-
Primeira revolução industrial
A primeira revolução industrial surgiu nos meados do século XVII até meados do século XIX na Inglaterra.
Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
A maior mudança foi a transição do mundo feudal para o mundo capitalista -
Primeira revolução industrial
A primeira revolução industrial ocorreu nos meados do século XVI até meados do século XVII na Inglaterra. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
A principal mudança social que aconteceu foi a transição do mundo feudal pro mundo capitalista. -
Segunda revolução industrial
A segunda revolução industrial ocorreu na segunda metade do século XIX até a primeira metade do século XX após a Segunda Guerra Mundial.
A industrialização que, antes, limitava-se à Inglaterra, expandiu-se para outros países, como Estados Unidos, França, Rússia, Japão e Alemanha.
O ferro, o carvão e a energia a vapor, característicos da primeira fase da Revolução Industrial, agora dão lugar aos representantes da segunda fase: o aço, a eletricidade e o petróleo. -
Terceira revolução industrial
A terceira revolução industrial, conhecida como "revolução informacional" aconteceu no século XX, ela ganhou destaque por seus avanços tecnológicos e científicos na indústria , mas abrange também avanços na agricultura, pecuária e comércio.
todos os setores da economia se beneficiaram com as novas conquistas produzidas através de grandes investimentos empregados nos centros de pesquisas dos países desenvolvidos.
Alguns pesquisadores apontam a maior marca de tal revolução, a criação da internet. -
Quarta revolução industrial
A quarta revolução industrial se caracteriza numa possível automatização total das fábricas, nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.
A data é incerta já que é algo que está acontecendo nos dias atuais. O perigo da automatização das industrias é o grande numero de desemprego q pode ser causado.
Alguns pensadores acreditam num possível darwinismo tecnológico.