-
1189
Trovadorismo
Trova - composição poética e ritmada
Idade Média
- influência dos valores medievias: teocentrismo e moralidade da nobreza (coragem, poder e privilégio)
- reflexos do sistema feudal: vassalagem amorosa (homem se apaixona por uma mulher de casta superior e não consegue concretizar o desejo amoroso)
Prosa: novelas de cavalaria (protagonista enfrenta desafios)
Poesia: cantigas
- lírica
- de amor: sofrimento, amor não pode ser concretizado
- de amigo: ausência, pode ser concretizado
-satírica -
1300
Baixa Idade Média
-
1300
Renascimento Cultural
Retorno da cultura clássica (greco-romana)
É dividido em:
- Humanismo
- Classicismo
- Barroco
- Arcadismo
Acaba com a Revolução Francesa, que determina a ascensão da burguesia, sem noção de cultura clássica e individualista -
1418
Humanismo
Período de transição, com características de
- Trovadorismo (medieval, teocêntrico, feudalismo)
- Classicismo (renascimento, antropocêntrico, absolutismo)
Mecenato
Consolidação do Estado português
Poesia palaciana
Gil Vicente -
1453
Fim da Idade Média
-
1500
Achamento do Brasil
-
1517
Reforma Protestante
Enfraquecimento da Igreja
Trabalho enobrece o homem
Simplificação da visão de religiosidade
Fim do monopólio clerical sobre a leitura da Bíblia
Dita que entre o indivíduo e Deus não deve haver intermediário
Critica a corrupção da Igreja, a qual prega espiritualidade, mas valoriza o mundo material
Critica a venda de indulgências. que é, também, uma maneira para a burguesia, que se sente culpada por lucrar, garantir sua entrada ao céu -
1527
Classicismo
Camões
Renascimento
No Brasil, não há classicismo, mas sim quinhentismo (crônica historiográfica) -
1527
Quinhentismo
Literatura de informação
Literatura de viagem
Produção eurocêntrica com a temática do Brasil
Não se configura como literatura nacional -
1527
Camões
Classicismo
Poesia lírica:
- Amor (junta as correntes: platonismo - amor como ideia -, aristotelismo - amor concreto - e neoplatonismo - amor inconsumado, que gera sofrimento e, assim, aproxima o indivíduo de Deus)
- Passagem do Tempo (em que medida ela altera a condição do ser humano, como espírito e como matéria)
- Desconcerto do Mundo (mundo sem harmonia, em que os maus se dão bem, em detrimento dos bons)
Épica:
Lusíadas (recriação da Odisséia; questionamento dos valores e feitos portugueses) -
1545
Contrarreforma
Busca reverter os danos gerados pela Reforma
Maior ação na catequese, por meio da Companhia de Jesus -
Barroco
Conflito entre Antropocentrismo (mundo material) X Teocentrismo (mundo espiritual)
Na Europa: lucro X religião (burguesia X nobreza X clero)
No Brasil: escravos X religião
Gregório de Matos - início da literatura brasileira
Marcado pela fusão de opostos e por paradoxos (homem X Deus; matéria X espírito) -
Gregório de Matos
Início da literatura brasileira - segue o triângulo semiótico de sentido (autor - contexto - sentido -> texto)
Na poesia satírica, critica a burguesia e a corrupção do governo
Ao final de sua vida, faz poesia sacra para pedir o perdão divino -
Padre Antônio Vieira
Busca mais fiéis, que estavam largando o catolicismo para adotar o protestantismo
Tudo veio do pó e voltará ao pó - as conquistas da vida material são efêmeras e não importam, porque todos acabarão iguais e mortos
O que de fato importa é a vida espiritual, que é eterna
Duas mortes:
- morte em vida: largo, enquanto vivo, de pretensões e preocupações materiais, para me preocupar com o espírito
- morte natural: como já me preparei, com a primeira morte, estou apto a ir para o céu -
Iluminismo
Razão e ciência são vistas como “faróis” que guiam o ser humano para longe de obscurantismo e ignorância
Buscava o saber enciclopédico
Pensadores:
• Rousseau – cria o conceito de cidadania: propõe igualdade de todos perante a lei, à qual todos estão subordinados
• Voltaire – aversão à intolerância, tirania e hipocrisia da Igreja; vê a literatura como um instrumento de mudança social
• Locke – defende propriedade privada
• Newton – desejo de explicações racionais para o funcionamento da natureza -
Revolução Industrial
Alteram-se as relações sociais
- De um lado, a burguesia, detentora do capital e dos meios de produção
- De outro, o proletariado
Precarização
Urbanização (multidões)
Problemas de saúde (tuberculose)
Queda do Antigo Regime e consolidação do capitalismo como novo sistema econômico -
Arcadismo
Com a razão, retomam o mundo clássico e resolver o conflito barroco, escolhendo o antropocentrismo Buscam equilíbrio, harmonia e simplicidade Temas
• Fugere Urbem
• Locus Amoenus
• Inutilia Truncat
• Aurea Mediocritas
• Tempus fugit
• Carpe diem, pois a vida acaba na morte e não preciso pedir perdão Bucolismo neutraliza as diferenças sociais e elimina a artificialidade e a hipocrisia da corte Brasil: ciclo da mineração
- Sociedade urbana mais complexa, surge um sistema literário -
Revolução Francesa
Burguesia tem a tarefa de emancipar o mundo do feudalismo e dos privilégios da monarquia
O homem comum passa a ter liberdade e igualdade: transforma-se em cidadão (influência de Rousseau)
Nacionalismo
- Consciência partilhada entre um grupo de indivíduos que se sente ligado a uma terra e possui uma cultura e história comuns, marcados por eventos, trágicos ou gloriosos
- Uma das mais importantes características do romantismo
Surge a necessidade de construção de um projeto cultural burguês -
Vinda da Família Real para o Brasil
-
Romantismo Poesia - 1ª Geração
Natureza exuberante
Indígena como herói nacional (bravura, honra e lealdade)
Canção do Exílio - Gonçalves Dias -
Romance Urbano
Preocupação em ilustrar o comportamento da corte do Brasil:
- são como manuais de boas maneiras para eventos sociais, de acordo com a etiqueta da corte
- além disso, divulgam os valores importantes para uma sociedade em formação
Consolidação da nacionalidade
Linguagem acessível e sem referências culturais mais sofisticadas
Artifícios simulam conversa com o leitor criam clima de cumplicidade, propício para propagar valores morais Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um Sargento de Milícias -
Romantismo
Característica fundamental: indivíduo burguês insatisfeito com o presente
Crise do indivíduo
Fuga da realidade - passado, futuro ou morte
Rompimento com os modelos anteriores, focados nos valores nobres e na cultural clássica
- Rompimento com o precedente árcade, ao assumir uma postura de emoção + originalidade + subjetivismo
Divulgação dos valores burgueses
- Trabalho
- Sacrifício
- Sinceridade
- Esforço
Linguagem marcada de sentimentalidade para traduzir subjetividade - pontuações, adjetivos -
Romance Indianista
Objetivo: fazer obras em que o passado histórico do país fosse reconstruído, quando possível, ou inventado
Nacionalismo: indígenas e natureza são elementos definidores do caráter nacional e, por isso, motivo de orgulho e louvação
Indígena
- herói burguês (honesto, corajoso, humilde, apaixonado)
- eleva e dignifica a identidade de seu povo
- representa passado glorioso
- lirismo e idealização: ele faz de tudo para garantir a felicidade de seu par
José de Alencar: Ubirajara, Iracema e O Guarani -
Romance Regionalista
Objetivo: ampliar os tipos de personagens representativos dos brasileiros
Protagonistas são do interior
-agora, sertanejo, na literatura, ganha status de brasileiro
Construção da identidade nacional
-linguagem regional
-descrição da natureza
-descrição das tradições e costumes
José de Alencar
-para não contaminar seu padrão de linguagem e perder sua popularidade, só usa regionalismos no discurso direto, o que transpõe seu preconceito linguístico -
Romantismo Poesia - 2ª Geração
Ultrarromantismo
Na Europa: industrialização, urbanização, tuberculose e morte
Sentimento de inadequação
Relações humanas só geram frustração
Escapismo
Lugubridade
Ironia
Exagero sentimental
-exalta os sentimentos arrebatados ao mesmo tempo que apresenta o poeta isolado da sociedade, incompreendido por defender valores morais e éticos contrários aos interesses econômicos da burguesia
Idealização da mulher virginal e etérea (amor inconsumável)
Locus horrendus
Morte acaba com a agonia da vida -
Romantismo Poesia - 3ª Geração
Condoreirismo
Na Europa: precarização
No Brasil: escravidão
Denúncia das injustiças sociais
Castro Alves - "Navio Negreiro" -
Realismo
Revolução Industrial -> precarização e reificação: igualdade, fraternidade e liberdade não são para todos
Representação objetiva da realidade, para compreender a origem dos comportamentos negativos
-abandono do subjetivismo, da emotividade e do passado glorioso românticos
Relações humanas pautadas no jogo de interesses
Moral conveniente
Diálogo com o leitor, para manter sua atenção e simpatia - não é para influenciar seu comportamento, como faziam os românticos
Eça de Queirós
Machado de Assis -
Naturalismo
Revolução Tecno-Científica do fim do século XIX
-Darwin: dawinismo social - ser humano é um animal como outro qualquer; o + adaptado (genética + ambiente) sobrevive e os fracos são eliminados
-Auguste Comte: positivismo - progresso por meio da ordem e aqueles que não a seguem devem ser eliminados
-Hippolyte Taine: determinismo - o indivíduo é socialmente condicionado por três fatores: raça, ambiente e momento
Literatura a serviço da ciência
Animalização
Desejos sexuais superam racionalidade -
Parnasianismo
Razão toma lugar dos sentimentos
Ruptura com o processo de simplificação burguesa
Arte como sinônimo de beleza formal alcançada por meio do trabalho cuidadoso
Finalidade da arte é a própria arte
-rompe com a função social
-forma > conteúdo
Resgate de temas da antiguidade clássica
Olavo Bilac
-culto à forma
-no entanto, não confunde parnasianismo com impassibilidade ou objetividade total
-é parnasiano, mas critica a negação total da sensibilidade -
Brás Cubas
Desvirtuamento da educação:
- Cita sem ter lido
- Só vai para a escola porque quer um cargo de grande reputação
- Não estuda. só se forma porque pagou Emplasto: busca, a partir da ciência, obter fama Família como instituição falida O almocreve: relações mediadas pelo $, mas, mesmo assim, ele decide não dar o valor que considerava digno, pois isso não lhe beneficia Dona Plácida: reificada - é vista como um meio para o objetivo de Brás e de Virgília Moral conveniente em vez da moral kantiana -
A Relíquia
Falência da instituição familiar Religião como único elo de união e conhecimento comum Aparência destoa da essência, porque é uma sociedade de interesses Releitura da morte de Cristo: caráter milagroso do evento é negado pela narrativa Hipocrisia é inútil – mesmo mentindo para a Titi, ela descobriu seus segredos
- Quando ele para de ser hipócrita, consegue viver bem, com a ajuda de Crispim Se tivesse dito que a camisola era da Maria Madalena, teria fama entre os religiosos e os intelectuais -
Quincas Borba
Humanitismo:
- Ao tentar exaltar o Homem por meio da razão, o reduz a um animal irracional, cujo objetivo é propagar a espécie Sofia:é objetificada Os Palha têm sucesso, pois obtêm benefícios dos mais ricos e ignoram os mais pobres Sociedade organizada por uma estrutura de favores, mediados por $ – quem não tem $ não sabe lidar com a pressão e com a imagem O cão é o único amigo do homem – fica com Rubião, embora ele o maltrate
• Todos os seres racionais vão se relacionar por meio do $ -
Simbolismo
Musicalidade
Expressão do irracionalismo
Efemeridade
Sensorialismo
Mistério
Ilogismo
Meio-termo, vago, indefinição, sugestão - nem branco, nem preto; cinza
Onda de pessimismo - não acreditam que a razão serve para explicar o mundo e, por isso, fazem uso de estágios intermediários de consciência (sonho, loucura, sensorialismo)
Alienação social
-busca do eu, do interior
-em geral, por escolha
-Cruz e Sousa, por imposição (trauma do racismo o leva a adotar a figura do branco constantemente) -
A Falência
-
Expressionismo
Reação instintiva ao que a realidade apresenta - ódio, angústia, encantamento, pavor - sem controle consciente, racional
Primeira Guerra Mundial - traumas e atrocidades
Na Literatura
-distorção da realidade
-manifestação do grotesco/exagerado
-impressão que o ambiente causa no sujeito & expressão do que aquilo gera -
Cubismo
Multiplicidade dos pontos de vista
-Sobreposições
-Busca novos modos de conceber o espaço Literatura cubista
-ilogismo
-instantaneísmo
-simultaneidade
-humor
-imagens multifacetadas, composição de fragmentos da realidade -
Futurismo
Glorificação do mundo moderno, da cidade, da tecnologia, da violência e da velocidade
Fascínio pela guerra, que promove aniquilação dos símbolos do passado
Iconoclastia
Se aproxima do fascismo
Na Literatura
-abolição da pontuação, de adjetivos e de advérbios
-retiram tudo que representa a "imobilidade pensativa"
-ênfase da velocidade -
Dadaísmo
Abolição da lógica, da organização, da racionalidade
Espontaneidade total
Arte de Protesto
Durante a guerra - "a obra de arte não deve ser a beleza em si, porque a beleza está morta"
Arte deveria acontecer por acaso
Negação da sociedade que levou à guerra
Ruptura total com o passado
Ready Made -
Modernismo - 1ª Geração
"Fase heroica": momento de conquista de território
Ruptura com o passado e com os cânones formais
Choque com o público
Revisão crítica do passado
Linguagem brasileira e sujeitos outrora ignorados
Mudança de eixo cultural: SP
Oswald de Andrade (manifestos e exploração da desigualdade no manifesto antropófago)
Mário de Andrade (Macunaíma e construção da brasilidade)
Manuel Bandeira (tuberculose, mais independente, preocupação social)
Alcântara Machado (imigrantes em SP) -
Surrealismo
Valorização da fantasia, do sonho, da loucura
Freud
Querer liberar o inconsciente humano, terreno fértil e pouco explorado
Na Literatura: escrita automática -
Modernismo - 2ª Geração
2ª geração é entreguerras
-vivencia: 1ªGM, Rev. Russa, ascensão de GV e de Hitler
-espera arrebentar uma nova guerra: vê destruição no passado e no futuro - não há escapatória
Consciência social
Liberdade formal plena e relação estável com os modelos do passado
-autores não necessariamente irão escrever a partir de uma forma rebelde – podem escrever sonetos decassílabos – nova forma de liberdade
-efeito das conquistas da fase heroica
Relação entre complexidade temática e complexidade sintática -
Angústia
Sujeito que migra do campo para a cidade não consegue se adequar
-falência dos laços patriarcais dos sertanejos
-impossibilidade de manter vínculos na cidade
Vingança
-autopunição
-ausência da moralidade
Micronarrativas e flashbacks como forma de voltar para um local em que há afetividade
-vida na cidade não dá satisfação a Luís -
Modernismo - 3ª Geração
Ruptura com a forma para não gerar obstáculos e convidar os leitores a participarem da construção de sentido e da construção do mundo pós-bomba
-obra aberta: quanto mais simples a forma, mais leitores são atraídos e eles geram novos significados (poesia p/ toda a pop;)
-estrutura simples trata do essencial, que une a todos
2ªG é um par dialético c/ a 3ªG
-similaridade: presenciam um pós-guerra
-renovação, pq as guerras são diferentes
(1ª GM desconstrói a realidade | 2ª GM destrói a realidade) -
Claro Enigma
Eixos Metafísicos (experiência vira proposta universal)
-eu<mundo: mundo faz peso e o eu lírico cede, não aguenta
-eu>mundo: experiências boas se sobrepõem à loucura do mundo
-eu=mundo: retroalimentação e conformação
Pares Dialéticos (complementariedade, oposição, adição)
Distancia-se dos passionais da poesia social
Velho continente destruído – somos o novo, a promessa de vida
-qual é o nosso papel/posição perante a isso? serei <, > ou =?
(é o enigma óbvio da existência, decidir sua posição) -
Romanceiro da Inconfidência
Tiradentes caracterizado sem glorificação
-longe da ideia de Cristo criada na República
Características de Vila Rica
-ouro, ciência, amor, liberdade, artes
-inveja, ambição, maledicência, impostura, tirania, fraqueza moral
Rainha: suas virtudes, antes celebradas até pelos réus poetas, submergem em inconsciência e loucura
Grandeza e decadência de Minas
Ambição cresce e humanidade declina
São obscurecidas as glórias efêmeras e, por toda eternidade, exaltados os que padeceram opressão e martírio -
Concretismo
Inserido no Modernismo, porque trabalha com a forma
-mas as outras gerações: abordam o verso como menor estrutura do poema (concretistas abordam a palavra)
-como não dá mais p/ simplificar a estrutura, é a última experiência modernista
Trabalho com a palavra: analisam a palavra dentro dela mesma, mexendo apenas na estrutura que a compõe
-sílabas da palavra são alteradas p/ formar novas palavras
Afronta ao Imperialismo (contexto: JK)
-trabalhar com a língua dentro dela mesma valoriza o português -
Campo Geral
Trabalho com a linguagem como contraponto à penetração do imperialismo norte-americano
Regional é mero palco para tratar de temas globais – discussão extrapola o plano do sertão para englobar todos os humanos
Miguilim, ao sair do Mutúm, pediu o óculos
-finalmente sabia, o Mutúm era bonito
-com o óculos, ele é capaz de ver além
-consegue planejar o futuro: tem perspectivas que ultrapassam o mero medo/ciência da morte -
Mayombe
Lutamos e Sem Medo morrem p/ mostrar p/ os demais como o tribalismo é improdutivo
-são de tribos diferentes e se unem para salvar um de uma 3ª tribo
Sem Medo morre na frente de uma árvore gigante
-tronco destacava-se, mas ao subir os olhos, a folhagem se misturava com a floresta
-ao olhar para cima, ser otimista e expandir sua visão, as tribos conseguem se unir
-só o tronco se destaca, se individualiza (no Mayombe – os gigantes só o são em parte - individualismo existe, mas não é a visão total) -
Nove Noites
Construção da verdade a partir de várias perspectivas e momentos históricos
Impossibilidade de uma narrativa fidedigna