Historia

Revolução Russa- Giovanas( Franchini e Lopes)

  • Period: to

    A Russia Czarista

    Monarquia absolutista, todo o poder concentrado em Czar. Cerca de 80 por cento da população vivia no campo e a maioria era analfabeta. Camponeses eram explorados e obrigados a pagar ao governo, pesados impostos pelo uso da terra.
  • O Marxismo

    O Marxismo
    Acreditava no socialismo cientifico, as ideias do socialismo cientifico estão contidas no manifesto comunista. Lançou a ideia do comunismo.
  • Socialismo na Russia

    Socialismo na Russia
    A crise dos trabalhadores leva a ideia marxista à Russia, formando o Partido Operário Social-Democrata Russo ( POSDR ).
    Dentro do partido haviam duas ideias: Bolchevique: liderado por Lênin, com objetivo de conquistar o poder por meio da revolução socialista. Menchevique: liderado por Martov, com objetivo de conquistar o poder aliando-se a burguesia. E sua estrategia era via eleitoral.
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento
    O documento de baixo assinado pelos operários que exigia uma redução na jornada de trabalho para 8 horas, salário mínimo e abolição do trabalho extraordinário. Porém esse documento não chegou à Czar, que por sua vez, ordenou a seus soldados, que atiraram à queima roupa contra a multidão
  • Period: to

    Rússia na 1 Guerra Mundial

    Decidida a controlar o acesso do mar mediterrâneo pelo Mar Negro, a Rússia czarista entrou na 1 G.M. A população não apoiava a entrada da Rússia na guerra e foi fortemente atingida pelo desemprego, inflação e fome. Em 1917, ocorre a Revolução Socialista, e quando os bolcheviques comandados por Lênin chegam ao poder, a Rússia sai da 1 Guerra Mundial.
  • Governo Provisório

    Governo Provisório
    Os operários marcharam em direção ao prédio do governo, com o apoio do exército czarista, e junto, o povo invadiu o Palácio De Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia. O poder foi transferido para o Parlamento e formou-se um governo provisório.
  • Medidas da NEP- Nova Politica Econômica

    Medidas da NEP- Nova Politica Econômica
    Manteve as indústrias da base, comércio exterior, sistema bancário, transportes e comunicações sob o domínio do Estado comunista. Camponeses venderam suas colheitas no mercado interno Incentivou formação de indústrias privadas e permitiu estabelecimentos a contratação de mão de obra assalariada. A NEP conseguiu que a agricultura se recuperasse, mas a indústria e o comercio continuaram em uma situação dificil.
  • Period: to

    Governo De Lênin

    Propôs paz aos alemães- 3 de Março de 1918; Confiscou as terras da família real e distribuiu entre os camponeses; Estabilizou a economia: indústrias, bancos e estradas de ferro passaram a ser dirigidos pelo governo russo; Estabeleceu igualdade de direitos entre homens e mulheres; Após a Guerra Civil, o governo de Lênin adotou medidas capitalistas e socialistas ao mesmo tempo, para fortalecer a economia Russa. Essas medidas ficaram conhecidas como NEP ( Nova Política Econômica).
  • Revolução Socialista

    Revolução Socialista
    Bolcheviques, liderados por Lênin e Trotsky, ocuparam os prédios públicos da cidade de São Petersburgo inclusive o Palácio de Inverno. No dia 25 assumiram o poder e Lênin, passa a estar no cargo de Presidente Do Conselho De Comissários Do Povo.
  • Formação da URSS

    Formação da URSS
    Grande Congresso reunindo diferentes povos que habitavam o território russo fundando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ), sendo que a Rússia era a principal.
  • Morte de Lênin

    Morte de Lênin
    Com a morte de Lênin em 1924, ocorreram disputas pelo poder entre Stalin, secretário-geral do Partido Comunista e Trotsky, comissário de defesa. o ideal de Trotsky era a revolução permanente. Já ideal Stalin julgava necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países. Stalin assassinou Trotsky e assumiu o poder.
  • Stalinismo

    Stalinismo
    O Stalinismo era baseado na doutrina do “socialismo em um único país”. Stalin pretendia transformar a URSS numa potência imperialista militar, capaz de fazer frente aos Estados Unidos. Durante o regime stalinista, milhões de pessoas foram presas, exiladas e mortas, como parte do plano político de Stalin. Os ideais socialistas, inicialmente defendidos por Stalin, foram se perdendo conforme o governo centralizava em suas mãos todos os poderes.