Revolução Russa

  • Period: to

    Russia czarista

    • Final sec XIX = Império Russo = maior país do mundo.
    • Regime político: monarquia absolutista ( poder no czar ).
    • 80% da população vivia no campo- mais atingidos pela fome e doenças.
  • Period: to

    Rebelião Pugatchev

    Camponeses promoviam revoltas diante dessa situação opressiva - a maior delas foi a Rebelião Pugatchev, porém foram derrotados pelo exército czarista.
  • Manifesto Comunista

    Marx e Engels = criadores
    Defendiam a luta de classes.
    Por meio do lema " Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos", Marx e Engels incentivavam operários do mundo inteiro a se organizar em partidos e sindicados para lutar pelo fim do capitalismo e pela construção do socialismo.
  • Period: to

    Migração

    População começou a migrar do campo para a cidade, buscando melhores condições de vida. Neste período a população urbana triplicou.
  • Period: to

    Industrialização

    Segunda metade do sec XIX= Império Russo se industrializou ( capitais estrangeiros- mão de obra, exploração de petróleo, produção de aço, construção de ferrovias.
    Essa industrialização não beneficiava igualmente a todos e o povo sofria muito.
  • OPOSDR

    final sec XIX --> intelectuais e operários organizaram vários grupos políticos socialistas.

    Em 1898, esses grupos se juntaram, formando o partido Operário Social-Democrata Russo ( OPOSDR ). Esse partido foi perseguido e a polícia czar prendeu vários de seus membros. Seus principais líderes ( Lênin e Trotsky ), porém fugiram e se organizaram no exterior. Havia divergências internas entre os membros desse Partido, e estas ficaram evidentes durante o Congresso.
  • Bolcheviques X Mencheviques

    No Congresso de 1903, a maioria votou nas teses de Lênin e, foram chamados de Bolcheviques. Já seus opositores, eram os Mencheviques.
    O objetivo de Lênin (principal líder)era conquistar o poder por meio da revolução socialista, e sua estratégia era confiar a luta revolucionária a um partido que unisse soldados, operários e camponeses. Já Martov (principal líder) apoiava conseguir o poder aliando-se a burguesia e sua estratégia era promover uma revolução burguesa e depois implantar o socialismo.
  • Rebelião Popular

    Rúsia se envolve em uma guerra com o Japão e os efeitos dessa levaram à uma grande greve operária em São Petersburgo. Em um domingo de 1905 , operários e suas famílias caminharam até o Palácio de Inverno com um abaixo-assinado.
  • Domingo Sangrento

    O documento não foi entregue ao czar, que mandou matar a todos. O evento ficou conhecido como Domingo Sangrento pois a maioria deles foi morta ou ficou gravemente ferida.
  • Rússia na Primeira Grande Guerra

    A Rússia czarista queria controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro, então acabou entrando na Primeira Guerra Mundial. O Império Russo lançou milhões de soldados contra a Alemanha, mas esse exército carecia de fuzis, botas e principalmente de treinamento adequado. O resultado foi trágico, em pouco tempo quase 1/3 dos soldados foram mortos. A populacao foi atingida pela fome, inflação e desemprego.
  • Governo Provisório

    Uma onda de protestos se alastrou pelo país. O povo culpava o czar pela permanência da Rússia na Guerra e invadiu o Palácio de Inverno, pondo fim ao czarismo. O poder foi transferido para o Parlamento e formou-se um governo provisório(Russia continuou na Guerra). Lênin (exilado) voltou à Russia e defendeu a derrubada do governo provisório. Agravamento da situação social= ideia de Lênin.
  • Revolução

    Bolcheviques, liderados por Lênin e Trotsky, ocuparam o Palácio de Inverno, e no dia seguinte assumiram o poder. Lênin virou o presidente do Conselho de Comissão do Povo.
    Lênin adotou várias medidas de repercussão social: - propôs a paz aos alemães; - confiscou as terras dos nobres e distribuiu-as aos camponeses; - estatizou a economia; - estabeleceu a igualdade de direitos humanos entre homens e mulheres.
  • Period: to

    Guerra Civil

    As medidas dos bolcheviques provocaram a reação de monarquistas, mencheviques e liberais (russos brancos), que, com a ajuda das potências capitalistas construíram o Exército Branco. Os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho, comandado por Trotsky. Teve início então, a uma guerra civil.
    Durante essa guerra o governo bolchevique radicalizou suas posições:- adotou o comunismo de guerra;- confiscou a produção agrícola;- criou tribunais que consenavam sem julgamento. Bolcheviques ganharam.
  • NEP

    NEP= Nova Política Econômica
    -Manteve a indústria de base
    -Permitiu aos camponeses vender o excedente de suas colheitas no mercado interno
    -Incentivou formaçao de indústria privadas
    -Liberou a entrada de capitais estrangeiros
  • URSS

    Congresso- povos fundaram a URSS. Formou-se um governo composto de representantes das várias repúblicas. O poder do Estado acentuou-se em 1922, com a ascensão de Stalin ap cargo mais alto na União Soviética. Stalin se aproveitou do cargo para afastar, prender ou eliminar seus opositores.
  • Disputa entre Trotsky e Stalin

    Segundo Trotsky, a única forma de impedir que as potências capitalistas destruíssem a União Soviética era estender a revolução socialista a outros países. Já Stalin julgava ser necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países. Por meio de manobras políticas, Stalin explusou Trotsky do Partido Comunista e depois mandou assassiná-lo .
  • Period: to

    Governo Stalin

    Stalin adotou os Planos Quinquenais. No campo, ele obrigou milhões de camponeses a entregar suas terras para o Estado. No setor industrial, os resultados da política stalinista foram muito positivos. O Estado investiu na montagem de industrias de base. No plano educacional, o governo combateu o analfabetismo e implantou cursos técnicos por todo o país. O resultado dessa política industrial e educacional foi um crescimento econômico significativo.
  • Ditadura stalinista

    Stalin implantou uma ditadurabrutal que perdurou até 1953 ( ano de sua morte ). - sistema de partido único;- opressão às nacionalidades;- burocratização do Estado;- proibição da liberdade de imprensa e pensamento;- julgamentos forjados.