Revolução Russa

  • Marxismo

    Marxismo
    As ideias fundamentais do socialismo científico estão contidas no Manifesto Comunista, o motor da história é a luta de classes e que, no caso da sociedade industrial capitalista, o confronto se dava entre a burguesia e o proletariado. Acreditavam que o proletariado faria a revolução, derrubaria a burguesia do poder e assumiria o controle do estado.
  • O Socialismo na Rússia: Bolchevique X Menchevique

    O Socialismo na Rússia: Bolchevique X Menchevique
    Intelectuais e operários russos organizaram vários grupos de tendência socialista, se juntaram para formar o Partido Operário Social-Democrata Russo.
    Havia divergências internas entre os membros do POSDR. A maioria votou nas teses de Lênin e, por isso, foram chamados Bolcheviques ("maioria" em russo), já seus opositores ficaram conhecidos como mencheviques ("minoria" em russo). Bolcheviques queriam o poder por meio da revolução socialista e Mencheviques por meio da aliança com a burguesia.
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento
    A Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão, os efeitos da guerra sobre os mais pobres trabalhadores levaram a explosão de uma grande greve opererária.
    Num Domingo de 1905, operários e sua família caminharam desarmados em direção ao Palácio de Inverno com um baixo-assinado a ser entregue a czar.
    O documentos não chegou a czar,pois ele mandou que seus soldados atirassem na multidão a queima-roupa.Muitos manifestantes foram mortos. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
  • Participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial e repercussão interna

    Participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial e repercussão interna
    Pressionado pelo povo, czar convocou um parlamento composto de deputados eleitos pela população. Mas logo vendo-se fortalecido, dissolveu o parlamento e voltou a governar de forma autoritária.
    Decidida a controlar o acesso do Mar Mediterrâneo, a Rússia czarista entrou na Primeira Guerra Mundial lançando soldados, mal treinados, á Alemanha.
    O resultado foi que em pouco tempo, cerca de 3 milhões de soldados foram mortos. A população também foi atingida pelo desemprego, pela inflação e pela fome.
  • Processo Revolucionário e Governo Provisório

    Processo Revolucionário e Governo Provisório
    Com o apoio dos soldados do exercito, o povo invadiu o Palácio de Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia. Formou-se um Governo Provisório.
    O Governo Provisório procurou diminuir a insatisfação do povo ,permitindo a volta dos exilados,mas declarou que a Rússia continuaria na guerra.
    Lênin (bolchevique) passou a defender a derrubada do governo provisório, retirada da Rússia da guerra.
    Ideia de Lênin ganharam força, com isso, bolcheviques ocuparam o Palácio de Inverno e assumiram o poder.
  • Governo de Lênin

    Governo de Lênin
    O governo de Lênin adotou várias medidas:
    - Propôs paz aos alemães, saida da Rússia da guerra;
    - confiscou terras das Família Real e distribuiu-as aos camponeses;
    - estatizou a economia: indústrias, bancos, estradas de ferro;
    - estabeleceu igualdade de direitos entre homens e mulheres.
  • A Guerra Civil

    A Guerra Civil
    Essas medidas dos bolcheviques provocaram a reação de monarquistas, mencheviques e liberais, que, com ajuda das potências capitalistas, constituíram o Exército Branco.
    Com o objetivo de defender a Revolução, os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho.
    Durante essa guerra civil, os bolcheviques radicalizou suas posições:
    - Adotou o consumismo de guerra;
    - confiscou a produção agrícola dos camponeses para manter o esforço de guerra;
    - criou tribunais para condenar os inimigos da Revolução.
  • A NEP: Nova Política Econômica

    A NEP: Nova Política Econômica
    Diante da arrasada economia causada pela guerra, Lênin adotou algumas medidas capitalistas:
    - Manteve a indústria de base, comércio exterior, o sistema bancário, o transporte e comunicações sob o domínio do estado;
    - permitiu aos camponeses venderem sua colheita no mercado interno;
    - incentivou a formação de pequenas e médias indústrias privadas e a contratação de mão-de-obra assalariada;
    - liberou a entrada de capitais estrangeiros na Rússia.
  • A formação da URSS

    A formação da URSS
    Implantou-se uma ditadura do Partido Comunista : autoridades tomavam decisões sem consultar a sociedade, a liberdade de imprensa foi suprimida, sindicatos e sovietes perderam sua autonomia. UM grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
  • Trotsky X Stalin

    Trotsky X Stalin
    Após a morte de Lênin, quem possuia mais chances de assumir o cargio era Trotsky, pois era o líder do Exército Vermelho, ele falava que para impedir a destruição da URSS pelo capitalismo, era necessário espalhar a Revolução Socialista (Revolução Permanente).
    Já Stalin julgava impor o socialismo na Rússia primeiro e depois espalhar para o mundo (Socialismo em um só país), Stalin expulsou Trotsky do Partido Comunista e mandou assinar Trotsky que, estava exilado no México.