17fd91bd 08fc 41b7 b14f 1a9e58efa761

A história do Karate Shotokan

  • 600

    O nascimento de uma arte marcial

    O nascimento de uma arte marcial
    No século VII, um monge Hindu chamado Daruma (fundador do Zen Budismo), deixou a Índia em direção a China para propagar o Budismo. Posteriormente, suas viagens o levaram ao templo Shaolim, na província de Hunan. A história contada diz que muitos de seus discípulos foram incapazes de acompanhar seu treinamento, devido a pobre condição física que possuíam. Então, para desenvolver a força e resistência, Daruma ensinou um método de condicionamento físico a seus discípulos.
  • Period: 600 to 1500

    Fase desconhecida do karatê

    Este método mais tarde se propagou e alcançou as ilhas de Ryu Kyu em Okinawa, onde se desenvolveu o Okinawa-te, antecessor do atual Karatê-do. Pouco se sabe do desenvolvimento do Karatê-Do nesta fase, porém a historia conta que o rei Hashi da dinastia Sho conseguiu reunir todas as ilhas do arquipélago Ryu Kyu numa só nação, proibindo o uso de armas.
  • Gichin Funakoshi

    Gichin Funakoshi
    Sensei Gichin Funakoshi, o Pai do Karate Moderno, nasceu em Shuri Okinawa em 10 de novembro de 1868, no mesmo ano da restauração de Meiji, falecendo em 26 de abril de 1957, aos seus 88 anos. Em seu túmulo negro em forma de cruz, estão as palavras: “Karate no sente nashi”(No karatê não existe atitude ofensiva).
    Pouco antes de morrer ele disse: “Acho que começo a entender o que é um verdadeiro Tsuki”.
  • Evolução do Okinawa-te

    Evolução do Okinawa-te
    Em 1609, Okinawa foi invadida pelo senhor de Shimazu, que novamente proibia o uso de armas após se apoderar daquela região.
    Disso surgiu a técnica das mãos vazias. O mestre Gichin Funakoshi trouxe o Karatê-Do (que significa objetivamente: caminho das mãos vazias, e subjetivamente: o caminho que contém Deus)De Okinawa ao Japão em 1902, esta técnica se fundiu com a filosofia e psicologia do Japão para transformar a técnica de luta das mãos vazias de Okinawa para o Karatê-Do do Japão.
  • A história do karatê no Brasil

    O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, no ano de l908 e já que a colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo e na capital, nada mais lógico do que aquele estado se transformar no pioneiro do karatê nacional.
    Durante décadas, vindos da terra-mãe, os japoneses, dentre eles o professor Akamine, ensinavam a "arte da mão vazia" aos jovens nipônicos e aos poucos brasileiros que se interessavam.
  • Karatê Shotokan

    Karatê Shotokan
    Shotokan significa: casa de shoto (apelido de Funakoshi)
    Ha um ditado que diz que o Dojo é o local onde os tigres se encontram. O estilo Shotokan tem como símbolo um tigre com a pata esquerda levantada.
    Os 5 mandamentos do praticante de Karatê-Do são:
    Esforçar-se para formação do caráter
    Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
    Criar o intuito de esforço
    Respeito acima de tudo
    Conter o espírito de agressão
  • Period: to

    Formação da arte marcial

    Está forma de arte continuou a evoluir e nos anos 50 e 60 sofreu influência científica na forma de conhecimento em anatomia, cinestesia (estudo dos movimentos musculares, peso e posição dos membros) e psicologia. O resultado foi o surgimento de uma arte marcial valida e moderna
  • A história do Karate no Brasil pt.2

    A história do Karate no Brasil pt.2
    Só em 1956 o professor Mitsuke Harada organizou a primeira academia na rua Quintino Bocaiúva, no centro da capital.
    Seguindo o exemplo de Harada, outros Mestres de Karatê fundaram suas academias:
    Juichi Sagara, em São Paulo;
    Yasutaka Tanaka, Sadamu Uriu, no Rio de Janeiro;
    Higashino em Brasília; e
    Eisuku Oishi na Bahia.
    Em 1960, o Professor Shikan Akamine fundou a Associação Brasileira de Karatê, em São Paulo e a partir daí essa arte começou a crescer em qualidade e número de adeptos no País.
  • A historia do Karate em Lauro de Freitas

    A historia do Karate em Lauro de Freitas
    A academia AKVA (Associação de Karate Vilas do Atlântico) foi fundada pelo mestre Randolfo Almeida Sampaio, 4 Dan, no dia 3 de junho de 1993.