Imagescav2s7t3

O capitalismo e sua evolução

  • Jan 1, 1100

    Início Sec XI

    Início Sec XI
    Queda do sistema Feudal, ganhando mais espaço o comércio(transição do Feudalismo para o capitalismo).
  • Jan 1, 1501

    séc XV Pré capitalismo

    séc XV Pré capitalismo
    O capitalismo recebeu o nome de capitalismo comercial ou pré capitalismo ,marcado por grandes avanços na navegação ,colonização(continente africano, asiático e americano).Políticas mercantilistas acumulação primitiva de capital.Surgimento das primeiras potencias :Portugal e Espanha.
  • A economia de mercado anterior ao capitalismo séc XVI

    A economia de mercado anterior ao capitalismo  séc XVI
    Produção artesanal.
    Se organizavam em corporações de ofício,para evitar concorrência mútua.Limitavam a produção ,limitação de oferta se destinava a sustentar um "preço justo" dos artigos,impedindo que um excesso de oferta o avultasse.Proibiaminovações tecnológicas proibiam o lançamento de novos produtos valorizavam a tradição era avessa a mudanças.Esta economia de mercado característica da idade média.Mas que sobrevive nas regiões intocadas pelo capitalismo até o presente.
  • Características do capitalismo manufatureiros séc XVI-XVIII

    Características do capitalismo manufatureiros séc XVI-XVIII
    Inspira o mercantilismo sua estratégia de expansão requer a unificação do mercado nacional (inclusive o das colônias) e suas dominações mediante o monopólio político.Ele necessita da intervenção do estado nacional para eliminar seus rivais do mercado, sejam estes artesãos locais ou manufatureiros estrangeiros segundo a doutrina mercantilista,cabe ao estado promover as exportações e limitar as importações de modo a maximizar o saldo comercial e deste modo promover a entrada de dinheiro.
  • O capitalismo manufatureiro

    O capitalismo manufatureiro
    O capitalismo surge ,no séc XVI como fruto da formação de mercado mundial , resultante das grandes navegações .Ocapital aqui até então se limitava à circulação de mercadorias e valores penetra na produção ,tornando-se manufatureiro.Surgem,na Europa empresários capitalistas que empregam grande número de arteãos e produzem em massa para mercadores que crescem sobretudo pela destruição de barreiras que separam os mercados locais e regionais .
  • séc VI ao séc VII embate entre o capital manufatureiro

    séc VI ao séc VII embate entre o capital manufatureiro
    No Brasil a luta pela unificação dos mercados foi levada a cabo pela metrópole ,portuguesa nos limites do Pacto Clolonial, que propunha o monopólio metropolitano do comércio com a côlonia .Um episódio desta luta foi a proibição da manufatura de passos ,no Brasil , em1785 para favorecer os mercadores portugueses e garantir mercado para o capital manufatureiro britânico.De uma forma geral o avanço do capitalismo foi lento e desigual.
  • sec XVIII O carvão Mineral

    sec XVIII O carvão Mineral
    O carvão mineral como fonte de energia para o indústria têxtil recebeu o invento a máquina a vapor a inserção de outras nações no processo como França ,Alemanha,Estados Unidos e Japão.(O imperialismo e surgimento do socialismo também marcaram esse período).
  • Final do Séc XVIII e início do sec XIX

    Final do Séc XVIII e início do sec XIX
    Teve origem o capitalismo Industrial .(Primeira Revolução Industrial na Inglaterra).
  • séc XVIII sucessivas guerras

    séc XVIII sucessivas guerras
    Resultaram no triunfo da Grã-Betanha sobre o seu maior rival a França.Em consêquencia ,o capitalismo manufatureiro alcançou maior desenvolvimento na Grã-Betanha,criando as condições para a Revolução industrial.Ouve um grande aumento na produção com a divisão técnica do trabalho.
  • séc XVIII Liberalismo no Brasil

    séc XVIII Liberalismo no Brasil
    No Brasil , o liberalismo tem seu primeiro êxito em1808,quando D.João VI decreta a abertura dos portos brasileiros às " nações amigas".em 1808 criou finalmente no Brasil condições para a implantação e expansão do capitalismo industrial.
  • Capitalismo Industrial

    Capitalismo Industrial
    Invenção da máquina capazes de realizar tarefas que antes requeriam a mão do homem inteiramente no processo ,com maior produtividade e facilidade.substituição do homem pela máquina apresentava vantagem inegáveis para o capital,pela redução do custo de produção que proporciona.
  • caracteristicas do capitalismo industrial

    caracteristicas do capitalismo industrial
    Características do capitalismo Industrial:
    Por sua vez inspira o liberalismo sua estratégia de expansão requer a unificação de todos os mercados,locais e nacionais,sendo a competição do estado no mercado mesmo que seja em seu favor.Sua superioridade produtiva da-lhe confiança de poder vencer a competição,sem precisar da proteção do estado.
  • Sec XX segunda revoluçao industrial

    Sec XX  segunda revoluçao industrial
    O capitalismo financeiro segunda revolução industrial petróleo como fonte de energia invento do motor a combustão,a industria automobilística ea evolução nos transportes,economia monopolizada de industria e finanças a criação da união soviética ,crash da bolsa em 1929(crise de 1929).Intervenção do estado na economia e terminando com o liberalismo puro,a expansão e surgimento de grandes corporações e empresas transnacionais.
  • Lógica do capitalismo

    Lógica do capitalismo
    Produção simples de mercadorias e capitalismo.
    a dinâmica do capitalismo ,uma característica importante do capitalismo é a instabilidade,a sucessão de fases de prosperidade, crise e depressão.É o chamado ciclo de conjuntura,que marca o capitalismo desde o começo do séc XIX.
  • Pior crise do capitalismo

    Pior crise do capitalismo
    O ano de 1929 inicio da pior crise da história do capitalismo.Durante 4 anos a produção,o consumo eo emprego baixaram sem cessar,que desembocaram em nova crise violenta em (1938),seguida por outra depressão que termina poucos anos depois, por causa das condições excepcionais,suscitadas pela segunda guerra mundial.
  • O ciclo regulador do capitalismo

    O ciclo regulador  do capitalismo
    O mercado eleva o preço de mercadorias faltantes,sinalizando a necessidade de aumentar sua produção se a produção não atingir a demanda a curto prazo o preço continua a se elevando, e os repassaram o preço que cobram pelo que vendem, dando lugar a certa pressão inflacionária.
  • Superacumulação e crise

    Superacumulação e crise
    Deve ficar bem claro que toda crise é no fundo consequência de"superacumulação",ou seja,os capitalistas,estimulados pela competição e ignorando os efeitos globais de suas ações individuais,formam mais capital fixo do que podem utilizar lucrativamente.Nos anos 30 este mecanismo de recuperação nao funcionou.Adepressão se alongou demais e gerou condições sociais e politicas que fortaleceram correntes adversas ao capitalismo liberal .
  • Comunistas X Facistas=Hitler

    Comunistas X Facistas=Hitler
    Na Europa,as burguesias assustadas pelo crescimento eleitoral dos partidos comunistas,passaram a financiar partidos fascistas .A grande virada se deu em 1933 com ascensão de Hitler ao poder ,na Alemanha no mesmo ano nos Estados Unidos tinha início o " New Deal" com a posse de Franklin Delano Roosevelt na presidência. A recuperação da economia capitalista mundial como um todo, só acontece com inicio da segunda guerra mundial.
  • Lord Keynes politica de pleno emprego (1883-1946)

    Lord Keynes  politica de pleno emprego (1883-1946)
    Keynes demonstrou que este crescimento é um múltiplo da elevação da própria demanda estatal respresentava a renda a mais de consumidores,os quais elevam em algo seus gastos gerando novas rendas e asim por diante .Keynes propunha que para acabar com a depressão,o governvo deveria gastar mais do que arrecadava em tributos ,produzindo deliberadamente déficits em seu orçamento-ortodoxos opunham-se a esta inflação,sem alterar o nivel de produção,o qual sempre estaria em pleno emprego.
  • Entre 1945-1970 grande prosperidade no capitalismo

    Entre 1945-1970 grande prosperidade no capitalismo
    A partir dessa época o estado passou a regular a conjuntura economica, através da políticas fiscais e crediticias .Graças a essa regulação denominada de "anticiclica"o capitalismo conheceu o seu mais longo período de prosperidade.Durante pelo menos um quarto de séc(1945-1970) a economia dos países capitalistas desenvolvidos se expandiu intensamente.
  • A longa prosperidade do pós-guerra(1945-70)

    A longa prosperidade do pós-guerra(1945-70)
    Em 1945 e 1970,o capitalismo gozou da mais longa e intensa prosperidade de sua hitória.Com a derrota do nazi-fascismo na guerra, houve um fortalecimento,em todos países adiantados,da força democráticas e populares e mais particularmente do sindicatos,que se tornaram capazes de conquistar aumentos salariais mais ou menos proporcionais ao aumento da produtividade do trabalho.
  • Em 1974-75 economia mundial sofre uma crise

    Em 1974-75 economia mundial sofre uma crise
    Uma crise prolongada e após uma recuperação precária,outra ainda mais grave em 1980-82.Estas crises,embora não se comparem à de 1929-33 marcam a volta da instabilidade,apesar, ou talvez,por causa das políticas de regulação estatal.
  • séc XXI terceira revolução industrial

    séc XXI terceira revolução industrial
    Terceira revolução industrial também denominada de revolução tecnológica,se deu pela reordenação espacial da industria.Reosganizaçao da divisão internacional do trabalho e principalmente pela aceleração evolução e inovações tecnológicas (téle-comunicações,transportes,informática e biotecnologia.