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Revisão 7° Ano 2° Bimestre

  • 1001 BCE

    Favoráveis a Centralização

    Favoráveis a Centralização
    Boa parcela da nobreza era favorável a centralização do poder porque temiam não poder mais se sustentar, então abriam mão das suas terras em troca de cargos no castelo e benefícios dados pelo Rei.
    Já a burguesia tinha interesse na centralização do poder porque o Rei criava leis que protegiam e beneficiavam os comerciantes, como por exemplo impostos impedindo comerciantes de outros países e unificação da moeda, facilitando o câmbio entre os feudos.
  • 1001 BCE

    Nicolau Maquiavel (1469 - 1527)

    Nicolau Maquiavel (1469 - 1527)
    Nicolau Maquiavel defendia que o poder do Rei era absoluto e que ele poderia utilizar de todos os meios necessários, inclusive a violência, desde que o objetivo final seja a ordem.
    Ele dizia que o povo deveria TEMER e AMAR o seu Rei, porém entre temer e amar que o povo TEMA seu governo, pois quando temem não questionam.
  • 1001 BCE

    Contrários a Centralização

    Contrários a Centralização
    Eram contrários a Centralização do poder a outra parte dos senhores feudais e a igreja.
    OS senhores feudais eram contrarios a centralização do poder pois temiam perder a importância e sua influencia na sociedade.
    A igreja era contraria porque temiam que centralizando o poder nas mãos dos Reis eles ficariam mais fortes e mais importantes que a igreja, ou o Papa.
  • 1001 BCE

    O Absolutismo e seus Teóricos

    O absolutismo precisava ser legitimado, ou seja, justificado, tanto do ponto de vista racional quando pela fé, para que o povo apoia-se e não questiona-se as decisões dos Reis.
    Vários pensadores criaram teses e teorias defendendo e legitimando o poder unanime e supremo do Rei. Entre eles estão Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.
  • 1001 BCE

    Jean Bodin (1530 - 1596)

    Jean Bodin (1530 - 1596)
    Jean Bodin dizia que o poder e a autoridade do Rei deveria ser ILIMITADO tal qual é o poder do pai sobre a família.
  • 1001 BCE

    Thomas Hobbes (1588 - 1679)

    Thomas Hobbes (1588 - 1679)
    Thomas Hobbes dizia que o absolutismo é um "Mal necessário", pois o homem é mal por natureza, "O homem é o lobo do homem", e por ele ser mal deveria dar o direito de se defender para o Rei, e em troca o Rei garantiria a todos PAZ a todos.
  • 1001 BCE

    Jacques Bossuet (1627 - 1704)

    Jacques Bossuet (1627 - 1704)
    Jacques Bossuet defendia que o poder do Rei era um poder divino, ou seja, DEUS havia colocado ele como Rei e portanto todos deveriam aceitar sem questionar esse poder, pois questionar o poder do Rei era o mesmo que questionar a DEUS.
  • 1001 BCE

    Mercantilismo: A riqueza agora é ouro

    Mercantilismo: A riqueza agora é ouro
    No feudalismo era rico e poderoso aquele que possuía Terras, ou feudos. Porem com o declínio do feudalismo, a noção e o sentido de poder e riqueza foram alterados.
    Agora é rico e poderoso aquele que possui maior quantidade de metais preciosos.
    Mercantilismo então passa a ser uma política adotada pelos monarcas, Reis, para garantir uma maior quantidade de metais preciosos em seus territórios, principalmente ouro e prata.
  • 1001 BCE

    Metalismo

    Metalismo
    A riqueza de um reino era medida pela quantidade de metais preciosos, principalmente ouro e prata, que ele possuía no seu território. Por essa razão, muitos governos evitavam a saída de ouro e prata dos cofres do País.
  • 1001 BCE

    Balança comercial favorável

    Balança comercial favorável
    Os governos criavam medidas protecionistas, para manter os metais preciosos em seu território, como altos impostos para importar e criar leis que reduziria a entrada de produtos no país.
  • 1001 BCE

    Estimulo a manufaturas locais

    Uma maneira dos governos diminuírem as importações era aumentar a produção de bens manufaturados como tecidos e ferramentas, esses produtos evitavam que precisa-se importar produtos de outros países.
  • 1001 BCE

    Pacto colonial / Conquista de colônias

    Pacto colonial / Conquista de colônias
    Os países ricos buscavam novas colônias para aumentar ainda mais sua riqueza. Pois eles retiravam matéria-prima barata das colônias e vendiam produtos manufaturados mais caros para eles. Era garantia de lucro certo.
  • 1001 BCE

    Humanismo

    Humanismo
    Em resumo o humanismo foi um movimento intelectual que posicionou o homem no centro do mundo. Esse movimento intelectual surge principalmente entre as cidades ricas da Itália. Ele fica conhecido como renascimento porque seus protagonistas partiam da filosofia e da razão para explicar o mundo.
    No geral o humanismo é a utilização da razão e da lógica para explicar o mundo.
  • 1001 BCE

    Deus e os humanistas

    Os humanistas não negam a DEUS, mas colocavam em primeiro lugar os interesses humanos e terrenos. Eles não mais utilizavam a religião para explicar o mundo a sua volta, para isso utilizavam a razão e a ciência.
  • 1001 BCE

    Teocentrismo / Antropocentrismo

    Teocentrismo é DEUS no centro do universo.
    Antropocentrismo é o homem no centro do universo. A princípio DEUS era colocado como figura principal de tudo, tudo era explicado e baseado em DEUS, com os pensamentos do humanismo muda essa figura e o homem e a razão passam a figurar em primeiro lugar.
  • 1001 BCE

    Ensino Laico / Dogmas

    Ensino Laico / Dogmas
    O ensino laico é o ensino separado da igreja. Dogma é o ponto fundamental de uma religião, crença que não é discutível e não deve ser questionada. Uma ideologia que não permite questionar.
  • 1001 BCE

    Geocentrismo / Heliocentrismo

    Geocentrismo / Heliocentrismo
    Geocentrismo é a teoria de que a Terra é o centro do Universo.
    Heliocentrismo é a teoria de que o Sol é o centro do Universo. A primeira interpretação do mundo e do Universo é a interpretação do Grego Ptolomeu no século II, defendida também pela igreja, de que a Terra era o centro do Universo, o centro de tudo.
    Posterior a vários estudos e pesquisas o polonês Nicolau Copérnico apresentou a teoria Heliocêntrica, que consistia no Sol como centro do Universo.
  • 1001 BCE

    Antropocentrismo

    Antropocentrismo
    O antropocentrismo é a definição do Ser Humano como o Centro do universo, ou seja, o Homem no centro do Universo, o homem passa a ser a figura principal e mais importante.
  • 1001 BCE

    Autonomia da Razão

    Os humanismos defendiam a busca da verdade por meio da investigação e da reflexão pessoal. Em resumo é a valorização da ciência em troca do imaginativo.
  • 1001 BCE

    Absolutismo

    Absolutismo
    Em suma absolutismo vem de poder ABSOLUTO, ou seja, todo o poder, político, econômico entre outros, dado a uma única pessoa, que mantem esse poder concentrado em suas mãos. Tomando decisões que beneficiará a si e a pessoas próximas a ele.
  • 1001 BCE

    Favoráveis e contra o concentração do poder

    O absolutismo ganha força mesmo quando o feudalismo entra em declínio, já que o poder era descentralizado, cada senhor feudal fazia suas leis. Nesse momento começa a concentrar o poder nas mãos do Rei. A Burguesia e parte dos senhores feudais apoiam a centralização, outra parte da burguesia e a igreja era contra.
  • 1001 BCE

    Os valores e características humanistas

    Os valores e características humanistas
    É possível sintetizar os valores humanistas em três características centrais, o antropocentrismo, a valorização da cultura e das obras da Antiguidade clássica e a autonomia da razão.
  • 1001 BCE

    Valorização do valores da Antiguidade Clássica

    Valorização do valores da Antiguidade Clássica
    São pinturas que valorizam o "homem", até então todas as pinturas eram apenas pinturas sacras, ou seja, pinturas que refletem a religião.
    Com o humanismo troca essa visão, pinturas e obras de arte que refletem ao ser humano passa a ser mais valorizada.