Revolução Russa - Alexandre Rios e Enrico Consolin

  • Marxismo

    Marxismo
    Se baseava nas ideias de Karl Marx e Friedrich Engels, eles criaram as ideias do socialismo e de uma sociedade mais justa. Eles afirmavam que o motor da história é a luta de classes, no caso da industrial capitalista , o confronto se dava entre a burguesia e o proletariado. Eles acreditavam que o proletariado faria a revolução e derrubaria a burguesia do poder, assumindo o controle do estado.
  • O Socialismo na Rússia

    O Socialismo na Rússia
    No final do século XIX a situação dos trabalhadores russos facilitou a entrada de ideias socialistas na Rússia.Intelectuais e operários organizaram-se em agrupamentos políticos socialistas.Em 1898 eles se juntaram e formaram o Partido Operário Socia-Democrata Russo.Havia, no entanto divergências internas entre os membros do partido e essas divergências ficaram evidentes durante um congresso realizado em 1903.A maioria votou em Lênin e foram chamados de bolcheviques e seus opositores mancheviques
  • A Rebelião popular de 1905

    A Rebelião popular de 1905
    Em 1904 a Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão. Os efeitos da guerra levaram à uma grande greve operária em São Petersburgo. Porém, czar mandou que seus soldados atirassem contra a multidão. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
  • Governo Provisório

    Governo Provisório
    Liderado por políticos moderados, Alexander Kerenski declarou que a Rússia continuaria na guerra. Lênin, até então exilado, retornou à Rússia e passou a defender a derrubada do governo provisório. As ideias de Lênin foram ganhando força na população. No dia 24 de outubro de 1917 tinha início a revolução: bolcheviques liderados por Lênin invadiram os prédios públicos e assumiram o poder com governo de Lênin.
  • O Processo Revolucionário

    O Processo Revolucionário
    O povo culpava czar Nicolau II pela permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Uma onda de protestos se alastrou pelo país. Em 23 de fevereiro de 1917 tecelãs e operários marcharam em direção ao prédio do governo. O povo invadiu o Palácio de Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia. O poder foi transferido para o Parlamento e formou-se um governo provisório.
  • O governo de Lênin e a Guerra civil

    O governo de Lênin e a Guerra civil
    O governo bolchevique propôs várias medidas, o que provocou a reação de monarquistas, mencheviques e liberais, que, com a ajuda das potências capitalistas constituíram o Exército Branco. Já os bolcheviques formaram o Exército Vermelho, dando início a uma sangrenta guerra civil. Que terminou coma vitória dos bolcheviques, porém a economia encontrava-se totalmente arrasada.
  • A NEP

    A NEP
    Diante desta situação o governo de Lênin adotou medidas capitalistas. A NEP conseguiu que a agricultura se recuperasse, mas a indústria e o comércio continuaram em uma situação difícil.
  • A disputa entre Trotsky e Stalin

    A disputa entre Trotsky e Stalin
    Com a morte de Lênin, acirraram-se as disputas entre Trotsky e Stalin. Segundo Trotsky, a única forma de impedir que as potências capitalistas destruíssem a URSS era estender a revolução socialista a outros países. Já Stálin dizia que era necessário consolidar o socialismo na URSS para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países. Por meio de manobras políticas Stalin expulsa Trotsky do partido e posteriormente manda assassinar Trotsky que estava no México.
  • O governo de Stalin

    O governo de Stalin
    Durante seu governo, Stalin adotou os planos Quinquenais e pôs em prática
  • A ditadura Stalinista

    A ditadura Stalinista