuais.
  • Hydra 10 simula mergulho saturado à 701m!

    Hydra 10 simula mergulho saturado à 701m!
    Em 50 anos, a empresa Comex realizou mais de 5.300 operações, incluindo 2.700 mergulhos experimentais em humanos e + de 400 em animais. Ela detém mergulhos recordes de profundidade no mar a -534 metros (HYDRA 8, 1988) e em câmera hiperbárica a -701 metros (HYDRA 10). No Hydra 10 os mergulhadores passaram 2 dias à 10m e 13 dias para descer a 675m. Um dos mergulhadores utilizou uma câmera separada e foi 701m (7h). Foram 24 dias de descompressão. Usaram gás de Hydreliox (H:49%, He: 50%, O: 1%).
  • A maior piscina de mergulho do mundo

    A maior piscina de mergulho do mundo
    A NASA abre a maior piscina de mergulho do mundo com 12.2 m de profundidade, 31.1 m de largura e 61.6 metros de comprimento para treinar astronautas em caminhadas espaciais.
  • Morre Jacques-Yves Cousteau aos 87 anos

    Morre Jacques-Yves Cousteau aos 87 anos
    Cousteau foi um dos pioneiros do mergulho, visionário e inventor. Tornou-se um explorador subaquático mundialmente famoso e também grande difundidor, sempre lutando pela conservação dos ambientes marinhos.
  • O mergulho livre vai fundo!

    O mergulho livre vai fundo!
    O francês Loïc Leferme estabelece um novo recorde no mergulho livre de 152 metros de profundidade.
  • Campeã mundial morre ao tentar os 171m

    Campeã mundial morre ao tentar os 171m
    A francesa Audrey Mestre morre durante a ascensão durante a tentativa de quebra do recorde dos 171m.
  • Tanya quebra o recorde!

    Tanya quebra o recorde!
    A americana Tanya Streeter quebra o recorde masculino e feminino no mergulho livre em apneia.
  • Pipin estabelece um novo recorde

    Pipin estabelece um novo recorde
    O americano Francisco "Pipin" Ferreras estabelece um novo recorde de profundidade no mergulho livre de 170m.
  • O mergulho em caverna mais profundo!

    O mergulho em caverna mais profundo!
    A sul africana Verna van Schaik se torna a mergulhadora de profundidade a ir mais fundo alcançando 221m, mergulhando em uma caverna de água doce na Africa do Sul.
  • Quebra de recorde no mergulho livre

    Quebra de recorde no mergulho livre
    O mergulhador belga Patrick Musimu quebra o recorde de profundidade no mergulho livre (Leferme, 171m) ao chegando a marca dos -209,6 metros de profundidade.
  • Deep divers!

    Deep divers!
    O francês Pascal Bernabé atinge os 330 metros em mergulho Scuba com Trimix.
  • No limite do peito!

    No limite do peito!
    O austriaco Herbert Nitsch estabelece o recorde mundal de mergulho livre em apneia de 214 metros de profundidade.
  • 1° Workshop Brasileiro de Mergulho Científico

    1° Workshop Brasileiro de Mergulho Científico
    O "I Workshop Brasileiro de Mergulho Científico" culminou na criação da Sociedade Brasileira de Mergulho Científico, durante a mesa redonda “Organização da Associação de Mergulho Científico do Brasil”, presidida pelo arqueólogo Gilson Rambelli e composta pela professora Liana de Figueiredo Mendes, Tatiana Leite, Jorge Lins, Cláudio Brandileone, Ewerton Wegner, Sérgio Viégas. Ao final foi redigida e aprovada por unanimidade a “Carta da Sociedade Brasileira de Mergulho Cientifico”.
  • The Deepest Ever!!!

    The Deepest Ever!!!
    O egípcio Ahmed Garb estabelece o mergulho scuba mais profundo da história com 332.35m. Foram 13 horas de ascensão e 7 horas de para descompressiva ao 27 metros da superfície.
  • 1° Acidente descompressivo na UFRN

    1° Acidente descompressivo na UFRN
    O mergulhador Francisco Canindé Soares sofre um acidente descompressivo durante projeto de pesquisa geológica na UFRN. Diário oficial da União - Ano CLII, N°34. ISSN: 1677-7042
  • Morre o amigo e pesquisador brasileiro Thiony Simon

    Morre o amigo e pesquisador brasileiro Thiony Simon
    O oceanógrafo Thiony Simon morre aos 30 anos durante pesquisa de mergulho profundo na APA de Santa Cruz, Espirito Santo.