Timeline Hipermídia

  • 1500

    (Hipertexto) XVI/XVII

    (Hipertexto) XVI/XVII
    A idéia de hipertexto não é de hoje, nem surgiu com o advento da Internet, ela vem desde os séculos XVI e XVII com as chamadas "marginalia". Estas seriam como índices pessoais, citações de textos, remissões a outras partes ou outros textos feitas pelos leitores dos livros da época, anotadas nos cantos das páginas destes e depois transferidas para um caderno de “lugares comuns", para que posteriormente pudessem ser consultadas.
  • Introdução

    Introdução
    Com o surgimento da Internet, em 1969, quando os membros da Secretaria de Defesa dos Estados Unidos precisavam trocar informações a uma longa distância e através de um rápido acesso, uma forma de editoração textual, que já existia desde a Idade Média, foi-se desenvolvendo e acabando por determinar a estrutura editorial básica da rede mundial de computadores: o hipertexto
  • (Hipermídia) XEROX

    (Hipermídia) XEROX
    Em 1981, a Xerox desenvolveu a estação de trabalho Star, primeira comercial a utilizar tecnologias que hoje fazem parte dos computadores pessoais. Janelas com interface gráfica, ícones, pastas, mouse, servidor de arquivos e impressoras e e-mail faziam parte do sistema. O conceito de Hipermídia começava a amadurecer com a utilização de widgets e tornava-se cada vez mais uma extensão do hipertexto.
  • (Hipermídia) Macintosh 128k

    (Hipermídia) Macintosh 128k
    Em 1984, Steve Jobs e a Apple apresentaram o Macintosh 128k, a primeira máquina construída totalmente em torno de interface gráfica – mais do que nunca a hipermídia estava presente na informática. Suas bases estavam solidificadas e prontas para serem desenvolvidas.
  • (Apple) Hypercard

    (Apple) Hypercard
    A Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia, o Hypercard. Combinava banco de dados com interface gráfica, flexibilidade e interação do usuário com o programa por meio de modificações. O Hypercard incorporava também o Hypertalk, uma linguagem poderosa e de fácil aprendizagem que permitia a manipulação de dados e de interfaces.
  • (Hipermídia) World Wide Web

    Com a possibilidade de interação entre usuário e sistema, o Hypercard foi um sucesso. A hipermídia alcançara um nível de amadurecimento que resultaria na criação da WWW (World Wide Web). Inicialmente a WWW tinha como objetivo facilitar o compartilhamento de documentos entre seus colegas. Mas em 1990 o projeto foi formalizado como algo mais elaborado. No final daquele ano já tinha todas as ferramentas necessárias para o funcionamento do sistema. Em 1993 a WWW passou a ser livre para todos.
  • (Hipertexto) O que é hipertexto?

    É um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, paginas, imagens, gráficos, etc. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira. (LEVY, 1993, p.33)
  • (Hipermídia) Expansão de conceito

    O conceito de Hipermídia expandiu-se após a criação da WWW e, utilizada hoje em instituições educacionais, a hipermídia auxilia cada vez mais a construção de sociedades capazes de pensar em conjunto. As informações lineares e seqüenciadas sedem cada vez mais espaço aos sistemas hipermídia: um conjunto enorme de arquivos interconectados em uma rede. Graças à hipermídia, surgiram novas formas de adquirir conhecimento e de administrar informações por vários caminhos distintos.
  • (Hipertexto) Classificação do Hipertexto

    Primo (2002, 2003), levando em conta o caráter interativo
    do hipertexto, classifica-o em três formatos:
    a) Hipertexto potencial: Aqueles em que os caminhos associativos estão pré-determinados pelo programador, não permitido alterações de fora.
    b) Hipertexto colagem: Permite ao usuário criar, porém sem debate entre o programador e o mesmo
    c) Hipertexto cooperativo: Construção coletiva, feita através do dialogo entre programador e usuário.
  • (Hipertexto) Conclusão - Hipertexto

    Configura-se como a estrutura editorial básica da Internet, modificando-a constantemente a medida que é construído de forma cooperativa ou não por usuários e programadores. O surgimento dos primeiros computadores, o nascimento da rede e da World Wide Web foram os propulsores desta nova configuração social que hoje possui um espaço paralelo ao real que forma novas identidades, suprime tempo e espaço e permite a conexão mundial
    entre diferentes culturas
  • Hipermídia - Conclusão

    Surgida com Vannevar Bush, a idéia de hipermídia passou de futurística e improvável para algo que está mais presente do que nunca na nossa sociedade. Apesar de extremamente madura, não pára de crescer. O conceito de Web 2.0 que permite a interação total do usuário com os diversos tipos de informação está representado cada vez mais pelas redes sociais de relacionamento, nas quais os usuários trocam mensagens, links, vídeos e músicas simultaneamente todos os dias.