Roma

Roma Antiga

  • 246 BCE

    Início das Guerras Púnicas

    Início das Guerras Púnicas
    Foi o início de uma série de 3 grandes guerras disputadas entre Roma e Cartago, as quais, em sua soma, duraram cerca de 100 anos e resultaram na destruição de Cartago e no estabelecimento do Mare Nostrum. A primeira guerra púnica foi iniciada por um ataque de Roma em Cartago, já a segunda foi uma espécie de resposta à primeira, na qual Cartago atacou Roma, sem sucesso algum. Já durante a terceira e última, Roma finalmente toma o controle sobre a cidade fenícia e sobre o mar mediterrâneo.
  • 134 BCE

    Início da Crise da República

    Início da Crise da República
    Com a expansão territorial, aumentou o número de escravos e, assim, os plebeus ficaram sem trabalho, passando por um período de fome e pobreza. Diante disso, a carreira militar surgiu como uma oportunidade de ascensão social para os plebeus, uma vez que tinha soldo e aposentadoria. Nesse contexto, os generais ocuparam uma classe social alta, ocupando, também, cargos políticos, estabilizando a política.
  • 133 BCE

    Reforma agrária

    Reforma agrária
    Foi proposta por Tibério Graco, uma lei de limite de terras chamada Reforma Agrária. No entanto, os patrícios se mostraram muito insatisfeitos diante dessa proposta, dessa forma, Tibério foi assassinado e a ideia da reforma agrária voltou através de Caio Graco, o qual cometeu suiícuio pela oposição dos patrícios, também.
  • 60 BCE

    Início do Primeiro Triunvirato

    Início do Primeiro Triunvirato
    Nova forma de governo compartilhado formado pelos generais Júlio César, Pompeu e Crasso, a fim de manter a estabilidade política no território tão grande de Roma, o qual se encontrava em turbulência política. No entanto, Crasso morreu, e na disputa pelo poder entre César e Pompeu, o primeiro venceu, centralizando o poder e se autodeclarou como ditador vitalício.
  • 43 BCE

    Início do Segundo Triunvirato

    Início do Segundo Triunvirato
    Foi formado por Marco Antônio, Otávio e Lépido, mantendo a estrutura política romana e o poder fora das mãos do senado após a morte de Júlio César, o qual comoveu a população. Contudo, Lépido foi afastado e Roma ficou sob comando dos outros dois, assim, Marco Antônio comandava o Oriente e Otávio o Ocidente. Porém, o primeiro rompeu com o segundo, dando início a uma guerra, na qual Otávio venceu, tornando-se, assim, o único líder político de Roma.
  • 27 BCE

    Início da Pax Romana

     Início da Pax Romana
    A Pax Romana foi um período durante o Alto Império, durando até 180 dc, no qual ocorreu uma estabilização da expansão territorial romana, transformando seus exercícios de ataque em exércitos de manutenção e contenção dos povos, fortificando também suas fronteiras. Além disso, foi um período de poucas revoltas, uma vez que todos os romanos livres da época receberam o direito à cidadania. Por último, foi também um período de diversas trocas culturais entre Roma e as províncias conquistadas.
  • 27 BCE

    Início do Alto Império

     Início do Alto Império
    Com a vitória de Otávio, este tornou-se imperador romano, o qual tinha controle sobre os poderes políticos e religiosos da época e o Senado como seu submisso. Assim, foi o responsável por iniciar a expansão territorial, o que acabou aumentando o mercado de escravos da época e deixando os proletários sem função social. Logo, Otávio implantou uma política chamada de “pão e circo” para evitar revoltas desta classe social. Além disso, foi um momento de grande produção cultural e artística.
  • 64

    Perseguição do Cristianismo

    Perseguição do Cristianismo
    O surgimento da religião cristã gerou um grande conflito com o governo, uma vez que recusa a divindade do imperador, prega o pacifismo (ia contra a característica guerreira de Roma), rejeitava o politeísmo e aceitava todos os indivíduos, mesmo que pobres, dando-os a "oportunidade" de ser alguém melhor após a morte. Assim, essa religião foi perseguida pelo imperador, sendo, os cristãos, torturados, crucificados e executados.
  • 72

    Coliseu (pão e circo)

    Coliseu (pão e circo)
    A fim de manter todos os romanos ocupados, o imperador criou uma política de "pão e circo", ou seja, um cenário onde todos tinham alimento e entretenimento. Nesse contexto, o trigo passou a ser distribuído gratuitamente ou com preços subsidiados, enquanto foram criadas grandes arenas, com batalhas de gladiadores, corrida de bigas e execuções, para o entretenimento. Uma das arenas mais importantes e conhecidas foi o Coliseu.
  • 180

    Início do Baixo Império

    Início do Baixo Império
    Otávio Augusto, como imperador único, parou de ter controle sobre toda a Roma. Além disso, o sistema escravista colapsou- escassez da mão de obra devido a falta de conquistas de terras das quais tiravam seus escravos-, provocando o surgimento dos colonos, isto é, trabalhadores livres. Com isso, a produção de alimentos diminuiu e a inflação aumentou, provocando um cenário de crise em Roma, conhecido como Baixo Império.
  • 313

    Édito de Milão

    Édito de Milão
    Documento criado por Constantino que acabou com a perseguição dos cristãos, ou seja, permitiu a liberdade religiosa, possibilitando cultos e construções católicas por Roma.