Screenshot 2016 02 26 10 10 56 1

Zika Vírus

  • A Origem do Vírus Zika

    A Origem do Vírus Zika
    O nome Zica tem sua origem na floresta de Zika, perto de Entebbe na República de Uganda, onde o vírus foi isolado pela primeira vez em 1947. É relacionado aos vírus da dengue, da febre amarela e encefalite do Nilo, os quais igualmente fazem parte da família Flaviviridae.
  • Os primeiros artigos

    Os primeiros artigos sobre o vírus, publicados na década de 1950 e 1960, revelam que o zika é um vírus que pertence à família dos Flavivírus, a mesma da dengue e da febre amarela. Transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, ele entra na corrente sanguínea e pode infectar células da pele, do sistema linfático e a conjuntiva (membrana que reveste os olhos).
  • O teste em animais

    No entanto, alguns poucos estudos relatam que o microrganismo pode também ter afinidade com as células do sistema nervoso. Uma dessas pesquisas, publicada em 1952, descreve a injeção do vírus em camundongos, chimpanzés e coelhos. A análise revela que em ratos jovens, com menos de duas semanas de vida, o zika é capaz de destruir as células nervosas, efeito que não foi visto nos animais mais velhos.
  • O primeiro surto

    O primeiro surto
    O primeiro surto aconteceu em 2007, na pequena ilha de Yap, na Micronésia, e, em 2013, novos registros da doença surgiram na Polinésia Francesa, que teve 8.264 casos suspeitos.
  • O vírus e o impacto na Saúde Pública

    O vírus e o impacto na Saúde Pública
    Somente quando chegou ao Brasil, provavelmente trazido por religiosos da Polinésia que acompanharam a visita do Papa Francisco, em 2013, ou durante a Copa do Mundo, em 2014, o vírus provocou o impacto atual de saúde pública. Segundo estimativas dos especialistas, o número de infecções pode chegar até a 1,5 milhão de casos.
  • O vírus e a microcefalia

    O vírus e a microcefalia
    Em Novembro de 2015, o vírus da zica foi isolado em um recém-nascido com microcefalia no estado do Ceará, Brasil. Desde Dezembro de 2015, já existe a suspeita (ainda não provada) de que a infecção pelo zica ultrapassa a placenta e ocasiona microcefalia e danos cerebrais.
  • Novos estudos reforçam elo de zika e microcefalia

    Novos estudos reforçam elo de zika e microcefalia
    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/novos-estudos-reforcam-elo-de-zika-e-microcefalia</a>Três novos estudos divulgados na última quarta-feira (10) reforçam as evidências de que a epidemia de zika pode estar associada ao surto de casos de bebês nascidos com microcefalia no Brasil. Os trabalhos da Eslovênia, dos Estados Unidos e do Brasil identificaram a presença do vírus no cérebro de bebês com microcefalia.
  • OMS "A zika vai piorar antes de melhorar"

    OMS "A zika vai piorar antes de melhorar"
    http://oglobo.globo.com/rio/oms-zika-vai-piorar-antes-de-melhorar-18743537A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, vestiu, literalmente, a camisa do combate ao vírus da zika. Nesta quarta-feira, durante coletiva na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ela usava embaixo de um casaco branco, a camisa #Zika Zero com o slogan da campanha: “Nenhum mosquito é maior que o país inteiro”.
  • Casos suspeitos e confirmados

    Casos suspeitos e confirmados
    http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-Zika-virus-semelhante-paises_0_1529247071.html</a>No último boletim da Semsa, divulgado no dia 23 de fevereiro, Manaus registrou 607 casos suspeitos de Zika vírus. Do total, 55 foram confirmados, sendo 17 gestantes, 162 foram descartados, sendo 18 grávidas e 390 casos permanecem em investigação, com 85 gestantes.
  • Zika vírus é tema de debate no Museu do Amanhã

    Zika vírus é tema de debate no Museu do Amanhã
    O Museu do Amanhã reuniu uma audiência atenta na tarde desta terça-feira para um debate sobre “Zika vírus: questões, incertezas e algumas respostas” com o virologista Rodrigo Brindeiro, diretor do Instituto de Biologia da UFRJ e professor pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ. A pesquisa terá papel importante na compreensão de como o vírus atua no corpo humano e no desenvolvimento de terapias para o tratamento e prevenção da doença.