TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO.

  • 1200 BCE

    1200 AC O Ábaco

    1200 AC O Ábaco
    O Ábaco, considerado a primeira máquina de calcular da humanidade, Sua origem é na Mesopotâmia, aperfeiçoado pelos chineses e romanos conhecendo-se também versões japonesas, russas e astecas.
    O Ábaco é um instrumento muito simples, usado para diversas operações aritméticas tais como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, e ainda na resolução de diversos problemas com fracções e raízes quadradas
  • 105 BCE

    105 a.C. Invenção do papel

    105 a.C. Invenção do papel
    Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. Para produzi-lo, era feita uma massa com fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. Em seguida, a espalhavam sobre um tipo de peneira (feita com bambu e um pano esticado) e deixavam secar ao sol....
  • 1440

    1440 - Prensa de tipo móvel Gutemberg

    1440 - Prensa de tipo móvel Gutemberg
    Permite a ampliação da disseminação do conhecimento. A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial.
  • 1800 - Lousa

    1800 - Lousa
    Permite uma educação mais visual. O quadro é o ponto de atenção da aulaA lousa e o giz são uma das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) mais antigas em todo mundo e a mais conhecida pelos professores
    Permite uma educação visual.
  • 1876 - Mimeógrafo

    1876 - Mimeógrafo
    Permite a distribuição de cópias. O mimeógrafo talvez possa ser encarado como o avô das fotocopiadoras Xerox. Ele funcionava com a ajuda de uma manivela. O professor escrevia os exercícios numa folha especial, conhecida por estêncil ou matriz, que continha carbono. O texto, então, aparecia do lado oposto do papel. Com a parte escrita voltada para cima, a folha era colocada no entorno do rolo que compõe o mimeógrafo.
  • 1950 - Retroprojetor

    1950 - Retroprojetor
    Ajudava professores a escrever suas lições antes das aulas sem ter que preencher diversas lousas. É um dispositivo capaz de projetar imagens ampliadas de textos (ou fotos) sobre uma tela, ou numa parede. Estas imagens são obtidas a partir de objetos impressos em lâminas de plástico transparentes, popularmente conhecidas como transparências
  • 1950 Laboratório de línguas

    1950 Laboratório de línguas
    Aprendizado por repetição.Escolas nos EUA começam a instalar cabines individuais com fones de ouvido e fitas com aulas pré-gravadas.
  • 1957 - Máquina de ensinar

    1957 - Máquina de ensinar
    Dispositivo que permitia ao aluno seguir no seu próprio ritmo e tinha corno intenção liberar o professor para debater os conteúdos. O aparelho permitia a apresentação de um material cuidadosamente planejado, no qual cada problema dependerá da resposta ao anterior e onde, por isso, é possível fazer progresso contínuo até a aquisição de um repertório complexo
  • 1959 – Fotocopiadora

    1959 – Fotocopiadora
    Permite cópias automáticas, substituindo o mimeógrafo, diminuindo a sujeira e economizando tempo.A invenção da Xerox gradualmente substituiu o mimeógrafo e outros equipamentos semelhantes.
  • 1960 Liquid Paper :segunda chance

    1960 Liquid Paper :segunda chance
    Uma secretária cansada de cometer erros criou a fórmula de tinta corretiva na cozinha de sua casa
  • 1967 - Calculadora de mão

    1967 - Calculadora de mão
    Redução das calculadoras que antes eram objetos de mesa.
  • 1971 - Computador

    1971 - Computador
    Iniciam-se discussões sobre uso do computador para o ensino de física na Universidade Federal de São Paulo e ainda nesta década 3 computadores passam a ser usados em outras universidades federais brasileiras. Os computadores permitem o desenvolvimento de uma capacidade maior de observação da realidade. Um valioso instrumento para despertar a curiosidade e o interesse do educando aliados no processo de ensino e aprendizagem.
  • 1978 - Telecurso Aulas na TV

    1978 - Telecurso Aulas na TV
    Aulas na TV: começa um programa com conteúdos para o ensino médio e posteriormente avança para fundamental e para a população que não havia concluído os estudos. É uma tecnologia ou estrutura que oferece material de estudo para o ensino básico através de apostilas ou de programas de TV. Esse conteúdo é usado em milhares de Teles salas espalhadas pelo país.
  • 1985 - Enciclopédias em CD-ROM

    1985 - Enciclopédias em CD-ROM
    Um único disco armazenava uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer recursos multimídias como vídeos e fotos.O CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory), é um disco compacto onde as informações só podem ser lidas, mas não gravadas pelo usuário, pois já é fabricado com um determinado conteúdo (são gravadas apenas pelo fabricante). Ele tem a tecnologia óptica dos CDs de música, mas possui um formato de trilha diferente, para armazenar dado
  • 1985 - Calculadora gráfica

    1985 - Calculadora gráfica
    Facilitou a resolução das equações. As calculadoras gráficas disponíveis atualmente no mercado contam com um grau de sofisticação bastante grande, permitindo desde o download de games até o envio de imagens para serviços online
  • 1989 - World Wide Web

    1989 - World Wide Web
    Tim Berners Lee cria o sistema que utiliza o Hipertexto para funcionar na Internet e é usado para ligar páginas web e transferir dados. World Wide Web significa em português rede de alcance mundial, também conhecida como Web ou WWW. World Wide Web é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet
  • 1999 - Lousa interativa: aula multimídia

    1999 - Lousa interativa: aula multimídia
    O modelo o tradicional ganha um concorrente, a lousa digital com computador e a tela sensível ao toque. As aulas tornam-se mais dinâmicas e rápidas, possibilitando ao professor transmitir um número maior de conteúdo. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
  • 2004 - Facebook: rede social

    2004 - Facebook: rede social
    O Facebook é uma das maiores redes sociais tanto em número de acesso quanto de usuários. Foi fundada em 2004 pelos estudantes universitários de Harvard: Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
    O Facebook significa “ livro de caras”.É uma rede social gratuita que conecta pessoas de diversas partes do mundo e, devido ao seu alto alcance, já auxiliou pessoas que tinham perdido contato com amigos e familiares a se reencontrarem dentro do site.
  • 2004 - Youtube: popularização dos vídeos

    2004 - Youtube: popularização dos vídeos
    A ideia é parecida com a da televisão. Existem vários canais disponíveis. A diferença é que os canais são criados pelos próprios usuários, onde podem compartilhar vídeos sobre os mais variados temas .O YouTube hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos. A popularidade conseguida por alguns vídeos caseiros levam pessoas desconhecidas a se tornarem famosas, “celebridades instantâneas”..
  • 2007- 2015 - Smartphones e tablets: aprendizado móvel

    2007- 2015 - Smartphones e tablets: aprendizado móvel
    Dispositivos móveis permitem a interação, produção e consumo de material de fotos, textos e vídeos em tempo real.
    A aprendizagem móvel ou m-learning é um sistema via internet ou rede, usando dispositivos móveis pessoais como notebooks, tablets e smartphones que visa melhorar o aprendizado dos estudantes. É flexível, permitindo que os alunos acessem materiais educacionais em qualquer lugar, a qualquer hora.
  • Atuamente - Aplicativos: aula personalizada

    Atuamente  - Aplicativos: aula personalizada
    Aplicativos permitem estudar em qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com o ritmo do aluno. Dados medem desempenho individual e traçam planos específicos de aula.
    De soluções simples a verdadeiras revoluções digitais, são muitas possibilidades com o aplicativo certo em mãos. Definir horários, agendar compromissos, facilitar os estudos… É só escolher!